Zinnia MT100 não está funcionando no Linux

Caro amigo entrosado com sistemas linux,

Recentemente, minha fraca máquina com core i5 de 11ª geração não suportava mais rodar W10, tentei usar PopOs, e rodou lindamente, com alguns probleminhas, o que aceitei bem até o inesperado acontecer.

Eu tenho uma Zinnia MT100 e ela não funcionava de jeito nenhum no SO, tentei soluções online, mas não tinha quase absolutamente nada e o que tinha não dava certo. Tentei trocar a distro, Ubuntu foi o meu alvo, pensei; “é um SO bem mais popular, utilizado e ajustado pelo público, deve ter suporte para essa entrada externa” (ingênuo). Tive uma diferença apenas; a mesa funcionava, mas, tendo a mesa a mesma dimensão que a tela, respondia rotacionada em 90⁰, ou seja, a altura da tela correspondia à largura da mesa e vice-e-versa.

Novamente busquei suporte, ninguém pareceu ter resolvido esse problema. Como posso eu, artista digital, aceitar viver num sistema que não me permite fazer o que mais desejo? Não me contento com isso.

Por isso peço socorro à toda a comunidade Linux. Como posso vencer esta barreira?

Dispositivo: Dell Vostro 3500 com um SSD Kingston de 500gb e 8gb de RAM (São as modificações)

Olá!

Por curiosidade faça um pendrive com o Fedora 43 KDE. Isso porque o KDE tinha feita atualizações na área de reconhecimento de pen tablets e aprimorado integração com o sistema.
Então não custa tentar usando em modo Live. E se der certo, pode pensar em migrar para essa distro ou similar que usa o KDE Plasma Shell atualizado > 6.2.

De qualquer forma, caso queira uma possível solução no Ubuntu antes de tentar o processo com outra distro em modo Live, pode ir nesse link e terá um caminho:

Mesa digitalizadora no linux não foi reconhecida pelo driver do linux padrão (Debian, Linux Mint, Fedora, openSUSE Leap e Tumbleweed, Arch Linux, Manjaro, Pop!_OS, Zorin OS, elementary OS)

PASSO 1 – Usar Xorg, nao Wayland

O comando xinput que permite rotacionar a mesa so funciona no Xorg. Se voce estiver no Wayland, a rotacao nao vai funcionar.

Na tela de login, clique no icone de engrenagem e selecione a sessao com “Xorg” antes de entrar.

Para confirmar qual sessao esta usando, rode no terminal:

echo $XDG_SESSION_TYPE

A saida deve ser “x11”. Se mostrar “wayland”, volte a tela de login e troque a sessao.

PASSO 2 – Verificar se a mesa e reconhecida

Conecte a mesa e rode no terminal:

xinput list

Procure por entradas com o nome “T505”. Se aparecerem, a mesa esta reconhecida e pronta para uso.

AVISO: Os IDs numericos (id=16, id=18…) mudam a cada reinicializacao – por isso nao os use diretamente nos comandos.

PASSO 3 – Rotacionar a mesa em 270 graus

Cole o comando abaixo no terminal. Ele busca todos os dispositivos T505 automaticamente pelo nome, sem depender dos IDs:

xinput list | grep -i "T505" | grep -oP 'id=\K[0-9]+' | while read id; do
  xinput set-prop "$id" "Coordinate Transformation Matrix" 0 1 0 -1 0 1 0 0 1
done

Outras rotacoes:

• 90 graus → 0 -1 1 1 0 0 0 0 1
  • 180 graus → -1 0 1 0 -1 1 0 0 1
  • 0 graus (normal) → 1 0 0 0 1 0 0 0 1