Caro amigo dev Rafa, primeiro devo parabenizar por sua bela criação. To usando o ZapZap desde o ano passado no trabalho e em casa, e nossa, como a gestão das conversas ta bem melhor agora!
Vou tentar ajudar conforme for possível pra mim.
Agora, de hardware eu entendo!
Eu sugiro algum Intel Core 5 (acho que não chama i5 mais) ou Ryzen 5. Se puder partir para o Core 7 ou Ryzen 7 é melhor.
Quanto a RAM, 16 deve dar por um bom tempo ainda, mas se achar algo com 32 e com diferença pequena de preço, recomendo tb!
Agora, quanto a compatibilidade com Linux, depende muito da marca e modelo. Minha experiência tem sido variada mesmo numa mesma marca. Recomendo procurar sistema que tenham a opção com Windows e Linux: geralmente se funciona com uma distro, vai funcionar com outra. Experiência mais recente foi com um Dell que um pastor amigo meu comprou. Comprou com Ubuntu enganado, mas gostou muito e até o sensor de digital funciona.
Se quiser compartilhar uma faixa de orçamento específico, posso sugerir modelos mais específicos tb!
Estava olhando os da Dell e achei com preços e configurações bem bacanas.
Meu uso, mesmo com a programação, não considero pesado. Um hardware mediano dará conta do recado e sem a necessidade das firulas tecnológicas (leitor de digital, placa de video gamer, teclado retroiluminado).
Vou aguardar as doações e ir guardando uma grana, mas o teto de gasto é de 6k e acho muita grana para um pc. Tendo uma tela bacana e um processador e memória decente tá ótimo.
Em 1o lugar parabéns pelo projeto só vejo elogios, não utilizei ainda pois devido a nvidia tenho usado mais o windows esses tempos rsrs.
Se for comprar algo na linha Inspiron atente pelas informações “escondida” relacionadas ao HDMI, dois amigos meus receberam notebooks da empresa (ambos Dell) em que o HDMI não suporta nada além do Full-HD. Detalhe que ambos usam monitores Ultra-wide.
Pesquisando essa ao que parece é uma limitação imposta pela Dell, acho que vi em fóruns da Dell e da Intel.
Interessante que no site dos EUA, essa informação fica mais explicita para o usuário.
Gosto muito da Dell mas essa postura deles, e o fato de tbm estarem lançando notes (no exterior até onde eu vi) com memória soldada me fez ficar um pouco decepcionado com a marca.
Porém pelas opções que temos no mercado ainda é uma das melhores, principalmente se vc pega com garantia em domicilio.
Meu note atual um G3 com 16Gb de RAM tbm esta dando sinais de cansaço e assim que eu puder estarei trocando ele, no caso acho que irei na linha Latitude ou Vostro. O Latitude tem suporte para até 64Gb de RAM em um dos modelos que olhei no site (só olhando comprar que é bom nada rsrs), o Vostro ainda não olhei à fundo.
Meu amigo hoje usa um adaptador usb-c para conseguir usar o monitor dele na resolução Ultra-wide.
Sou professor e lá no instituto tem TV e projetores. Em vários momentos faço um “live code” e é necessário uma resolução boa, pois há alunos com necessidades específicas principalmente em relação a visão.
Em casa, não tenho monitor 4k. Porém, pretendo comprar outro notebook para passar no mínimo o que tenho com o meu hoje, 7 anos, e quero poder usar um monitor tranquilamente.
Como tenho um tempo para me organizar, com certeza terei que montar um checklist com todos os requisitos necessários para meu uso pessoal e profissional antes de comprar.
O faltpak sempre existirá, pois é o empacotamento principal. O Fedora Copr só existe porque uso Fedora.
As dependências necessárias para construir em AppImage estão incompletas para o Webengine e por isso o corretor ortográfico não funciona. Sabe-se lá o que mais não tem…
Enfim, em resumo, AppImage e Copr são um bônus!
Alguém aqui usando o Zapzap com o KDE6 e tendo problema de fechar ao salvar um arquivo?
Recebi uma notificação sobre isso e realmente acontece no Fedora 40 KDE 6. Queria saber se o mesmo acontece em outras distros com KDE 6.
Uso o Fedora Workstation 40 e o problema não ocorre, então, acredito, que seja algo do KDE e não da minha aplicação. Mas preciso saber o que é para tentar uma correção do meu lado.
Acabei de testar aqui no Arch rodando com seção X11. Tentei salvar uma foto e fecha ~1.5s depois de mandar salvar o arquivo em questão. Única informação que recebo no no log é a seguinte: 2:92:0519/135709.200937:ERROR:bus.cc(571)] Failed to get the ownership of org.mpris.MediaPlayer2.chromium.instance2: org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown
Testei, muito bom. Achei que tem tanta tematização que o KDE fica com inveja kkkkkkk — eu sei que Qt é usado no KDE, foi sarcasmo (esse aviso é para não me darem ban).
@rafatosta tou com um problema chato no ZapZap. Quando clico pra ele abrir, ele aparece o ícone na bandeja, mas não abre a tela do zapzap, não tem o que fazer. A única maneira de ele voltar ao normal é desinstalando ele, limpando os arquivos de configuração e cache, e reinstalando ele novamente. Ai ele funciona normal, mas depois que fecho ele, quando tento abrir de novo, volta o mesmo problema
E eu gosto demais desse app, tava usando ele diariamente.
EDIT: Me parece que era um erro no atalho na dock, removi o atalho e acessei ele do menu do sistema, e funcionou.
tudo muito lindo, divino e maravilhoso mas que os participantes do Diolinux não esqueçam: CONTRIBUIR financeiramente com o projeto!!! nem só de pão vive o desenvolvedor de aplicativos, mas também da entrada de $$$ que alimenta o sistema.
contribuí com pix e qualquer valor de vcs ajuda ajuda no desenvolvimento. linux “grátis” é divertido, mas com apoio financeiro é mais divertido ainda!