Na verdade a Canonical abandonou o Ubuntu Touch, mas ele continua em desenvolvimento pela UBports.
Essa é uma das vantagens do mundo opensource, um projeto só morre quando ninguém mais quer continuar mantendo

Mas, a pegunta é: vai sair algo viável dese desenvolvimento?
UBports
20000chars
já tá bem viável e usável. o ruim é o número pequeno de dispositivos compatíveis.
Esse é o ponto, é um excelente sistema, foi o que mais me impressionou até hoje para smartphones, mas, se não for minimamente popular vai ter o mesmo destino do Firefox OS.
E se eu te falar que tenho um LG com FirefoxOS aqui 
Era um excelente projeto. Raridade, guarde como relíquia tecnológica.
Eu estava escrevendo um textão aqui falando sobre várias coisas técnicas de DNS, SMTP, hospedagem, etc…
Mas achei melhor dizer o seguinte: todos serviços que não te cobram nada também precisam pagar servidores e conexão de Internet, então, eles tem que faturar de alguma forma e normalmente será com os seus dados.
Quer privacidade? Você tem duas opções:
- Hospede você mesmo os serviços que precisa usar e coloque todos os filtros/bloqueios possíveis.
- Pague por serviços profissionais com foco na privacidade, eles existem há muito tempo, mas via de regra as pessoas querem tudo de graça

A maioria dos serviços que buscam a privacidade do usuário (ao menos na teoria) tem planos pagos e um gratuito, ou outros serviços onde possam conseguir 
Geralmente os gratuitos são bem limitados, já os planos pagos com um limite maior e funcionalidades adicionas

Relíquia 
Creio que desses exemplos só oque eu uso da Google e o Gmail de resto uso o duck duck go e o Firefox
Nos buscadores não tem muito a acrescentar, são essas as opções.
Para e-mail, eu descobri e estou usando recentemente o Criptext, e ele é diferente pois todos os dados ficam armazenados na máquina do usuário, funciona muito bem e dá para sincronizar esses dados com outros dispositivos, e, obviamente, o importante é não perder tais dados e sempre fazer backups.
Em navegador, como é para substituir o Chrome, e sendo para Linux tem: o Dissenter, que é meio que um fork do Brave, e ele não tem opção de sync; e o Ungoogled Chromium, que é basicamente o Chromuim sem recursos do Google.
Bônus para Android!
Nos navegadores continuo recomendando o Ungoogled Chromium mas há uma opção que considero ainda melhor, o Bromite, e outra ainda mais legal, pois permite instalar extensões, o Kiwi Browser.
Para e-mail o Criptext também é uma ótima opção, aliás, tendo-o no desktop e celular diminui as chances de perder os dados. E, se quiser um bônus do bônus, para clientes de e-mail eu gosto do FairEmaill e K-9 Mail.