Advogados no Linux: Certificação Digital e PGE como vocês fazem?

Galera acho que o título já deixou bem claro. Sou advogado e tenho utilizado Ubuntu nos últimos 60 dias. Melhorou meu fluxo de trabalho enormemente. Contudo alguns problemas que me aprecem incontornáveis surgiram.

Existem alguns sistemas da Justiça federal e Justiça do trabalho que precisam de assinatura digital para que você de fato acesse o sistema. Como sempre, tudo no windows é muito mais fácil, é só ir baixando e clicando. E como sempre n há suporte ao Linux.

Apenas mostrando que uma das certificadoras mais famosas não oferece nem suporte ou faz qq menção ao penguim.

Meu conhecimento, até pela área de formação é muito raso. Na real eu n saberia nem dizer a vocês o que está faltando. Simplesmente posso afirmar que o sistema n reconhece o Token que eu possuo que serve para validar o acesso aos sistemas informacionais do Órgão Judiciário.

Enfim, se alguém souber ou puder ajudar eu agradeço!

1 curtida

Eu sei que não é a melhor solução mas já usaste o wine e o playonlinux?

1 curtida

@MatheusR sou contador e também utilizo muito o certificado digital, para não ficar caçando uma solução que, pelo que eu pesquisei a um tempo atrás, não era tão simples assim (pelo menos para mim) e demandaria a instalação de alguns outros programas, eu deixei de utilizar o token e comecei a utilizar o modelo A1.

O A1 funciona perfeitamente, apenas a emissão deverá ser feita em um computador com Windows. Após a emissão e com o backup em mãos, você consegue importa-lo no navegador. Eu utilizo o Chrome e o Firefox, em ambos funciona sem problemas.

Como você, também não possuo conhecimento técnico em informática, sou mais um curioso e que gosta de usar linux, portanto não saberei entrar em detalhes mais técnicos ou até mesmo ajudar com o token.

Abraço.

1 curtida

Depende do modelo do token/cartão que você utiliza. Dê uma olhada neste tópico, ou então neste. Há, ainda, este tutorial.

1 curtida

Como dito depende do modelo do seu token, existem certificadoras que dão suporte pra Linux sim. Mas mesmo que no site das certificadoras não tenha nada relativo a Linux, provavelmente existe disponível o driver do token pra linux em outro local. Primeiramente é preciso saber o modelo do seu token para poder ajudar melhor.

Pelo que já tive de experiência existem modelos de token que funcionam bem como o PJe sem problemas. Mas outros, principalmente os modelos que dependem do Safesign, podem ser problemáticos especialmente com o PJe apresentando o erro : "sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR " ao tentar logar no sistema. Mas recentemene descobri um jeito de contornar isso, fazendo o acesso ao sistema com login e senha consigo assinar e distribuir documentos com o Token.

1 curtida

não nunca usei. na real desde que entrei nesse mundo Open Source, entrei de cabeça. o que eu uso parecido é o proton mas via steam apenas para jogar. vc acha que daria certo?

Infelizmente, para advogados, só funciona o Certisign.

vai ser a ele que vou ter de me adaptar e utilizar no linux.

A propósito, alguem sabe ao menos uma leitora de cartão que n terei problema de adaptar ao ubuntu?

1 curtida

Nunca mexi com leitora de cartão, logo não sei informar. Mas quanto ao token da Certisign, embora eles não forneçam suporte oficial, o token funciona normalmente no linux. O dispositivo em si não é fabricado pelas certificadoras, elas importam de empresas estrangeiras e apenas certificam aqui no Brasil. Então o driver nem é feito por elas, mas pelas fabricantes.

Eu tenho o Safenet e o GD Burti, você pode encontrar o driver deles para Ubuntu aqui, ambos funcionam normalmente para acesso aos tribunais com PJe e Shodô, bem como acesso ao eCAC e Regularize.

2 curtidas

Então neste caso, basta que eu entre em contato com o representante da Certsign do meu Estado e requeira um token?

Eu n tenho, mas comecei a precisar ter acesso ao SEEU, o sistema de execuções penais do CNJ e fiquei me batendo se daria certo ou não, e qual token comprar.

Quando fiz o requerimento do meu token foi pelo próprio site deles. Depois de efetuado o pagamento basta agendar a retirada em um local credenciado pelo site. Não sei como está sendo nesta época de pandemia.

De acordo com a OAB, smj, tem a opção de certificado pelo cartão ou o “pen drive”. Optei por esta última pois penso trazer mais comodidade, já que não preciso comprar a leitora de cartão e nem ficar a carregando por aí, tampouco depender de que o lugar onde vou possua e disponibilize uma.

O GD Burti e o Safenet, creio eu, são os mais comuns e eu posso garantir que funcionam normalmente no Linux e no Windows. Quanto ao cartão, não sei dizer.

Como fez para instalar a cadeia de certificação AC OAB?

1 curtida

E exatamente este o problema que eu estou precisando resolver

Hum… :thinking:
Não sei :sweat_smile: :rofl: :rofl:

Nunca precisei instalar nenhuma certificação para os tokens funcionarem, mas já vi várias pessoas dizendo que é necessário, talvez dependa da finalidade que será empregada.

A única coisa que eu faço é instalar o driver do Safenet que eu linkei acima, instalo o safesignidentityclient pelo AUR (uso o Manjaro, ele já puxa algumas dependências como pcsclite e ccid), e uso os comandos sudo ldconfig e systemctl enable --now pcscd.service. Depois disso está tudo pronto!

Também nunca precisei. Teoricamente o certificado que vc precisa já está no Token, mas também vejo em alguns tutoriais recomendando a instalação.

entendi. é que no windows, eu precisei instalar…

Pessoal, estou com esse problema e gostaria demais de uma solução urgente. Posso inclusive contratar assistência remota!!!

Eu acredito que o tutorial que você está seguindo foi feito para versão do Ubuntu anterior àquela utilizada por você e os pacotes OpenSSL, PCSC-tools e openct foram deprecados, substituídos ou trocaram de nome.

Sugiro repetir o comando sem esses pacotes e tentar continuar o tutorial normalmente.

Tem muitos outros problemas Bruno, nos outros drivers necessários, e eu realmente estou precisando da resolução o mais rápido possível. Inclusive querendo contratar alguém para resolvê-lo via assistência remota!

Matheus, eu também não sou um usuário avançado nem expert em Linux, o pouco que sei foi seguindo tutoriais e arriscando na tentativa e erro (além de quebrando a cara, quer dizer, o sistema várias vezes kkk), então infelizmente não posso lhe ajudar com uma “consulta técnica” pela responsabilidade envolvida.

Percebi que está procurando pelo safesign / GD Burti. Faz alguns anos que não uso Ubuntu/Mint, mas pelo que me recordo sempre dava erro no tokenadmin ao instalar o driver ou mesmo a instalação não era possível. Caso seja esse o problema que está enfrentando (ou um dos), dê uma olhada aqui, pode ser que ajude em algo.

Há muito tempo não logo por aqui por falta de tempo…
Mas vamos lá…
Utilizo o Mint 19 Cinnamon, NÃO possuo o token instalado.
Fiz uma breve pesquisa e todos estes pacotes que você indicou existem mas como o Linux é case sensitivy, eles não encontraram os pacotes.
Utilize a linha de instalação da seguinte forma:

sudo apt-get install opensc openssl pcscd pcsc-tools libopensc-openssl libccid libpcsclite1

Note que eu retirei da linha de comando de instalação o openct, pois a única coisa que encontrei relacionado a openct nos repositórios se tratava de renderizações 3D que com certeza não é o caso…
Pesquisando novamente eu encontrei o openct no Git, acredito que se você realizar a instalação através do Git, conseguirá terminar o processo de instalação normalmente.

Porém antes, lance este comando no terminal para pesquisar:

apt search openct

Caso você encontre o pacote basta instalar normalmente com

apt install openct

Abçs!