Olá!
Sou novo no Linux e ultimamente estou na dúvida entre Ubuntu e Zorin OS (gosto do Ubuntu por conta da aparência dele, acho mais legal que a do Zorin OS) no entanto, percebi que o Ubuntu tem a “limitação” aos Snaps, e, assistindo ao vídeo " Remova o Snap do Ubuntu COMPLETAMENTE!" postado há 2 anos no canal Diolinux Labs gostaria de aproveitar o espaço para tirar dúvidas.
1° Os Snaps podem voltar caso o sistema seja atualizado para uma nova versão? E, caso isso ocorra, o suporte a flatpack pode ser removido do sistema nesse mesmo tipo de atualização?
2° Há alguma forma de remover o multitasking do “menu iniciar” dessa nova versão do GNOME (tanto no Ubuntu quanto no Zorin) de forma a deixar o menu apenas com os aplicativos, semelhante ao que ocorria nas versões anteriores?
Opa! Cara os snaps não são uma limitação, são só um formato de entrega dos programas feito pela empresa do Ubuntu. Você pode tentar abrir a loja do Ubuntu, instalar tudo por lá e ver se funciona. Muito provavelmente não deve dar maiores problemas.
Mas mesmo assim se vc quiser remover os snaps, depois de remover o snapd creio que não volta mais não, já usei Ubuntu assim por um tempo e nunca voltou.
Você pode desinstalar os Snaps e deixar ele quieto. Se você for fazer isso, instale a Gnome Software (junto com o suporte a Snaps) e remova os Snaps por lá.
Eu deixaria o suporte aos dois, pois tem programas que são um pouco melhores em Snap e outros que só tem em Snap.
Então, mesmo com o sistema permitindo a retirada do suporte aos Snaps, eu não desinstalar o suporte por completo.
Se você só quer a grade de aplicativos, tem a extensão “Dash tô Panel”. Se você quer algo parecido com o Windows, é isso.
Também tem a extensão Arc Menu que exibe um menu de aplicativos, tal como do ZorinOS.
Mas se você não gosta dos Snaps, pode ser que o Mint seja uma escolha melhor.