ZFS e integridade de dados

“Deus roda o universo em ZFS (provavelmente)…” (by @Dio, 16/08/2019, Live - Youtube).

Depois de me borrar de rir com isto fui dar uma checada extra no assunto. Achei apenas 2 tópicos aqui no fórum, alguns meio confusos em fóruns gringos e umas coisas muito hardcore no zfsonlinux.org. Então resolvi dar uma chorada por mais informações (em modo didático, please), rsrsrs.
Uma das coisas que me chamou a atenção foi a capacidade de verificação contínua e reparo automático de dados. A outra coisa que chamou atenção, é que usar este recurso agora não é pra mim, porque pareceu bem mais avançado e sujeito a bugar a peça atrás do teclado.
Aí vem minhas dúvidas:

  • Se implementado no Ubuntu 19.10, ou outro futuro, isto seria algo “mais simples” como é escolher entre EXT4, EXT3, etc, atualmente?
  • Pelo que entendi, a recuperação de dados corrompidos exige uma cópia redundante - RAID 1 (dois discos) e/ou um subvolume (no mesmo disco)? Isto afeta muito o desempenho?
  • Btrfs já faz algo do tipo, me pareceu. Estou certo?
  • O que vocês recomendariam se a questão da integridade dos dados fosse importante? (tenho uma coleção de pratos de HD desmontados - entendem de onde vem a paranoia?).
  • Quem puder e tiver, por favor, compartilhe boas fontes de leitura sobre este assunto.

Obrigado e abraços!

1 curtida

Perguntas que eu não sei bem responder