Zumbido durante leitura de arquivos

Bom dia, eu estou com um problema (que talvez não seja um problema) muito curioso, eu pude notar apenas em sistemas que utilizam btrfs tipo fedora, por exemplo, um apito/zumbido ao ligar o pc e também esporadicamente enquanto uso o pc, não é nada normal tipo abrir um jogo pesado e ouvir um ruido mais intenso da gpu e do processador, é tipo um som curto de arranhado tipo aqueles pcs antigos que apitavam pra ligar.
o hardware é:
mainboard = Asus tuf gaming B460-plus
cpu = i7-10th
gpu = gtx 1650 4g
ram = 16g
ssd
Eu não posso afirmar com precisão se o problema é a distro, o btrfs ou sequer algo completamente diferente que não tem nada a ver com essas duas coisas ou então se é algo normal e o problema não existe, mas nunca aconteceu usando arch, ubuntu e win10.

Olá!

Você usa algo como overclock? Acontece logo ápos instalação de N distro ? por exemplo, ja tentou no openSUSE?

Ja tentou fazer a instalação do arch como btrfs ? Assim daria para ter certeza que é algo relacionado.

na vdd eu uso clock bem baixo e 2.9 GHz e vai ser inconveniente agora desinstalar o arch e reinstalar depois so pra ver se era isso mesmo kkk se serve de ajuda o barulho acontece até em maquina vitual quando testo fedora

Certifique-se de que não seja um ataque ultrassônico de grilos comunistas!

(não resisti)

Bom, em algumas distros aqui, às vezes as caixinhas de som começam a emitir uns ruídos chatos, sem nenhum motivo que eu conheça.

Creio que não seja no Arch, pois estou usando há uns 3 ou 4 dias, e até agora não deu esse ruído.

Eu chutaria o Void, mas não posso garantir.

2 curtidas

Acontece com o sistema instalado e em maquina virtual, então até no livecd (pendrive) ocorre?

em live é onde mais acontece isso

Perdão a demora , meu dia está corrido.

Você ja tentou outro sistema com btrfs?
Tente testar o openSUSE ou o gecko linux, eles ja vem por padrão e da para testar livecd.
Se o caso for btrfs , talvez eu possa chamar um amigo que entende sobre isso para o forum…

Acabei de testar e acontece apenas com fedora, tanto instalado quanto em live

Identifique de qual componente vem o ruido. Chegou a tentar ligar com ele aberto e o ouvido próximo de diversos componentes? Tem algum HDD no seu setup? De qualquer forma estou suspeitando que é só ruido de bobina.

é só ssd mesmo, mas vamos dizer que seja a tal da bobina, porque exatamente em um OS apenas?

Sons de bobina ou em circuitos, provocados pelo efeito piezoelétrico, são sons provocados por ressonância eletrônica, certos padrões de funcionamento podem intensificar essa ressonância e gerar ruídos mais ou menos audíveis.

Por exemplo, minha GPU não faz barulho em jogo algum, mas especificamente nos testes via glmark2 é bem audível um chiado fino.

Alguns mais azarados tem de conviver com o barulho sempre, a ressonância ocorre por alguma peculiaridade do setup.

Provavelmente o funcionamento do BTRFS (ou qualquer coisa dessa distro em particular) nesse momento gera um padrão de processamento que induz essa ressonância. Mas tirando o ruido, sons de bobina não são defeito.

Um exemplo que encontrei de como SSDs não necessariamente são silenciosos:

De fato, no Domingo, o ruído só ocorreu no openSUSE, com BtrFS.

Não percebi nas outras distros, em ext4.

Desculpa a demora, recentemente percebi que até o momento isso só aconteceu com fedora e opensuse, e nesse exato momento o tal barulho se tornou constante mesmo com distros que antes rodavam perfeitamente de forma silenciosa, inclusive windows, eu deixei o fedora por uns dias instalado e agora o barulho faz parte do pc e não mais só da distro. Sendo assim da pra concluir que algo na distro agravou algum problema que já existia no pc?
Vale lembrar eu acho que no dia em que fiz esse topico o barulho só começava quando passava da tela de loading da placa mãe, então eu acho que o barulho começava quando de fato o ssd estava sendo lido, porque se eu fosse pro menu da bios não havia som algum, mas ao selecionar o hd ou ssd o barulho começava, agora da pra ouvir desde o momento que aperto o botão de ligar

e também não sabemos nem se da pra relacionar uma distro ao surgimento do zumbido só porque antecedeu o fato

Isso também pode acontecer, repito que muito provavelmente é apenas vibração eletrônica, o que não é considerado um defeito, já que não afeta performance, consumo, tempo de vida, etc.

Provavelmente seu SSD já veio de fábrica com essa característica que cedo ou tarde, devido ao uso, iria vir a se tornar constante, isso acontece, já tive produtos assim, inclusive uma TV que funcionou mais de 8 anos sem defeitos.

Esse sistema que uso por exemplo é BTRFS em SSD, tem ~ 5 anos sem formatar, e nunca tive problema nos SSDs, apenas tive em HDDs, como já tive no Windows, linux com ext4, etc, faz parte da vida.