Advogados no Linux: Certificação Digital e PGE como vocês fazem?

Pelo que vi esse tutorial é antigo, é pra versão 14.04 do Ubuntu não serve como parâmetro. Cara não precisa pagar a gente pode te ajudar. Mas primeiro você precia informar qual a versão do sistema que você está usando: Ubuntu 18.04, 19.10 ou 20.04 ? Mande prints de todos os problemas que você está tento para poder te ajudar.

1 curtida

Então Brother, tenho passado por grandes problemas pra resolver isso, e é imprescindível para o meu trabalho. Seguem as informações do sistema abaixo:

Os manuais que as empresas me mandam são esses (disponível apenas para Windows e MAC)

Passo-à-passo: Dúvidas e suporte | Certisign

Drivers do meu token:

Site do PJE onde quero logar: Bem vindo ao PJe · Conselho Nacional de Justiça

Eu comprei a assinatura digital e n consegui colocar no token. Esse é o priemiro problema. Também n consigo fazer funcionar no meu PC o token de outros advs que já possuem o seus tokens com suas respectivas assinaturas digitais. Pra mim ta tudo bagunçado kkkkkkkkkk

Da mesma forma, baixei e instalei o programa do pje, mas ele simplesmente parece n funcionar:

http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice

Também instalei algumas coisas do safe sign…

O modelo do meu token, (o que me venderam na oab) é o GD Burti Starsign Crypto Usb token S

Baixi algumas dependências, mas n consigo instalar em virtude de sempre dar algum erro ou ser citada a ausência de outras dependências

Eu tô tipo perdido total kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Já tô pensando em considerar acima virtualizar o windows, pode ser mas prático. Ou voltar a viver em dual boot.

Por fim tentei seguir este manual, mas tiver que parar no meio do caminho pois algumas dependências deram erro ao serem baixadas.

Manual PJE

Primeiro remova esses safesign que vc instalou, abra o terminal e digite:

sudo apt purge safesign*

Depois você irá entrar nesse link e baixar o safesign e instalar as dependências:

Primeiro vc vai instalar a dependência libssl, depois a libwxgtk e por ultimo o safesing. Tanto o Safesign quanto as dependências estão em .deb, teoricamente basta dar dois clicks para instalar. Depois disso dever aparecer na sua lista de aplicativos o aplicativo tokenadmin. Conecte o token e abra o programa e veja se ele está funcionando corretamente.

Quanto ao PJeOffice veja se você consegue acessar a pasta /usr/share/pje-office, seja pelo terminal com o comando:

cd /usr/share/pje-office

Ou procurando pelo gerenciador de arquivos

Até agora tudo certo. e aí?

Conseguiu configurar o SafeSign ?

O PjeOffice vc abre o terminal na pasta indicada e digita o comando:

./pjeOffice.sh

Que ele deve abrir

Se o PjeOffice não reconhecer o seu token automaticamente. Vc deve ir na opção configuração de Certificado, depois na aba PKCS11, clicar em adicionar e adicionar o arquivo libaetpkss.so localizado em /usr/lib conforme a imagem abaixo:

MUITO OBRIGADO CARA!!!

Agora segue o próximo desafio: meu token ainda n está com a assinatura cadastrada. Isso eu posso fazer depois num PC Windows, posto que só vou fazer isso uma vez. Lógico, se pudesse fazer por aqui seria maus prático.

Mas depois, como faço pra que o PC o reconheça?

Token G+D Burti Star sign Crypto USB Token S

Eu acho q na real, só deve estar faltando mesmo colocar o certificado dentro do token…

Vou tentar isso e mantenho vcs atualizados!!!

Você tem que fazer a configuração no pjeOffice como indiquei no post anteiror, indicando o caminho do driver.

Se a instalação do SafeSign foi feita de forma correta, o computador já reconhece o token.

Não estou conseguindo chegar até essa janela.

Abra o pjeOffice, no Gnome não sei se ele tem um icone de bandeja do sistema, mas ele deve abri em uma janela. No menu superior em alguma das opções deve ter a opção configuração de certificado.

Cara, na tentativa e erro já consegui configurar o token. Só não consegui mesm baixar o certificado dentro dele. PJE ta rodando, só n consigo acessar. Toda vez que quiser ele rodando terei que abri-lo pelo terminal correto?

Amanhã vou tentar instalar o token pelo windows do meu irmao, e tento acessar pelo linux. vou te mantendo informado.

Obrigado DEMAIS!!!

No computador com Windows crie um acesso com Login e Senha, isso vai te ajudar a utilizar no Linux.

Na verdade não, acho que da criar um um pequeno script para executá-lo. No Cinnamon da pra criar um atalho e colocar um comando para que ele abra corretamente, mas no Gnome não sei como funciona exatamente. Aparentemente o pessoal que faz esse pacote .deb do PjeOffice nunca testou ele, pq ele não criar nem os atalho corretamente.

1 curtida

Eu já criei no Linux pelo Token Admin. Será que vai dar algum problema quando for usar configurar no win?

Falo acesso com Login e Senha ao sistema do Pje, mas pra isso você precisa ter acessado ele ao menos uma vez e feito o cadastro com o certificado digital: