Zsnes não funciona no Arch Linux

Rapaz… Eu mandei o github, mas tentei de toda maneira fazer funcionar.
Pelo que eu ví, o zsnes usa bibliotecas libncurses e libtinfo versão 5 e não se dá bem com os mesmos na versão 6.

Em alternativa, existe o emulador snes9x, você pode instalar a versão gtk:

sudo pacman -S snes9x-gtk

Você pode experimentar também o Higan-bsnes, ele é um poderoso emulador de Snes que tem suporte a praticamente toda a família nintendo. Ele também tem uma versão mais completa, que é só Higan mesmo Clique aqui e veja a lista de suporte do Higan. Só que ele está no AUR:

Ps.: Famicom = Nintendo. Este é um nome original de compilação do source do jogo ao enviar para o cartucho

Se quiser instalar o higan-bsnes via linha de comando, como você usa o pamac, pode fazer assim (sem sudo mesmo, quando for necessário o próprio comando vai pedir a senha):

pamac build higan-bsnes

Senão procure por higan-bsnes no pamac gráfico mesmo.

Se quiser usar o higan (o completo), instale via pamac mesmo, mais fácil:

sudo pacman -S higan

Para usar o Higan ou o higan-bsnes, você pega o ROM extrai, ele não tem suporte à zip.
Com o Higan (completo), se você extrair o zip e aparecer um arquivo com a extensão .fig, renomeie para .smc (Super Famicom = Super Nintendo).

Carreguei o Bomberman, na primeira vez que vai carregar um jogo, clique em Load ROM File, mas a partir da segunda vez, vá em Nintendo e depois Super Famicom. Já vai ter o jogo convertido para o Higan lá. Se não quiser jogar na hora, apenas clique em importar ROM :

O Higan BSnes, depois de instalado ele aparece como bsnes no menú

1 Curtida

Valeu acho que vou desistir do Zsnes por hora (estou usando SNES9X), mas vou tentar converter o Zsnes do meu Debian em AppImage e talvez mais tarde em Flatpak e ver se consigo postar ele no Flathub…

1 Curtida

É uma boa idéia. Teve um dia que procurei sobre emuladores e não achei o zsnes (mas será que procurei direito?).
Em meu gosto pessoal, ainda prefiro o Higan (o completo). Quem tem ele tem tudo, o programador que mantém ele é bom mesmo.

1 Curtida

fica a dica Flathub—An app store and build service for Linux

Sim não achei o zsnes e nem o Gens nem em Flatpak, Snap ou AppImage e eu até conseguir criar um AppImage do Zsnes mas por algum motivo não funciona no Arch somente no Debian, vou testar ele no Fedora e no Ubuntu para ver se o problema persisti…

1 Curtida

Via appimage é mais difícil a criação, pois você tem que saber as regras sobre bibliotecas que podem e não podem ser adicionados e resolver as dependências dentro do pacote.

Por exemplo, você não pode adicionar biblioteca “GLIBC e Mesa GL1”, tal como libc.so.6 e libGL.so.1, tomar cuidado com bibliotecas ncurses5 e outras que o aplicativo usaria.
As bibliotecas do sistema anfitrião devem ser sempre com exigência de versão menor do que para outras distros.
Por exemplo, se você quer que seu app funcione em todas as Distros que usam glibc versão 2.25+, então o sistema anfitrião em que o seu aplicativo deve ser compilado deve ser de 2.24-.
Se já for algo compilado, deve prestar atenção nas bibliotecas e montar um esquema de satisfazer as dependências corretamente, ou dependendo da Distro, não irá funcionar.

1 Curtida