ZorinOS Lite 15 lançado com base no XFCE

Confesso que usei pouco o xfce e sempre o deixo de lado, mas com esse visual e a leveza propícia do ambiente, confesso que SDA começa a instigar :sweat_smile:

Link da matéria: ZorinOS Lite 15 é lançado com base no XFCE - Diolinux

9 curtidas

Ótima matéria! Eu testei o Zorin e sem dúvida tem os seus méritos, mas no meu fluxo de trabalho em específico não tenho vantagem em ficar na base LTS.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Não estou conseguindo baixar pelo link oficial, está lento demais, fucei na net um torrent de um pack de iso do zorin 15 ai eu botei so para baixar o zorin 15 lite

Link

magnet:?xt=urn:btih:043c2a493345242c2911eec757280dff199f3448&dn=Zorin-OS-15&tr=http%3a%2f%2flinuxtracker.org%3a2710%2f00000000000000000000000000000000%2fannounce

1 curtida

Onde eu consegui o torrent:
https://linuxtracker.org/index.php?page=torrent-details&id=043c2a493345242c2911eec757280dff199f3448

1 curtida

Eu tinha um pouco de preconceito antes de ver o vídeo, mas depois vi que a distro é muito bem trabalhado, exceto pela quantidade de aplicativos pré instalados, que podia ser bem menor. Mas parece muito promissor.

4 curtidas

ZorinOS 15.1 é lançado com novidades

Deem uma conferida na matéria

2 curtidas

A função acima ilustrada, do Zorin Connect achei top, mas se não me engano, não está disponível na versão XFCE, está?

Na matéria essa feature é chamada de função “Apresentação de slides”, essa funcionaria como um air mouse funcional com toda a interface ou apenas com apresentações em tela cheia e alguma ferramenta office específica? @thespation @CanalOCaraDoTI2

1 curtida

O zorin está com alguns problemas no que diz respeito ao compositor e ao Steam em modo BigPicture, durante o jogo ele fica alternando entre aplicações lutando pelo foco, o que é muito chato, a solução é desativar o compositor até o problema ser resolvido.

2 curtidas

Alguém aqui mesmo podendo instalar perfeitamente o Zorin Core na máquina optou pelo Lite simplesmente por parecer mais “fluído”?

desde que lançaram a versão 15 sempre usei a versão Lite intensamente, pra trabalhar e jogar e a minha decisão de usar o Lite é justamente por causa da fluidez.
Instalei a pouco tempo a versão com GNOME do 15.1 pra ver se houve melhora de performance e sim posso dizer que melhorou bastante, no entanto me sinto na obrigação de ponderar que apesar da melhoria na performance, ainda continua consumindo muita memória e ainda é menos fluido que a versão Lite 15.
Neste momento em que escrevo isto estou preparando o pendrive bootável pra voltar a querida versão XFCE só que agora 15.1.

2 curtidas

Qual é o teu fluxo de trabalho para que uma base LTS não ajude? É uma pergunta séria e sem intenção de ofender.

Olá @TeijiW tudo beleza? Eu trabalho com desenvolvimento de sites e marketing digital, então preciso de acesso fácil ao PHP 7.3 e alguns pacotes específicos que não estão inclusos na LTS.

Outro ponto é que eu prefiro usar as versões mais recentes de programas como Gimp, Scribus e Onedrive - que tem diversas vantagens sobre seus pacotes LTS.

Eu procuro fazer o mínimo de intervenções possíveis na distro que estou usando, então raramente pego qualquer software que não esteja nos repositórios oficiais.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Entendo, também sou desenvolvedor (backend/fullstack) e tô começando a mexer com o PHP, é bom saber sobre a questão da versão 7.3 não estar na LTS.

2 curtidas

Boa pergunta, acredito que por ser a versão lite, não venha diretamente na instalação da distribuição, mas nada impede de instalar e usar.

Outra ótima pergunta, confesso que não cheguei a testar, mas caso alguém aqui tenha essa resposta, será bem vinda.

Zorin OS 15 foi baixado 550.000 vezes e surpreendentes 65% desses downloads vêm de máquinas macOS ou Windows:

1 curtida

Parando pra pensar agora, acho que o Zorin tivesse a versão Lite com o CInnamon, seria perfeito.
Ao meu ver o Cinnamon é nativamente mais semelhante ao Windows do que o XFCE

Poderia ser bom mesmo, só não seria lite. Teriam que tirar, ao menos, metade do que consome para chegar ao mesmo consumo de recursos.

1 curtida

Posso estar enganado, mas o Cinnamon consome menos que o GNOME, então seria uma versão “meio termo” entre a Lite e a Core

No meu caso foi, pois acho a versão XFCE mais intuitiva e prática para o que eu preciso

1 curtida

@Thomas @thespation
Resolvi testar a função, e sim, ela funciona em toda e interface, além de ser tão fluída quanto um trackpad convencional. Acredito que seviria até de substituto para um trackpad defeituoso.

2 curtidas