Eu utilizo o zsh com oh my zsh e tema starship. Tenho apenas dois plugins do omz e eu percebo que toda vez que eu inicio o terminal da primeira vez no dia ele demora uns 5 segundos para iniciar tudo. Eu já sei que é por conta do oh my zsh, sem ele fica mais rápido, mas gostaria de saber se tem algo a mais para “otimizar”
Veja aqui
Provavelmente usa o ohmyzsh
Não sei, eu li mas não sei ser o meu caso
Manda seu .zshrc completo para nós vermos melhor
o que está pegando
export ZSH="/home/neto/.oh-my-zsh"
ZSH_THEME=“robbyrussell”
eval “$(starship init zsh)”
DISABLE_UPDATE_PROMPT=“true”
export UPDATE_ZSH_DAYS=7
ENABLE_CORRECTION=“true”
COMPLETION_WAITING_DOTS=“true”
DISABLE_UNTRACKED_FILES_DIRTY=“true”
plugins=(git zsh-autosuggestions zsh-syntax-highlighting ubuntu)
source $ZSH/oh-my-zsh.sh
export MANPATH="/usr/local/man:$MANPATH"
Não uso o oh my zsh, mas eu tentaria algumas coisas…
- Primeiro, eu deixaria a linha
eval “$(starship init zsh)”
no final do .zshrc, e também tentaria remover ou comentar a linha ZSH_THEME=“robbyrussell” .
- Também tentaria modificar a linha para
ZSH_THEME=“spaceship”
e retiraria eval “$(starship init zsh)”
.
- Por último, você pode adicionar
set -xv
no começo do seu .zshrc
e tambémset +xv
no final dele. Assim, quando vc abrir a shell
de novo, vai poder verificar tudo o que o zsh está fazendo durante o
carregamento, e quem sabe vai poder ver certinho qual
parte do carregamento está demorando muito…
Refs:
Ah legal, vlw. Você também utiliza o zsh ? pq eu só conseguiria e só consigo achar tutoriais com oh my zsh, por isso acabei colocando. Mas também gostaria de saber como ficaria sem ele, eu apenas tenho poucos plugins instalados dele. obs: o meu ZSH_THEME já estava comentada
Sim, uso o zsh.
Mas como esse oh my zsh! dá muitos problemas, nunca
instalei ele.
Eu uso a customização do Zsh do GRML.
O GRML é um sistema baseado em Debian,
mas a customização do Zsh deles também funciona
em outras distros…
Parece que não tem o pacote de config do grml nos repos do ubuntu, mas
tu pode fazer a cópia dessa config de
https://git.grml.org/f/grml-etc-core/etc/zsh/zshrc
e salvar no seu diretório de usuário…
E depois adicionar uma linha no final do seu .zshrc para fazer um source
dessa config do GRML, por exemplo:
# ~/.zshrc
source ~/zshrc
Fora o Oh My Zsh! e o Zsh do Grml, tem o Prezto também.
Todos esses temas são grandes e podem demorar um pouco para carregar, isso não está fora do normal. Geralmente, você pode abrir
uma janela de terminal e ficar usando ela ao invés de ficar abrindo um terminal toda hora (pior que eu tenho esse hábito!).
Se tu quiser velocidade ao invés de funcionalidades, compensa vc configurar o seu .zshrc na unha (complicado no começo, mas eventualmente vc vai conseguir ir configurando do seu modo),
ou pegar um .zshrc enxuto de alguém (só ir procurar .zshrc no github…).
ENFIM, voltando,
você tentou ZSH_THEME=“spaceship”
?
Não sei pq em uma das referências que mandei no outro post
usa tema spaceship ao invés de starship, mas as duas
referências que usei parecem ser do mesmo projeto…
PS: na página do starship, está escrito dois requerimentos importantes. Verifique se seu sistema se qualifica com os dois items:
- Zsh 5.2 ou superior
- Fonte Powerline (ou Fira Code)
Olha, eu queria um pouco mais de velocidade porque ele realmente estava demorando para carregar tudo, mas depois que eu pesquisei um pouco ontem e testei, hoje ele iniciou um pouco mais rápido, apesar de não ser o essencial rápido, já esta de bom tamanho para mim. O que seria configurar o .zshrc na unha ? como faria ? obriagdo pela ajuda bem detalhada também
Então, o tema spaceship, é legal, mas eu acabei não gostando muito dele, ai lembrei do starship e acabei gostando principalmente pela simplicidade e não precisar muito de configurar, apesar de eu gostar
sim sim, eu até tive um certo problema por conta da fonte que estava faltando, mas eu baixei e coloquei no sistema para usar
De qualquer forma amigo, obrigado pela explicação ótima e por ajudar também. Eu acabei testando o prezto e ele acaba sendo mais rápido, mas eu já estou bastante acostumado com algumas coisas que tem no omz, sabe não consigo mais parar de usar rsrrsr. Acho que eu tenho que fazer igual a você, abrir um terminal e usar pelo resto do dia rsrsrs, acaba sendo até melhor
Aqui eu uso o Oh My Zsh e não acho ele lento pra abrir. Mas tenho um antigo hábito de sempre deixar um terminal aberto, então, mesmo que estivesse meio lento, acho que não me incomodaria muito, inclusive nunca desligo o meu computador. Esse hábito vem do tempo que o uso do terminal era mais constante e necessário.
Sempre usei o bash, nunca havia me interessado pelo zsh, comecei a usar recentemente, após ver muita coisa sobre ele na internet e aqui no fórum. Estou gostando muito.
ahn legal, é eu tenho que me acostumar com esse novo hábito de ter um terminal só para o dia ou pra o que for fazer
Inclusive tem bastante coisa que se você fizer pelo terminal acaba sendo bem mais rápido.
sim realmente, acabo me acostumando também a instalar as coisa por ele que ter o trabalho de abrir a loja de apps, pesquisar o que for instalar e selecionar a forma de instalar (deb, flatpak)
também estou acostumado a desligar sempre que for dormir, para poder não dar nenhum mal funcionamento, apesar de não saber com certeza que isso acontece rsrsrs. Tenho que deixar esse notebook que uso o máximo possível para durar, ele já esta bastante tempo aqui kkkk. Será que durante a noite ele daria algum problema se eu apenas suspender ?
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.