Zorin OS 16 Beta está entre nós

Pra ser sincero, eu acho essas brigas de distro bem chatas. Tá, como piada okay, mas sério, simpar pra distro é pra acabar (não estou falando que você está fazendo isso, btw).

Linux Mint foi minha primeira distro. Era legal instalar e ver o logo aparecer na inicialização, e depois usar o sistema, que rodou em um pc antigo que tenho aqui (LGA 755), enfim, gosto distro e acho funcional.

Zorin OS por um tempo foi meu daily driver, e está com possibilidade de se tornar novamente, dependendo de que rumo o Pop tomar, mas acho que vai depender. Eu passarei a recomendar o Zorin para os curiosos com Linux, though, por apresentar mais opções de layouts fáceis, e inclusive o perfeito Gnome 3.38!

Ambas as distros tem pontos que eu acho interessantes, e dependendo recomendo as duas. A que servir melhor a pessoa ela fica. :stuck_out_tongue: :smiley:

1 curtida

Mas ninguem esta brigando, eh apenas a opiniao de um usuario em relacao a este projeto; pode ate parecer desagradavel alguem mandando a real da distro (e para muitos eh como se alguem falasse mal da nova namorada do individuo) mas convenhamos que sao fatos pertinentes e com fundamento
Testei essa nova versao e posso dizer que no modo visual esta melhor que a 15.3, mas mesmo assim ainda há um longo caminho a percorrer ate ganhar a notoriedade merecida (um dia quem sabe ganhe) e no momento estou aguardando a versao XFCE pra saber se algo mudara no meu conceito sobre a distro

4 curtidas

Isso, perfeito. Eu só quis dizer de uma maneira geral. O mint tem coisas que no Zorin poderia ter. E O Mint não tem algumas coisas que o Zorin tem. Algumas são coisas que deveriam ter em ambas, e outras são questões de propósito.

1 curtida

Perae, q eu saiba Zorin segue a base LTS do Ubuntu, que é de 2 anos, mas não lança uma nova versão de imediato, junto a distro mãe, aguardando um certo tempo, para que a nova base tenha mais estabilidade. Ou seja, a versão 16 está saindo 1 ano depois do LTS + recente do Ubuntu. Não anoS.

E qual o problema?

Sério isso? Imagine se tudo quanto é remaster for criar seu próprio Desktop Enviroment, a confusão q seria. Sem contar q a grande maioria ou seria uma versão do Windows, com poucas modificações e iriam fracassar em criar uma identidade própria.

Se for avaliar todas essas exigências, é complicado, até pq:
É software livre, não precisamos reinventar a roda, muitas vezes, aperfeiçoar o código já existente e compartilhar com todos, é mais inteligente e viável.
Imagine se o Mint, ao invés de gastar tempo sendo algo em separado do Ubuntu, trabalhasse para q suas criações fossem uma flavor e, ao invés de criticar a Canonical, colaborasse para q a Mint Install, seu esquema de atualizações e claro: o Cinnamon DE.

3 curtidas

Não duvido q os usuários pagantes já estão usando essa versão a tempos, muitas vezes dando o feedback necessário pra chegarem a atual forma da versão 16.

Desculpe se minha pergunta for muito idiota, mas vc tem certeza q os usuários pagantes não tem algo exclusivo deles, usando exatamente o mesmo blog q os não pagantes?

E como seria essa inovação? Vamos ver se é algo q posso vir a trabalhar junto ao @eltonff e o @Natanael.755 para a versão 20.1 do TigerOS.

Que é o… trivial. A Microsoft quis inovar no visual do w8 e criou o pior desktop de todos (os q foram distribuídos ao público).

2 curtidas

Eu não vejo nenhum problema em eles terem seus servidores próprios, o Mint utiliza os servidores do Ubuntu, sem dar nada em troca e depois gerar uma briga idiota à Canonical por causa das políticas do Snap, o famoso: Reclamar de barriga cheia.

E se a equipe do Zorin não quer desenvolver uma interface própria ? O linux e o open source te dão muitas possibilidades no que você quer fazer, achei muito bom em eles pegarem o Gnome 38 (que é excelente), em aprimorar, colocar mais recursos e a sua identidade visual para a distro, e no final das contas, todo mundo saí ganhando.

2 curtidas

Pois é, tem tudo isso.

1 curtida

1 ano após a LTS eh tempo demais… Esse negócio de “estabilidade” eh desculpa furada visto que todas as principais distros baseadas (inclusive as flavours Xubuntu, Kubuntu e etc) ja adotam a nova base; experimenta instalar um wine na base 18.04 sem antes instalar as libaudio e veja o que acontece

O problema eh a imagem, seriedade e comprometimento da distro; isso eh um sistema operacional, nao eh um fork da pimaco criado por um estudante para imprimir suas etiquetas; se querem ser uma empresa precisam agir como tal

Serissimo; mas nao sao exigencias e sim conceitos basicos em toda “nova” distro; a menos que a ideia deles eh ser mais uma “refusifuqui”; as poucas coisas que citei foram criadas pela equipe do Mint com seus pouco mais de 20 membros
O conceito de tempo de criação eh relativo, o que conta eh o pós em fornecer manutençao em tudo o q eh criado
Vou citar tambem o Deepin que criou um novo conceito alem de uma das melhores lojas de aplicativos que ja vi; entao criatividade eh a chave

Interessante; todo mundo critica o Mint por ser um sistema conservador e pouco suscetível a mudanças com receio da reprovação da comunidade, mas com o Zorin ta tudo certo

3 curtidas

Acredito que ele se referia ao servidor para o download das ISOS e pacotes referentes à distro e não aos apt

Isso é o sistema ser estável, as pessoas confundem ser estável com não ter bugs, w não é bem por aí, o Zorin OS usa GNOME que por consequência usa GTK, qualquer pessoa que desenvolveu um app ou extensão pro Zorin OS em específico não precisou nem recompilar e isso é p que se conhece por estabilidade

1 curtida

Exatamente !!

O que muita gente nao entende que a briga do Clement com a Canonical foi em prol da comunidade
Nao eh pq a “toda poderosa” canonical desenvolve algo que ele eh perfeito e deve ser usado
O fato eh que os Snaps sao problematicos, lentos e so a Canonical acha que eles devem ser um padrao no mundo Linux e nao eh assim que funciona; tanto que outras distros como POP’os e etc adotaram o Flatpak por ele estar mais alinhado com a comunidade

3 curtidas

Ah sim, tinha entendido outra coisa

1 curtida

Embora eu acho que ter um repositório próprio pra ISO seja uma boa, o modelo que o Zorin trabalha com o Source Forge é muito superior ao estilo do Mint, lá basicamente clica em “Download” e o “Download” começa, e o mais interessante, eles tem um sistema de métrica saudável no processo

Na verdade, é um ano a mais só, se você desenvolve um app/extensão pro Zorin OS, por 2 anos anos você não precisa por a mão no código e tem um ano a mais pra migrar (isso se quiser lançar no beta, se for no prazo certo são 1 ano e 7 meses a mais), no Ubuntu e Mint você tem 6 meses cravados pra migrar seu app, isso reduz a inconsistências e permite que apps sejam testados internamente por um tempo muuuuuuuuito maior

Só que a justificativa do Clement não foi nada disso e ainda usou de pura hipocrisia, mas isso é off topic

Mal posso esperar para @Dio produzir vídeo sobre Zorin OS 16.:sweat_smile: Também seria legal testar por uma semana e depois postar vídeo sobre isso.

3 curtidas

Mas desde quando pegar uma base estável para desenvolver um projeto é furada??? Até na industria se faz isso ( Carros, barcos, aviões placa mãe, processadores… e princialmente software).

É só questão de tempo :smiley:

1 curtida

As flavors sim, já as remasters, não, como é o caso do Zorin e Elementary, além de derivados, como Mint. Bem, cada um sabe seu público alvo.

Aí é o caso de opinião particular.

Nova remaster ou derivado, distro vai muito além.

Novo conceito… com relação a loja, realmente criou a mais bela, porém o DDE está longe de ser um novo conceito. Tipo uma dock com blur, um menu também com blur, com fica grande ou pequeno…
Não consigo usar o Deepin 15.11 por + de 1 semana, por me sentir engessado. É realmente LINDO, mas como o Dio comentou em já + de 1 vídeo: parece q a cada nova versão está mostrando menos diferenciais.

Não vejo o Zorin realmente inovador. E acredite: gosto do Mint justamente por isso.

Os pacotes que compõe a base LTS ja sao amplamente testados durante as Point-Releases, tanto que a LTS so sai de 2 em 2 anos, entao nao tem necessidade de perder mais 1 ano fazendo o “teste do teste” e como eu disse anteriormente, todas as flavours ja adotam a nova base, entao todas estao erradas ?
Nenhum sistema eh perfeito, todos sao propensos a falhas e erros e mesmo agora apos 1 ano da LTS isso pode acontecer, entao o tempo de erro eh relativo, o mais importante eh elaborar uma correçao o mais rapido possivel assim que ele acontecer

Eu gosto bastante de distros bleeding edge, realmente acho divertido estar sempre usando o que há de mais novo. Porém, por conta do trabalho, entendo perfeitamente o valor do LTS e de uma pegada mais estável em alguns sistemas operacionais e que nem sempre significará software antigo.

Apesar de entender a frustração que o @RepoPranks está demonstrando, a expectativa simplesmente não corresponde com uma LTS e com a proposta do Zorin. O Zorin OS nunca se propôs a ser uma distro atualizada constantemente, em todas as comunicações eles sempre citam estabilidade na base, ou seja, correções e ajustes, e não grandes mudanças.

Alinhar nossa expectativa com a proposta do produto é muito importante, dessa forma, evitamos acumular estresse desnecessário.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Sim, acho que nao fui muito claro

Quis dizer diferente de todas as outras porque boa parte adota a gnome-software, ai vem a loja do Mint, o incompreendido Discover

Ai eh que esta, eles podem ate nao gostar de mudanças mas criaram coisas que ajudou muita gente, eu considero o Nemo anos luz do Nautilus (acho que so perde pro Dolphin)
Mas mesmo nas mudanças minimas acrescentam algo, ate um cliente IPTV que pra muitos eh besteira, nao me lembro de outra distro popular que venha com isso incorporado (ah Kodi nao conta)