No próprio pendrive bootável eu perdia o vídeo assim que o sistema iniciava. Fui capaz de instalar o sistema através da opção de gráficos seguros imaginando que eu poderia atualizar os drivers após instalado o sistema.
Depois de instalado o sistema, não fui capaz de usá-lo, perdendo o vídeo antes da tela de login. Quando digo “perder vídeo” é como se eu puxasse o cabo hdmi.
Fui capaz de usar o sistema colocando o comando “nomodeset” no grub, porém iniciava todo bugado, com cores invertidas e bem lento.
Fiz de tudo para atualizar o driver, baixando do próprio site da amd e colando um monte de comandos que vi por aí no terminal. Nada mudou.
Reparei também que no lugar de mostra minha placa de vídeo nas informações de sistema, mostrava um llvmpipe
Meu hardware é um i5 3470 e rx580.
Tenho uma suspeita, umas das minhas fans da placa de vídeo queimou, eu ainda não troquei porque não faz falta, não tenho jogado nada pesado ultimamente e a placa não esquenta. Suspeito que isso esteja bugando o driver. Procede?
Neste momento estou com o windows instalado, mas com o zorin engatilhado no pendrive caso alguém possa me ajudar.
Edit: Eu cheguei a tentar dar boot num fedora, mas quando vi que o mesmo problema ia se repetir, entendi que não importava a distro e tentei resolver especificamente no zorin os.
Também estou adicionando a conversa que tive com o chatgpt tentando corrigir o problema, lá tem varios ctrl c do que eu fazia no terminal
Olá,
Estou com o mesmo problema, uso uma rx580, e tentei instalar o Ubuntu, porém não da vídeo igual ao seu relato.
Tentei varias distros e sem sucesso.
Na displayport ele funciona normal, porém no HDMI não consigo usar.
A um ano atrás estava funcionando normal, depois parou.
Olá pessoal,
Consegui resolver depois de muito tempo e pesquisa, no Ubuntu com o comando amdgpu.dc=0
Obs: Não tenho certeza se perder algum recurso da GPU, estou testando, mas o foco que seria reconhecer o monitor está funcional.
Como adicionar o parâmetro ao GRUB:
- Abra um terminal e edite o arquivo de configuração do GRUB:
sudo nano /etc/default/grub
- Encontre a linha que começa com
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
e adicione amdgpu.dc=0
no final dela. Ficará algo assim:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash amdgpu.dc=0"
- Salve o arquivo e saia do editor:
- Pressione CTRL + O para salvar.
- Pressione CTRL + X para sair.
- Atualize o GRUB para aplicar as mudanças:
sudo update-grub
- Reinicie o computador:
sudo reboot
Putz, provavelmente há uma falha de hardware no conector da placa de vídeo, no cabo hdmi ou no monitor.
Digo isso porque era pra funcionar normal, mas as vezes um problema como “oxidação” de algum pino da placa de vídeo faz com que a detecção do monitor deixe de acontecer e o sistema pode travar ou apenas ignorar o monitor. Isso aconteceu no meu notebook e ele simplesmente não inicia se tiver monitor no display port dele. Mas se eu ligar o computador, daí ligar o monitor e verificar o log enquanto conecto o cabo, aparece um monte de erro no sudo journalctl -f
Com sorte é questão de tentar um outro cabo hdmi e funciona, mas se for problema de hardware aí só eletrônica pra resolver.