É bom pra quem ta iniciando no mundo Linux? É “melhor” que o Mint?
É aquilo, não dá pra dizer se é melhor ou pior, mas é uma distro bem tranquila de usar. Muito leve e bonita na versão Lite, e igualmente bela na versão Core. O único “senão” é estar baseada no Ubuntu 18.04 e não no 20.04, o que deve gerar alguns pacotes antiquados, mas nada muito grave. Acho bem tranquila sim pra iniciantes
eu também acho que seja uma distro muito tranquila e fácil para quem é iniciante, além de se muito bonita por padrão, diferente do mint que aos meus olhos parece ter cor de vômito, eles falaram em agosto no twitter que a versão 16, baseada no ubuntu 20.04 lts deve sair próximo do final do ano
Particularmente, acredito que o Zorin afaga mais o usuário leigo, é mais intuitivo e digo isso não apenas levando em consideração o sistema, mas a apresentação do sistema em si. É só ir no site do Zorin e reparar no flow que o mesmo possui em comparação ao do Mint.
O site do Zorin possui um design moderno e flow intuitivo que guia o usuário desavisado, apresentando para o mesmo 3 versões do sistema, uma versão premium, uma versão normal e uma versão para computadores fracos. Por outro lado, o Mint possui um site nenhum pouco intuitivo para um usuário leigo, principalmente na hora de apresentar as opções de download, pois oferece opções com nomes como “XFCE”, “Cinnamon” e “MATE”. O usuário que está começando não vai saber o que essas coisas significam, sem contar que após escolher um, o usuário é direcionado para um site cheio de links que podem causar e causam confusão. A diferença é do dia para a noite.
Já usei é bem bacana. Vamos pular a parte do “sou extremamente leigo” pq estamos um degrau acima (estou certo disso 99%)… É simples de usar como a maioria e a instalação é básica e pode ser feita numa partição ou não. Não sinto dificuldades senão no Arch e no Kali
É um ótimo sistema para se introduzir no mundo Linux. Eu não hesitaria em instalar um Zorin ou um PopOS para um usuário final e ajudar ele a conhecer, se ambientar e etc.
Porém, se você já trabalhou com T.I. e/ou tem um conhecimento considerável sobre tecnologia, recomendaria já ir para um Manjaro, Mint ou variações do Ubuntu com ambientes gráficos fora do GNOME (como o Kubuntu, Xubuntu ou Lubuntu).
Não conhecia o Zorin, nunca testei, fiquei curioso ontem e resolvi test-a-lo no Virtualbox. Cara, fiquei impressionado demais com cada detalhe do sistema. To na versão Core. A beleza, velocidade, estabilidade, personalização, tudo, sem críticas. E o Zorin connect, que beleza! Parabéns aos desenvolvedores pelo trabalho, que é tão sério que até uma cidade da Itália adotou em sua prefeitura, em mais de 500 máquinas.
Pensei que tinha parado com o SDA, mas o Zorin me fisgou kkk
Testem e me digam aqui!
Eita se o Zorin 16 já vier com o GTK 4
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.