ZapZap - Whatsapp Desktop para Linux

Caro amigo dev Rafa, primeiro devo parabenizar por sua bela criação. To usando o ZapZap desde o ano passado no trabalho e em casa, e nossa, como a gestão das conversas ta bem melhor agora!

Vou tentar ajudar conforme for possível pra mim.

Agora, de hardware eu entendo!
Eu sugiro algum Intel Core 5 (acho que não chama i5 mais) ou Ryzen 5. Se puder partir para o Core 7 ou Ryzen 7 é melhor.
Quanto a RAM, 16 deve dar por um bom tempo ainda, mas se achar algo com 32 e com diferença pequena de preço, recomendo tb!
Agora, quanto a compatibilidade com Linux, depende muito da marca e modelo. Minha experiência tem sido variada mesmo numa mesma marca. Recomendo procurar sistema que tenham a opção com Windows e Linux: geralmente se funciona com uma distro, vai funcionar com outra. Experiência mais recente foi com um Dell que um pastor amigo meu comprou. Comprou com Ubuntu enganado, mas gostou muito e até o sensor de digital funciona.

Se quiser compartilhar uma faixa de orçamento específico, posso sugerir modelos mais específicos tb!

3 curtidas

Estava olhando os da Dell e achei com preços e configurações bem bacanas.

Meu uso, mesmo com a programação, não considero pesado. Um hardware mediano dará conta do recado e sem a necessidade das firulas tecnológicas (leitor de digital, placa de video gamer, teclado retroiluminado).

Achei esse Dell muito bom: Notebook Inspiron 15 polegadas | Dell Brasil

Vou aguardar as doações e ir guardando uma grana, mas o teto de gasto é de 6k e acho muita grana para um pc. Tendo uma tela bacana e um processador e memória decente tá ótimo.

Se você morar em região quente, principalmente, busque comentários/vídeos de quem comprou. Há notebooks que os danados esquentam com vontade.

1 curtida

Recôncavo da Bahia… é quente!!! :hot_face:

1 curtida

Boa tarde Rafael,

Em 1o lugar parabéns pelo projeto só vejo elogios, não utilizei ainda pois devido a nvidia tenho usado mais o windows esses tempos rsrs.

Se for comprar algo na linha Inspiron atente pelas informações “escondida” relacionadas ao HDMI, dois amigos meus receberam notebooks da empresa (ambos Dell) em que o HDMI não suporta nada além do Full-HD. Detalhe que ambos usam monitores Ultra-wide.

Pesquisando essa ao que parece é uma limitação imposta pela Dell, acho que vi em fóruns da Dell e da Intel.

Interessante que no site dos EUA, essa informação fica mais explicita para o usuário.

Gosto muito da Dell mas essa postura deles, e o fato de tbm estarem lançando notes (no exterior até onde eu vi) com memória soldada me fez ficar um pouco decepcionado com a marca.

Porém pelas opções que temos no mercado ainda é uma das melhores, principalmente se vc pega com garantia em domicilio.

Meu note atual um G3 com 16Gb de RAM tbm esta dando sinais de cansaço e assim que eu puder estarei trocando ele, no caso acho que irei na linha Latitude ou Vostro. O Latitude tem suporte para até 64Gb de RAM em um dos modelos que olhei no site (só olhando comprar que é bom nada rsrs), o Vostro ainda não olhei à fundo.
Meu amigo hoje usa um adaptador usb-c para conseguir usar o monitor dele na resolução Ultra-wide.

Isso é um requisito muito importante!!

Sou professor e lá no instituto tem TV e projetores. Em vários momentos faço um “live code” e é necessário uma resolução boa, pois há alunos com necessidades específicas principalmente em relação a visão.

Em casa, não tenho monitor 4k. Porém, pretendo comprar outro notebook para passar no mínimo o que tenho com o meu hoje, 7 anos, e quero poder usar um monitor tranquilamente.

Como tenho um tempo para me organizar, com certeza terei que montar um checklist com todos os requisitos necessários para meu uso pessoal e profissional antes de comprar.

2 curtidas

Turma, criei a versão em AppImage.
Quem puder testar agradeço!

Bug conhecido: Não funciona o corretor ortográfico, pois no PyPi esse pacote não foi construído.

2 curtidas

Vai coexistir com a versão em Flatpak + Fedora Copr ou pretende substituir a versão em Flatpak por esta em um futuro não tão longe?

O faltpak sempre existirá, pois é o empacotamento principal. O Fedora Copr só existe porque uso Fedora.

As dependências necessárias para construir em AppImage estão incompletas para o Webengine e por isso o corretor ortográfico não funciona. Sabe-se lá o que mais não tem…
Enfim, em resumo, AppImage e Copr são um bônus!

1 curtida

Alguém aqui usando o Zapzap com o KDE6 e tendo problema de fechar ao salvar um arquivo?

Recebi uma notificação sobre isso e realmente acontece no Fedora 40 KDE 6. Queria saber se o mesmo acontece em outras distros com KDE 6.

Uso o Fedora Workstation 40 e o problema não ocorre, então, acredito, que seja algo do KDE e não da minha aplicação. Mas preciso saber o que é para tentar uma correção do meu lado.

1 curtida

Acabei de testar aqui no Arch rodando com seção X11. Tentei salvar uma foto e fecha ~1.5s depois de mandar salvar o arquivo em questão. Única informação que recebo no no log é a seguinte:
2:92:0519/135709.200937:ERROR:bus.cc(571)] Failed to get the ownership of org.mpris.MediaPlayer2.chromium.instance2: org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown

Obrigado.
O ruim que só acontece no KDE. No gnome tá funcionando normalmente.

Vou tentar algumas coisas e tomara que funcione! :pray:

1 curtida

Acredite se quiser, o problema é o KDE 6 e o Qt. No gnome funciona tudo corretamente.

Tanto em faltpak quanto rodando localmente o problema acontece se estiver executando no KDE 6 e nas versões 6.7 e 6.6 do Qt.

Acredito que a forma de empacotamento seja o “problema” já que se instalar as dependências via pip do python funciona corretamente.

De qualquer forma, soltei uma atualização que irá resolver o problema. Vou procurar o “culpado” para reportar o problema. Muito obrigado pelo retorno.

3 curtidas

Uma postagem foi dividida em um novo tópico: Problema com o ZapZap após atualização do Ubuntu 23.10 para 24.04

Testei, muito bom. Achei que tem tanta tematização que o KDE fica com inveja kkkkkkk — eu sei que Qt é usado no KDE, foi sarcasmo (esse aviso é para não me darem ban).

1 curtida

@rafatosta tou com um problema chato no ZapZap. Quando clico pra ele abrir, ele aparece o ícone na bandeja, mas não abre a tela do zapzap, não tem o que fazer. A única maneira de ele voltar ao normal é desinstalando ele, limpando os arquivos de configuração e cache, e reinstalando ele novamente. Ai ele funciona normal, mas depois que fecho ele, quando tento abrir de novo, volta o mesmo problema :sweat:
E eu gosto demais desse app, tava usando ele diariamente.

EDIT: Me parece que era um erro no atalho na dock, removi o atalho e acessei ele do menu do sistema, e funcionou.

tudo muito lindo, divino e maravilhoso mas que os participantes do Diolinux não esqueçam: CONTRIBUIR financeiramente com o projeto!!! nem só de pão vive o desenvolvedor de aplicativos, mas também da entrada de $$$ que alimenta o sistema.

contribuí com pix e qualquer valor de vcs ajuda ajuda no desenvolvimento. linux “grátis” é divertido, mas com apoio financeiro é mais divertido ainda! :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas

no kubuntu 24.04 tá normal.

já fiz minha contribuição quando comecei a usar, assino embaixo!

Aqui só tá funcionando se eu iniciar ele via terminal, se eu for no atalho da dock, ou na bandeja de aplicativo, ele não inicia.

Olá, Bruno.
Tá usando qual distro?
Confesso que as distros base Ubuntu, tirando o PopOS, é uma dor de cabeça para mim :sweat_smile: