Olá!
Sou novo no Linux e ultimamente estou na dúvida entre Ubuntu e Zorin OS (gosto do Ubuntu por conta da aparência dele, acho mais legal que a do Zorin OS) no entanto, percebi que o Ubuntu tem a “limitação” aos Snaps, e, assistindo ao vídeo " Remova o Snap do Ubuntu COMPLETAMENTE!" postado há 2 anos no canal Diolinux Labs gostaria de aproveitar o espaço para tirar dúvidas.
1° Os Snaps podem voltar caso o sistema seja atualizado para uma nova versão? E, caso isso ocorra, o suporte a flatpack pode ser removido do sistema nesse mesmo tipo de atualização?
2° Há alguma forma de remover o multitasking do “menu iniciar” dessa nova versão do GNOME (tanto no Ubuntu quanto no Zorin) de forma a deixar o menu apenas com os aplicativos, semelhante ao que ocorria nas versões anteriores?
Opa! Cara os snaps não são uma limitação, são só um formato de entrega dos programas feito pela empresa do Ubuntu. Você pode tentar abrir a loja do Ubuntu, instalar tudo por lá e ver se funciona. Muito provavelmente não deve dar maiores problemas.
Mas mesmo assim se vc quiser remover os snaps, depois de remover o snapd creio que não volta mais não, já usei Ubuntu assim por um tempo e nunca voltou.
Você pode desinstalar os Snaps e deixar ele quieto. Se você for fazer isso, instale a Gnome Software (junto com o suporte a Snaps) e remova os Snaps por lá.
Eu deixaria o suporte aos dois, pois tem programas que são um pouco melhores em Snap e outros que só tem em Snap.
Então, mesmo com o sistema permitindo a retirada do suporte aos Snaps, eu não desinstalar o suporte por completo.
Se você só quer a grade de aplicativos, tem a extensão “Dash tô Panel”. Se você quer algo parecido com o Windows, é isso.
Também tem a extensão Arc Menu que exibe um menu de aplicativos, tal como do ZorinOS.
Mas se você não gosta dos Snaps, pode ser que o Mint seja uma escolha melhor.
Eu decidi optar pelo Ubuntu mesmo e irei deixar o suporte a ambos, percebi que o Zorin (e o Mint, se não me engano) possuem esses suportes. Aliás, segui sua sugestão e acabei gostando do Mint também, depois de testá-lo no site DistroSea.
Eu testei o Arc Menu no Zorin OS e não gostei. Gostaria de saber se há alguma forma de desabilitar a multitarefas apenas na grade de aplicativos?
Eu, particularmente, não possuo nenhum problema com os Snaps, é que vi alguns vídeos de pessoas reclamando dos Snaps e pessoas não estando nem ai, digamos assim, para eles, vendo-os como mais um forma de obter seus aplicativos.
Uma preocupação que tenho é: digamos que instalei a versão 24.04 do Ubuntu e segui o passo-a-passo no Flathub; com as orientações sobre como instalar o suporte a Flatpacks no Ubuntu e várias outras distros; caso eu resolva atualizar a versão do SO para, sei lá, a 24.10, o suporte a flatpacks será perdido haja visto que o “foco” do SO são os Snaps, e eu terei que instalar novamente? (pensando no Zorin e no Mint, as vezes acho meio difícil de ocorrer, mas, vai que né).
De toda e qualquer forma, sigo buscando informações sobre Linux, em vários sites e vídeos no YouTube (não somente em português, mas em outros idiomas também), acaba que não gostei do Windows 11, não me agradou nem um pouco, as coisas lá parecem meio confusas, como se o sistema tivesse sido feito às pressas (talvez por conta do medo da Microsoft, do crescimento do Chrome OS nos EUA) e muita coisa que é fácil no Windows 10 se torna complicado no Windows 11 sem contar que o sistema parece mais pesado e com a adição de tanta IA o espaço ocupado em disco parece ser maior. A primeira vez que tive contato com um sistema Linux foi na biblioteca da Universidade em 2017, e foi com Mint, porém, em 2022 vi o Ubuntu, também nos computadores da Universidade, e o visual do SO me agradou bastante.
O Mint não possui suporte aos Snaps. Aliás, até a instalação do suporte aos Snaps é bloqueado no Mint.
No caso do Ubuntu, essa forma seria desabilitar a Ubuntu Dock e instalar a Dash to Panel no lugar. Assim, ficaria um painel como do Windows.
No Zorin, ele por padrão segue o padrão do Windows, que seria com a barra embaixo, o menu de aplicativo e um botão para seguir como é a Visão de Tarefas do Windows 10/11.
No leiaute que segue o padrão do Gnome, a única forma possível de fazer isso seria instalando o Arc Menu que, se não me engano, dá essa possibilidade de desativar essa multitarefas.
Mas essa tela de multitarefas é meio que parte do ambiente Gnome, então retirar ela totalmente é um processo que requer algumas configurações adicionais.
Nesse caso, o melhor seria trocar de ambiente, como o KDE Plasma, Mate, Xfce ou o Cinnamon (o Ubuntu oferece os quatro no Kubuntu, Ubuntu MATE, Xubuntu e Ubuntu Cinnamon respectivamente).
Eu creio que o suporte não irá se perder. Eu acho que não cheguei a atualizar o Ubuntu com o suporte a Flatpaks ativado (já que adotei os Flatpaks bem recentemente).
É sempre bom buscar mais informações.
Quanto ao Windows 11, usei ele por um ano e meio, e ele até me agradou, tem uma coisinha ou outra legal no sistema. Mas por ser incompatível com o meu notebook antigo, seria inviável manter ele.
E como a tela do meu notebook antigo estava dando problema, comecei a usar de vez o meu notebook novo com o Crystal Linux e assim, migrei de vez para o sistema.
A minha primeira vez foi lá em 2011, com o Ubuntu 10.04, acabei deixando de usar sistemas baseados em Linux em 2013 e voltei a usar depois de dez anos. As possibilidades que tem no Linux me atraíram muito e posso dizer que o sistema evoluiu muito nesses dez anos que fiquei longe.