Zorin OS não ativa driver placa nvidia

Tranquilidade meu povo?

Estou com problema para ativar a placa NVIDIA GeForce RTX 3050 4GB GDDR6 no notebook.

Segue alguns prints:
image

image

Baixei o driver no site da nvidia, mas no final da instalação aparece esse erro:

Acredito que a placa não está sendo reconhecida
image

Eu li em um fórum que era para desativar o Secure Boot, mas quando desativei, assim que loguei no sistema travou a tela.

Se algum puder me dar uma ajuda, agradeço muito.

O ideal é nunca baixar o driver no site da Nvidia.

Selecione a opção nvidia-driver-510 no menu de drivers, aguarde a conclusão do processo, reinicie e veja se funciona.

Qual é a versão do kernel?

Desativar o Secure Boot causou o congelamento provavelmente porque o driver da Nvidia foi carregado e não funcionou corretamente. O Secure Boot ativado pode estar impedindo o carregamento do driver, de qualquer forma.

1 curtida

Como é uma GPU mais nova, acho que é mais jogo instalar no auto-install, não? sudo ubuntu-drivers autoinstall
E quiçá nem instalar o driver closed source, já que é uma Ampere

1 curtida

Seu note tem 2 GPU, existe um software para fazer a troca entre elas.
Alguma coisa prime.

Você se quer leu o post ? O cara “instalou” o driver do site da Nvidia, o que pelo teor da dúvida dele, é um usuário novo, logo não é “next next install” no arquivo tar disponibilizado.

5.14.0-1049-oem

Acabei de fazer um teste com o live do Pop_OS, e mudando para a opção Audit Mode na BIOS e o drive a placa é reconhecida sem eu precisar fazer nada:

Reconhece incluse o modelo da placa
Screen Capture_select-area_20220823221812

Fiz o que você recomendou e aconteceu isso, agora o sistema não inicializa kkkk

Já fiz esse procedimento e não deu certo

Tem a GPU integrada com a CPU e a da nvidia.

Sim, instalei o driver do site da nvidia, como uma das últimas opções antes de vir aqui nesse fórum, já que todas as outras que tentei não deram certo.

Sim, sou um usuário novo nessa questão de placa de vídeo dedica no linux, nunca tinha me deparado com esse cenário, logo não via a necessidade, até então, de me aprofundar nesse tópico.

Já chegou a fim de vida esse kernel. O Pop!_OS tem uma ISO que consta com os drivers proprietário de vídeo da Nvidia já inclusos, por isso. Se ainda estiver com o Zorin, tente atiualizar o sistema como um todo e reinicie: sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y && flatpak uninstall --unused -y

1 curtida

Resolvi instalar o Zorin do zero novamente, só que dessa vez com a opção com a opção que já vem com os drivers da nvidia.

O live (kernel 5.13.-30-generic) funcionou, carregou os drivers nvidia, reconheceu o modelo.

Fiz a instalação conectado na internet, tudo ok até aí, mas após reiniciar, percebi que nenhuma placa de rede foi reconhecida, nem WiFi nem cabo.

Reinicie e vi nas opções de boot do Zorin as duas opções de kernel:

5.15.0-46-generic não reconhece as placas de rede, também não reconhece a placa de vídeo.
5.14.0-1049-oem reconhece as placas de rede mas não reconhece a GPU.

Fiz isso mas não surtiu efeito porque na formatação já tinha atualizado.

Já segui esses passos, aconteceu o que relatei acima.

Minha ideia ao sugerir o driver mais antigo era investigar um possível problema no pacote mais atual. A placa é recente, mas ela é suportada desde o driver 510.47.03. Não era para resultar em tela preta.

No mais, o driver open source pode ser interessante mesmo.

Há um tempo atrás eu tentei instalar o ZorinOS em meu laptop. A versão ideal do driver da Nvidia para ele é a 390. Depois de muita dor de cabeça tentando fazer funcionar de trocentas formas diferentes, acabei desistindo. Curiosamente, no Ubuntu 20.04 LTS, que serve de base para o ZorinOS 16, funcionava sem qualquer configuração adicional.

O problema aí pode ser a distro mesmo. Ao menos com base nas experiências que ambos tivemos.

1 curtida

Pois é, com o kernel mais antigo 5.13.0-30-generic que é a versão da ISO, funciona perfeitamente, mas quando atualiza o sistema da os problemas que relatei acima.

Já perdi muito tempo tentando fazer funcionar, o jeito é procurar outra distro. Acho que vou testar o Pop_OS

1 curtida

Fiz um último teste só para desencargo mesmo.

Reinstalei o Zorin, sem conectar na internet para não atualizar durante o processo.

Após reiniciado, fiz a atualização pelo terminal, reiniciando mais uma vez, agora com o kernel 5.15.0-46-generic, o mesmo que não tinha reconhecido minhas placas de rede, eis a surpresa, GPU e placas de rede ativas e funcionando. Vai entender!!! kkkkkkk

Se alguém puder explicar… kkkkkk

2 curtidas