Zen Installer Arch

Usei o Zen Installer para colocar o Arch em dual boot num notebook, tudo correu bem, fiz o particionamento manual, tudo certinho, marquei a opção sim para instalar o bootloader, marquei a opção para o grub identificar outros sistemas…Mas na hora que reinicio, vai direto para o windows, o grub nem aparece…
Alguém passou por isso ou tem dicas?

1 Curtida

verificou a ordem de boot na bios?

Verifiquei sim! o Arch nem aparece na Bios! Só o loader do windows e o pendrive de instalação quando esta plugado.

acho que o seu notebook não esta reconhecendo o grub ou voce acabou errando em algo em uma das partições

1 Curtida

Pois é… Eu já instalei várias distros nesse note, sempre reconheceu de boa… Vou tentar fazer de novo a instalação, olhando com mais atenção… vamos ver…

Eu tive um problema com a instalação do Arch tempos atrás. Antes de me habituar ao processo “padrão” do Arch também tentei instalar pelo Zen. Tipo tentei umas 4 vezes e nada. Ai parei pra ler. O arch mudou a forma de instalação. O kernel não é mais instalado automaticamente.
Aparentemente o Zen não está instalando também. Você pode instalar o kernel manualmente e verificar se esse é seu problema.

2 Curtidas

Se quiser usar um script tem o Archfi - veja o artigo instale-o-arch-linux-rapidamente

Aparentemente este está atualizado

1 Curtida

Valeu pela dica! Acho que foi isso mesmo. Consegui instalar o grub (meio na gambiarra, mas foi). Quando início, aparece apenas a linha de comando. Digitei “boot” e recebi uma mensagem sobre o Kernel.
Agora vou precisar estudar um pouco, pq instalar o Kernel manualmente é algo que nunca fiz e não tenho ideia de como fazer…

Vou ler o artigo! Valeu!

sudo pacman -S linux

Bom você pode tentar duas opções.
1ª. Durante o processo do instalador Zen no momento que você for escolher o tipo de Kernel, selecione “linux-lts” nos meus testes ele instala o kernel normalmente. Escolhendo “linux” isso não acontece.
2ª. Após terminar todo o processo do instalador Zen, escolha a opção “Chroot into new system” no lugar de “reboot”. Então ao abrir um terminal rode os comandos abaixo na sequência.

Caso você opte pelo kernel mais atual retire o “lts” dos comandos.

pacman -S linux-lts linux-lts-headers
pacman -S linux-firmware
mkinitcpio -p linux-lts
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Agora você reinicia o sistema.

1 Curtida

Se quiser instalar manualmente segue um tutorial que fiz já com a alteração da nova instalação

1 Curtida

estranho o Zen installer faz voce escolher qual kernel linux tu queira usar(a menos que voce esteja numa versão antiga do zen installer)

1 Curtida

cuidado com o forum do Arch. se tu chegar la falando que instalou usando o Zen, eles vao te xingar ate a sua ulima geracao (acentuacao toda errada to com preguica de mudar o layout)

2 Curtidas

pelo visto se tu for diferentão em qualquer lugar,voce ira sofrer por certo tipos de pessoas -_-
isso parece ate na vida socialmente

2 Curtidas

Hoje foi corrido aqui, vou tirar o final de semana pra fazer esses testes! Valeu pela dica!

Baixei a última versão disponível. Nesse final de semana vou tentar instalar com o Kernel lts. Vamos o que acontece.

Tentei instalar com o zen installer no meu Dell, crei a partição efi em fat32 e tudo mais, tudo correu normalmente mas na hora de dar o boot não vingou. Fui olhar a instalação e descobri que ele não instalou o grub. Como pretendo trocar de hd para ssd resolvi por o mint e este instalou de boas, quando trocar o hd vou instalar o arch com o instalador padrão. (Obs: não habilitei o modo legacy, somente o secure boot desativado).