Zumbido irritante no som quando não está tocando nada

Olá a todos.
Estou com um problema chato no Fedora 34 que não sei como resolver: um zumbido irritante e alto no som, como se o cabo estivesse com problemas, mas se algo está tocando (música ou vídeo, ou até mesmo um som do sistema) o zumbido para e logo após a música acabar ele volta, como se fosse “desligado” e “ligado”.
Notei também que quando abro as configurações e vou em “som” o zumbido cessa também. Alguém tem ideia do que seja?

Você chegou a instalar os codecs? Se não, instale-os e reinicie sua máquina:
sudo dnf install gstreamer1-plugins-{bad-\*,good-\*,base} gstreamer1-plugin-openh264 gstreamer1-libav --exclude=gstreamer1-plugins-bad-free-devel

sudo dnf install lame\* --exclude=lame-devel

sudo dnf group upgrade --with-optional Multimedia

Caso não funcione, recomendo mudar do Pipewire para o PulseAudio:

sudo dnf swap --allowerasing pipewire-pulseaudio pulseaudio

Por fim, reinicie o PC.

Sources:

https://fedoraproject.org/wiki/Changes/DefaultPipeWire

Vida longa e próspera! :vulcan_salute:

1 curtida

Obrigado por responder, @JG22
Infelizmente nenhuma das opções resolveu o problema :frowning:

Acontece isso no meu notebook, quando uso fone de ouvido, e a tomada onde liga a fonte não possui aterramento.

1 curtida

A placa de som tem um modo de economia de energia enquanto não está sendo usada. Provavelmente nesse modo ela está deixando passar ruído da fonte.

Tente desabilitar o modo de economia de energia e veja se resolve o problema. Use as opções do módulo do kernel da sua placa. Eu estou assumindo que é snd-hda-intel. Se não for, procure a opção adquada no manual do kernel.

Para o módulo snd-hda-intel no kernel 5.4 as opções que eu acho pertinente alterar para ver se resolve:

• enable_msi: Enable Message Signaled Interrupt (MSI) (default = off)
  • power_save: Automatic power-saving timeout (in second, 0 = disable)
  • power_save_controller: Reset HD-audio controller in power-saving mode (default = on)

Para mudar os parametros, descarregue o módulo e carregue novamente com o parâmetro e veja se resolve. Será necessário fechar o gerenciador de janelas para o sistema parar de usar o som e vc conseguir fazer a alteração. Ex:
sudo modprobe -r hda_snd_intel
sudo modprobe hda_snd_intel power_save=2

edit: Dá pra testar sem recarregar o módulo, via sysfs, como descrito na wiki do gentoo

sudo -s
echo 0 > /sys/module/snd_hda_intel/parameters/power_save

Uma vez que vc ache os parâmetros que funcionem, salve os valores no /etc/modprobe.d/ para carregar automaticamente no boot.

5 curtidas

Obrigado por responder, @Deleterium

Retorna a seguinte mensagem:

modprobe: FATAL: Module hda_snd_intel not found.

Sendo que o módulo é mesmo intel, de acordo com:
$ cat /proc/asound/cards
0 [NVidia ]: HDA-Intel - HDA NVidia
HDA NVidia at 0xfc080000 irq 68
1 [Generic ]: HDA-Intel - HD-Audio Generic
HD-Audio Generic at 0xfc400000 irq 70

Li um artigo esses dias atrás sobre problemas de economia de energia do chip Intel.
O artigo diz para você editar um arquivo de configuração (ou criar esse arquivo se ele não existir ainda) e adicionar uma linha. No caso, pode ser o Nano ou qualquer editor de texto, porém lembre-se que deve ser como raiz do sistema.

#How to Fix Buzzing Sound from Speakers on Arch Linux with Intel Chipset

#Edite ou crie o seguinte arquivo:
vim /etc/modprobe.d/snd_hda_intel.conf

#Adicione a seguinte linha:
options snd_hda_intel power_save=0

#Salve o arquivo de texto e reinicie o sistema.

1 curtida

Então vc precisa descobrir qual é o módulo que está em uso inspecionando os dispositivos com o comando
lspci -k
(onde -k é a opção para mostrar qual é o driver do Kernel que o dispositivo está usando).

Vai aparecer algo assim:
27:00.1 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Baffin HDMI/DP Audio [Radeon RX 550 640SP / RX 560/560X]
Subsystem: XFX Pine Group Inc. Baffin HDMI/DP Audio [Radeon RX 550 640SP / RX 560/560X]
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel

Daí com o nome do módulo que aparecer, vc vai na lista do manual do kernel que eu passei e acha as opções de powersave para o seu módulo.

1 curtida

Foi exatamente isso: não tinha esse arquivo, tive que criá-lo.

Com esse comando verifiquei que o kernel utiliza o driver snd_hda_intel, então criei o arquivo sugerido pelo @anon6385769.

Obrigado a vocês todos pela ajuda, agora não ouço mais aquele zumbido irritante!

:vulcan_salute:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.