Zsnes não funciona no Arch Linux

Oi galera estou com um problema no Arch :confused:, eu instalei o zsnes mas quando tento abrir ele abre e fecha rapidamente já procurei solução em vários lugares da Internet e não consegui solucionar, a única mensagem que aparece quando abro pelo terminal é essa

1 Curtida

Segmentation fault normalmente é erro por causa de conflito de bibliotecas.
O sistema tá atualizado?
Procura onde está o comando ZSNES e da o comando em cima dele pra ver quais bibliotecas aparecem:

ldd zsnes

Tem um outro comando que vou indicar quando lembrar

1 Curtida

Pelo que pesquisei parece estar relacionado a biblioteca libsdl1.2 mas não consegui achar nem no AUR

Sim

1 Curtida

Tive esse problema quando usava o Manjaro. Não consegui resolver. Acabei instalando outro emulador de Snes. Um tempo depois, resolvi tentar o Zsnes novamente e ocorreu o mesmo erro. Removi o programa e os arquivos de configuração e compilei a partir do arquivo do site oficial do Zsnes. Ai funcionou de boa.

O site oficial, se não estou enganado, é: http://zsnes.com/

2 Curtidas

Na foto mostra que tem o libSDL 1.2 alí instalado.

Tenta usar o strace:

strace -o ~/zsnes_log /usr/bin/zsnes

Acho que a opção é -o, tô chutando

1 Curtida

Por acaso o zsnes está no AUR ou no repositório oficial?

1 Curtida

Ih, tem um tempão que não uso o Arch ou Arch-based, estou, atualmente, no Debian e ele tem o Zsnes no repositório. Na época que usei o Manjaro, tinha tanto no AUR como nos repositórios oficiais. Lembro que, tanto o Zsnes, quanto o Snes9x tinham no AUR e no repositório oficial. Já tem mais de 1 ano que sai do Manjaro, então, não sei como anda atualmente.

1 Curtida

Pelo que procurei no AUR, tem uma versão para compilação lá, se @Keviny instalou pelo repositório oficial, melhor desinstalar e instalar o do AUR.

Veja o PKGBUILD do Zsnes, já está no esquema de compilação.

Este é o pacote no AUR:

https://www.archlinux.org/packages/multilib/x86_64/zsnes/

1 Curtida

Foi esse mesmo que instalei, reinstalei agora e deu no mesmo :confused:

1 Curtida

Oh rapaz, então faz o seguinte. Baixa o source do AUR e edita o PKGBUILD

Comenta para não usar estas linhas:

prepare() {
  cd "$srcdir/${pkgname}_1_51"

patch -p1 -i ../zsnes.patch
  patch -p0 -i ../zsnes-1.51-libpng15.patch
}

Pode ser estes Path que tá zuando.

Daí tu compila:

makepkg -si

Oi faça isto via gráfico mesmo que é mais fácil.
Tu usa o Octopi ou o Pamac?

1 Curtida

Tentei compilar e já no comando ./configure dar erro

1 Curtida

Nesta compilação ele tá pedindo para resolver uma dependência, instale o pacote lib32-sdl (se seu sistema for 64 bits) ou o sdl (se seu sistema for 32 bits)
Ambos tem que estar nesta versão que está pedindo ou maior

1 Curtida

Tenta rodar ele pelo Wine, Zsnes é bem antigo, o ultimo update dele segundo o site foi em Janeiro de 2007

1 Curtida

Continuou dando erro mesmo depois de instalados as bibliotecas :slightly_frowning_face:

Tava pensando em fazer isso isso.

É o Pamac e vou tentar graficamente para não ficar confuso :joy:

1 Curtida

Conseguiu? Se não conseguir eu vejo aqui em uma máquina virtual pra ver o que tem que fazer pra mandar o esquema pra você

Não é que eu estava certo em ter feito este tópico? Profético :frowning_face:

2 Curtidas

@Keviny Conseguiu instalar? Tá funcionando?

1 Curtida

Não pelo Pamac não conseguir achar a opção de editar o PKGBUILD

1 Curtida

Humm, vou ver aqui então pema máquina virtual e quando resolver mando o esquema pra você.
É que eu to usando o Deepin. Quero instalar o Manjaro mas tenho que fazer uns trampos aqui primeiro, aí quando der vou instalar o Manjaro

1 Curtida

@Keviny cara, eu verifiquei no github do arch e víque tá meio estranho. O autor deve ter errado na hora de configurar o github dele, pois no diff tem lá o PKGBUILD e os outros arquivos.
Então o que eu fiz? Criei os arquivos na mão, copiei o conteúdo e colei nos arquivos respectivos. o ícone, eu fiz Download. Depois eu mudei o sha512sum dos paths pois como eu copiei e colei o conteúdo, o valor ficou diferente.
Depois upei tudo no meu github. Então pra instalar faça estes comandos:

git clone https://github.com/elppans/zsnes-arch.git
cd zsnes-arch
makepkg -si

Dando um makepkg com as opções “s” e “i”, vai ser baixado as dependências correspondentes para a compilação e após compilar, vai instalar o pacote automaticamente no seu sistema.
Quando pedir a senha, basta colocar a mesma.

1 Curtida