2160p apenas em 30. Como forçar 60hz?

Bah o meu, valeu mesmo. A mais de 10 anos que tento linux em diferentes hardwares, mas sempre bato em uma parede. É sempre a mesma historia, vejo online um monte de gente dizendo que “linux funciona em tudo” me entusiasmo para descobrir que algo que magicamente não funciona está, novamente, na minha mão. Sou o mais azarado de todos (apenas não acredito em azar).

Aqui desisto outra vez.
Vou permanecer brincando em uma maquina fraca que tenho, e em 5 anos volto a tentar na principal, seja ela quem ela for lá.

3 curtidas

Ressuscitando o meu inferno astral, para completar os logs nesse forum e, se um dia outro ser humano passar por isso saber por onde seguir… (alguém, mesmo?!!! me passa uma PM por favor! quem é tu?! tu não deveria existir!!!)

Resumão:
altere o EDID.
fim.

Explicadão:
Pois bem, nada de novidade técnica mas serve para explicar um pouco meu setup, pois o erro é BEM legal.
Eu apenas queria 2160p@60 em uma tela Panasonic 65’. E o linux entrega somente 30. O hardware é um Optiplex 7070, a imagem sai desse por adaptador ativo DP para HDMI, entra no HDMI direto da TV e, em dual boot, o Windows entrega a resolução/frequencia deseja.

Hoje eu descobri “como funcionar”

Em um grande resumo para evitar enlouquecer alguém com um off topic “WTF?!!”, em adicionei mais um adaptador na cadeia.
Agora sai do diplay port>>>
vai para o adaptador DP>HDMI>>>
vai para um swith HDMI com editor de EDID>>> (adicionado!)
vai para TV

O Linux não ve mais uma TV Panasonic. Ele ve um “Genericão 2160p” (o nome real pode ser diferente) e aceita o que o EDID está lhe passando, “eu suporto 2160p60”.
Funcional e lindo.

Não compreendo porque ■■■■■ o Linux não aceita a TV diretamente visto que o Windows a aceita. Mas informática, atualmente eu costumo para quando posso afirmar…

e funcionou. :slight_smile:

4 curtidas