You Are Emergency Mode - Linux Mint

Vi que alertou alguma coisa sobre kernel. O que acha disso?

Fiz tudo o que vocês recomendaram. Parece que o SDA 1 e 2 estão corrompidos. Sera que se eu usar só o GPArted conserta?

Aquele erro é do kernel compilado para suportar secure boot, mas o computador não está no modo secure boot. Não tem nada a ver com emergency mode. Eu já corrigi esse erro no meu computador, é só compilar o kernel desabilitando secure boot, ou então adicionar assinaturas de boot seguro no firmware.


Causa raiz

Ainda não achamos a razão do sistema entrar no modo de manutenção… Recomendo investigar mais nos logs. Recomendo os comandos:

sudo journalctl -kb -p 3
#Mostra todos os erros no boot atual, apenas do kernel

sudo journalctl -kb -p 4
#Mostra todos os erros e avisos no boot atual, apenas do kernel

sudo journalctl -b -p 3
#Mostra todos os erros no boot atual, kernel e serviços

sudo journalctl -b -p 4
#Mostra todos os erros e avisos no boot atual, kernel e serviços

O problema deve estar descrito em uma das linhas da saída desses comando, quando você estiver no modo de manutenção.


Dados corrompidos?

Você falou que aparece que os sistemas de arquivos estão corrompidos? Isso pode ser uma causa da falha de inicialização. Nesse caso você precisa rodar o fsck para tentar corrigir esses erros.

Recomendo dar boot no Live-CD e rodar a verificação nas partições.
Use o comando df para certificar-se que a partição não está montada, e desmonte-a caso necessário.

sudo fsck.ext4 -pvf /dev/sda2
sudo fsck.ext4 -pvf /dev/sda4
#executa a verificação do sistema de arquivos ext4
#com correção automática dos erros que encontrar
#exibindo informações detalhadas
#verificando mesmo que o sistema de arquivos esteja marcado como “sem erros”

1 curtida

Obrigado, pela ajuda, gente! Em último caso, como não havia lido a última mensagem, acabei desinstalando o sistema e reinstalando pela milésima vez, só que nessa tentativa utilizei uma opção mais avançada do BOOT Repair pelo Live CD. Utilizei esse tutorial como referência: Boot-Repair-Disk - Recuperação e Manutenção do Sistema - Dicas Linux e Windows