Zorin OS 16 Beta está entre nós

Está entre nós, o Zorin Os 16 Beta, A equipe do Zorin, publicou em seu blog, muitas informações e novidades da nova versão.

O Zorin OS 16 foi atualizado com uma aparência renovada, introduzindo um tema padrão novo e mais sofisticado que é mais agradável aos olhos. Você encontrará toques detalhados e animações em todo o sistema que elevam sua experiência de computação.

A velocidade tem sido o foco principal no Zorin OS 16, então a área de trabalho é muito mais rápida em uma ampla variedade de hardware, antigo e novo. Otimizações de desempenho foram feitas em todos os níveis do sistema operacional, desde o kernel até o ambiente de desktop.

Uma biblioteca de aplicativos maior: Flathub agora incluído

E muitas novidades para a nova versão !

Link do blog e também para poder testar o Beta: Introducing Zorin OS 16: Test the Beta Today - Zorin

10 curtidas

Acabei de baixar para fazer alguns testes iniciais, o que posso dizer agora é que a experiência parece mais polida que na versão 15. O aspecto visual do tema também me agradou mais. :wink:

Uma análise mais profunda, somente após mais testes. Mas parece ter muito potencial.

:vulcan_salute:

7 curtidas

lindo lindo lindo
tem tudo para roubar o lugar do mint em ser a distro fácil para iniciantes

3 curtidas

Eu também irei testar na minha maquina virtual

Já baixei e irei testar a noite.

The year is 2221…

Vou baixar e testar

1 curtida

Agora com Jelly Mode!

#GarudaFeelings

3 curtidas

Estava com uma máquina parada aqui desde que troquei o processador e já aproveitei e instalei o beta do Zorin 16, está muito bom, e como é baseado no Ubuntu 20.04, acredito que não haverá problemas de estabilidade.

2 curtidas

Os Zorin e equipe têm uma “pegada” de marketing que falta à turma do Mint.

Mas não há destaque a esse lançamento na página oficial, nem no canal do Zorin OS no YouTube…

1 curtida

Ja estou baixando o Beta

Eu não testei mais pelas fotos achei impressionante, Zorin e P! OS com o COSMIC são duas distros candidatas as mais bonitas de 2021 até o momento.

1 curtida

Pode ser que estejam parcelando a divulgação, para os servidores não caírem.

Testei pro alguns minutos a iso live e achei o tema lindíssimo e o sistema super user friendly. Só senti falta do gradiente no tema escuro.

Para quem está testando ou pretende testar o Zorin 16, a empresa disponibilizou um link para que todos possam enviar reports e feedbacks.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Só por causa disso daqui já vejo um bom motivo para usar o Zorin OS.

Pop!_OS e Zorin são os que mais se aproximam do que pra mim seria uma distro ideal: user friendly, bonita, e que não deixa ninguém de fora com layouts zoados. Tomara que continuem com isso nas versões seguintes…

4 curtidas

Tô testando aqui, e as primeiras impressões são muito positivas, gostei bastante do novo tema. O aplicativo Tour, ao iniciar o sistema, é aquele app que todas as distros poderiam ter (tirando o Fedora de já ter) dando boas vindas ao usuário, os papéis de parede também são muito bonitos. E eles acertaram em cheio em trazer o kernel 5.8 e o Gnome 3.38 !

2 curtidas

Confesso que passei o dia na expectativa da liberação da iso beta e assim que consegui baixar, já instalei numa de minhas partições. Curto muito esse projeto, mas estava bastante decepcionado com a versão 15 que se manteve por tanto tempo na versão bionic do Ubuntu e agora com essa grande atualização, fiquei bastante ancioso pra ver o que saiu de bom depois de tanta demora.

Antes de mais nada, queria deixar registrado aqui uma observação referente ao suporte e participação dos devs em uma distro que traz uma proposta bem comercial com clientes pagantes, mas pecou MUITO na qualidade de atualização e de comunicação. Um blog empoeirado não me parece uma demonstração de respeito aos usuários, especialmente com os que desenbolsam um valor para ter a versão “Ultimate” e uma suporte especial.

Bom… O Zorin 16 Beta… até o momento, posso dizer com mais segurança em relação ao visual, pois ainda é preciso um tempo maior de uso pra sentir bem o sistema. Eu esperava alguma inovação maior em relação ao desing, mas confesso que capricharam no trivial. Visualmente, o Zorin faz jus ao que se propõe sendo bem atento, exigente e coerente em relação à construção de identidade visual e layout… salvo algumas coisinhas, como por exemplo, a barra de título que em alguns programas, mesmo no modo dark, ela fica branca. O sistema me parece bem fluido e leve, assim como eu esperava do Gnome 3.38 e mesmo sendo uma distro beta, não reparei nenhum bug até agora. Ah, gostei de terem colocado um botão de “feedback” como favorito na dock e que leva direto pra uma página do Zorin pra você enviar comentários, sugestões e reportar problemas.

Salvo minhas observações sobre a falta de atenção e interação do projeto com os usuários, penso no Zorin como um exemplo a ser seguido em coerência visual, por ser um sistema conciso e atento com detalhes que tornam um OS popular, oferecendo uma curva de aprendizado bem rápida, intuitiva e design bonito e confortável… ah, e estável. Se a comunidade Zorin se comprometer em ser mais presente e inovadora, tem tudo pra colocar o Linux Mint no chinelo.

3 curtidas

Dei uma testada rápida pela live usb. Cara, agora o tema escuro ficou muito melhor do que antes. Agora não está mais esquisito, está mais agradável aos olhos. Foi o que eu senti.

1 curtida

Eu também senti isso e muita gente estava reclamando com o tema escuro, agora no 16, é notável a mudança no tema e ficou bem melhor.

1 curtida

Sempre que sai uma versao nova do Zorin eu ouço a mesma história; “ah o Mint ja era, vai perder o posto e bla bla bla” e eu respondo sempre a mesmo “D u v i d o”
O sistema eh promissor mas ainda tem que comer muito feijao pra pensar em ultrapassar o mint, desenvolver tecnologias novas (que vao alem de implantar um arc menu personalizado), e principalmente seguir um cronograma e nao abandonar os usuarios por anos em uma base antiga
Ter servidores proprios ( download no sourceforge, isso eh serio??) e nao ficar bombardeando a distro com ppas que podem quebrar a qualquer momento
Desenvolver uma interface propria, um gerenciador de arquivos proprio, um sistema de atualizacoes decente e por ai vai
Mas um dia quem sabe eles chegam la

7 curtidas