Zorin Group prepara lançamento de seus novos produtos!

Com um post em seu blog, a equipe de desenvolvimento do Zorin Group divulgou muitas novidades sobre seu próximo grande lançamento o Zorin OS 16. A próxima versão do sistema, também marca um reposicionamento da empresa e alguns produtos serão reformulados, como o Zorin OS Ultimate, que passará a se chamar Zorin OS Pro - o que me parece muito acertado, dado o foco em clientes corporativos do projeto.

Membros da imprensa e profissionais que cobrem software livre, receberam acesso ao novo site contendo mais informações sobre os novos produtos e a uma imagem de pré-lançamento do novo Zorin OS Pro. Em relação ao primeiro beta do Zorin OS 16 que pude testar alguns meses atrás, o novo sistema traz melhorias visíveis no tema, atualizações em diversos pacotes e um novo layout inspirado no Windows 11.

O Zorin OS 16 é baseado no Ubuntu 20.04 LTS, mas conta com um mix de apps bastante particular, com muitas customizações e pacotes em versões específicas, mantidos pela própria distribuição.

:vulcan_salute:

12 curtidas

Não perderam tempo rs parece um detalhe bobo para quem usa distros a mais tempo, mas conheço 2 pessoas que me disseram que darão um chance ao sistema somente por vir familiar aos olhos deles.

1 curtida

O Zorin é uma das minhas distros favoritas, se eu tivesse que optar por uma LTS, ela provavelmente seria uma das escolhas prováveis.

4 curtidas

testei e realmente é muito bom.

1 curtida

Acho que ainda não testei essa distro. Vou colocar na minha lista. :grinning:

2 curtidas

O elementary 6 está sendo lançado hoje, e muita gente se lembraria do Zorin. Este anúncio é puro senso de oportunidade.

Mas periga o lançamento do Zorin 16 ficar obscurecido pelo do Debian 11.

1 curtida

Tenho minhas dúvidas se o público que se interessa por Debian é o mesmo que se interessa por Zorin OS. Ou, colocando de outra forma, o público-alvo do Zorin OS me parece muito mais focado em pequenas empresas e profissionais individuais, e não o público médio como o Debian.

2 curtidas

Acho esse tipo de iniciativa dos desenvolvedores muito benéfica ao mundo Linux para desktops isso cresce aos olhos de outros desenvolvedores que podem disponibilizar mais softwares profissionais para o S.O e não só. Com um incentivo financeiro maior alem de doações os desenvolvedores podem focar mais ainda no trabalho, contratar pessoas e deixar o sistema cada vez mais completo, e incentivar outras equipes a fazerem o mesmo, aumentando a concorrência por público, tendo valores acessíveis e um melhor suporte, vejo com bons olhos estás iniciativas para o futuro, eu pagaria tranquilamente para ter algo mais “premium” nunca testei o Zorin mas achei bem legal o post do blog deles, seria legal produzir uma matéria para o blog mais completa sobre tudo que falaram no blog deles.

2 curtidas

Temos um conteúdo falando sobre o Zorin 6 Beta no blog e também um video no canal. Outros conteúdos sobre o Zorin OS Pro e outras novidades devem sair em breve.

1 curtida

Gostei do Wallpaper, alguém sabe onde baixa-lo?

Qual wallpaper? A imagem de abertura é apenas uma colagem, não é um wallpaper oficial da distro.
Não encontrei nenhuma fonte oficial para baixar os wallpapers, mas assim que a distro for lançada vai pipocar pela internet.

Essa imagem da abertura me parece o Wallpaper do sistema, como mostra a foto do @Dio no instagram.

Captura de tela de 2021-08-10 19-15-08

2 curtidas

Entendi. Mas creio que ainda vale a lógica.
Após o lançamento deverá ser fácil encontrá-lo na web.

2 curtidas

Nao seria melhor esperar o lançamento do Ubunto 21.10, pra vir com com Gnome 40? Ou entao a criaçao de uma D.E própria ja q o Zorin se distingue tanto?

2 curtidas

Já estava demorando demais pra vir a nova versão, eles já estão bem atrasados (idem Elementary) - isso se deve às equipes das duas distros serem bem pequenas. Isso por si só já dificulta a possibilidade deles criarem uma nova DE (aposta que o Elementary fez e que retardou bastante a chegada da nova versão). E quando vier a nova LTS do Ubuntu, é provável que o Gnome 40 já esteja estável e desvendado o suficiente para que a equipe do Zorin já possa ter adaptado sua versão ao 40

1 curtida

É ainda mais complicado para os responsáveis pelo Zorin. O elementary é uma empresa com mais desenvolvedores e contribuidores, além de ser capaz de mobilizar MUITO dinheiro em arrecadações e ser muito inteligente quando o assunto é monetização. A campanha AppCenter for Everyone — iniciativa que marcou a transição do ecossistema do elementaryOS para flatpak — do elementary, por exemplo, arrecadou 100 mil reais em doações.

2 curtidas

Não temos como responder estas observações com certeza, mas na minha visão, é importante que ocorram lançamentos regulares para que os usuários/clientes não tenham a impressão de que o projeto está abandonado.

Criar uma DE própria envolve muito trabalho e não parece que este seja o foco do Zorin no momento, já que eles parecem estar focando na criação de serviços como o Zorin GRID e em soluções de suporte para empresas e escolas.

Analisar o mercado no qual o produto se insere, ajuda a entender algumas das decisões da empresa.

1 curtida