Zorin OS 17 Beta é lançado!

Finalmente, está disponível a versão beta do Zorin OS 17!

6 curtidas

Baseado no Ubuntu 22.04.
Kernel 6.2.0-37-generic.
Gnome 43.9.

2 curtidas

Já ia postar isso kkk finalmente! tava vendo os posts dando previa no X.

2 curtidas

Entrei aqui só pra postar hahahahaaha

2 curtidas

testei em vm e bom,removeram o suporte a snap,e o firefox vem em flatpak,fora isso tem um efeito novo de cubo quando altera as areas de trabalho,nenhum estilo de area de trabalho diferente na versao core,eu testei e tava com 1,4gb de ram sendo usada,velocidade ok em vm respeitando meu i3,mais bom,achei ele bem daora,veio com novo wallpaper,quando lançar acho que sera mais um acerto da equipe do zorin

1 curtida

Wayland por padrão.
A loja de aplicativos está rápida, bonita e vem com várias informações. Não tem pacotes snap.

2 curtidas

sabes me dizer se o bug da loja de quando estar instalando ele ficar travado como se tivesse terminado mais nao termina nunca,no zorin lite do meu irmao ele ficou 2 minutos tentando instalar o plank preferences pela loja e nao instalava(a internet naquela epoca era mais de 50mb)

O Zorin OS é uma das distros mais bacanas que eu já testei, e uma das mais lindas também, mas não consigo entender esse calendário de lançamento de versão nova. Falta menos de 5 meses para sair o Ubuntu 24.04 e só agora o Zorin vai passar a usar a base 22.04. E é sempre assim, a versão nova do Zorin sempre sai com a base LTS que está prestes a ser substituída. Se o Zorin 17 fosse lançado no segundo semestre de 2024, já com a base 24.04, seria muito mais bem recebido do que se lançado agora com a base 22.04. Acho triste…

1 curtida

exatamente,nao sei oque custa eles esperarem o lançamento do 24.04 pra poder se alinhar com o lançamento das lts

Caso eles tenham uma equipe muito pequena, é possível que tenham medo de demorarem muito para conseguirem lançar uma nova versão se esperarem pela LTS do próximo ano. Quanto mais uma distro demora para lançar uma nova versão, mais relevância ela perde.

O Ubuntu LTS tem exatamente o mesmo tempo de testes para lançamento que as versões intermediárias, então eles esperam 1 ano e meio, pra lançar a nova versão, porém, com certeza de 1 estabilidade muito maior em toda a base. Porém, como eles mantém o kernel 1 pouco mais recente, não sacrificam tanto a detecção de hardware, como dá a entender.

1 curtida

Cara, usei por muito tempo!
Mas ficava doido quando lançava uma versão nova e tinha que reinstalar do zero. Aí fui pro Big Linux que também é bom e Rolling Release.

Agora com o Upgrader e essa atualização acho que volto hein! Hehe…

Pois é, isso acaba atrapalhando a compatibilidade, eu por exemplo não posso usar o 16 porque o drive da AMD na versão do kernel dele é problemático, agora saiu o 17 com kernel 6.2, parece que o zorin é sempre destinado a hardwares com mais de 3 anos.

Já usei o Zorin Lite em um computador antigo e não ocorria esse bug comigo.
Plank, sempre instalei pelo terminal.
No computador atual, Zorin 16.2, também não tenho problemas com a loja de app.
Na versão beta do 17, não vi esse tipo de bug.

Só ir no Synaptic e instalar o kernel 6.2, ou então, usar o kernel Liquorix.

Na verdada a LTS tem um período de testes um pouco mais longo. A Canonical só dá uma leve forçada de barra com o GNOME.

Esperar um ano e meio é exagerado. Há usuários que reclamam por não estar mais conseguindo rodar alguns programas de tão antiga que é a base que o zorinOS usa.

Só instalar a versão em Flatpak

Se tudo que a pessoa usa está disponível em flatpak, aí é de boa mesmo.

2 curtidas

Ótima noticia que não tem Snaps! não sou hater de snaps porém é obvio que Flatpaks são melhores e ter dois tipos de pacote sandbox só confunde novos usuários, duas bibliotecas sem necessidade, tendo o Flathub já fica perfeito.

1 curtida

exatamente,fora que varios apps snap tambem estao disponiveis em flatpak

1 curtida