XUBUNTU em ZFS. O que aconteceu?

Acontece que eu instalei o XUBUNTU 20.04.3lts em ZFS.

E o consumo de recursos ram+cpu disparou!
o sistema já iniciava com 2,5gb ram e o OS núcleos do processador i3 todos hardcore trabalhando. (máquina i3+4gb ram)

detalhe importante que não senti lentidão e nem travamentos. Mas a máquina estava sendo bastante consumida principalmente quando usava navegador e via videos. Fiquei chocado pq nenhuma distro que eu usei até agora agiu dessa forma, ainda mais o xubuntu xfce que é direcionado a máquinas fracas e antigas.

esses excessos de consumo foi em razão por ter instalado o xubuntu em ZFS?
Se eu instalar qualquer outra disco em ZFS vai agir da mesma forma?

Acho muito possível, eu ouvi falar de algo assim como o btrfs se eu não me engano, só que não é muito… existem sistemas de arquivos que funcionam assim devido a certos recursos como snapshots e tals.

Recomendo a instalação em ext4, ai não tem mistério, mas se está funcionando bem…

2 curtidas

O Sistemas de Arquivos com COW e outras tecnologias mais avançadas trabalham diversos processos de controles, verificações e gerenciamento de arquivos numa camada robusta. Assim o ZFS que usa essas tecnologias é mais pensado para ambientes Unix de alto desempenho e confiabilidade, com isso a engenharia dele consome muuuito mais recurso se comparado com um tradicional EXT4.
O BtrFS também usa essas tecnologias mais avançadas, porém com sua engenharia um pouco mais recente consegue fazer um balanceamento melhor podendo atuar tanto em data centers mais brutos quanto em uso doméstico. E nesse quesito ele é bem mais leve que o ZFS. São dois top sistemas de arquivos.
Outr FS muito bom e ágil com excelentes recursos, mas não esses mais avançados de COW, compactação on the fly e etc, é o XFS, muito bom também, preferível ao ext4 principalmente se você constuma trabalhar com arquivos maiores de multimedia.

#tmj
Falou!

4 curtidas

Diria que isso é um comportamento normal do ZFS assim como também do BTRFS.

2 curtidas

curioso que isso só me aconteceu com zfs. As distros que usei btrfs em relação ao consumo de recursos era praticamente o mesmo que ext4 assim como xfs do rhel tbm. Esse consumo monstro só veio acontecer com zfs.

qual o proveito que pode se tirar proveito do ZFS?
pq pra justificar esse consumo tem que haver uma mega justificativa plausível!

Olha, na vdd não tem uma justificativa em si. É como disse, engenharia e propósito. o ZFS é sensacional, mas tem seus requisitos e na verdade ele é mais enterprise, mais pra workstations parrudas que precisam das redundancias, slas de dados e etc.

Sugiro que você veja os vídeo show de bola do Gabriel que apresenta uma série justamente mostrando pontos convergentes e diferenças entre BtrFS e ZFS.

1 curtida

valew!

bem esclarecedor os vídeos. Gostei desse canal o cara manja e fala as coisas com firmeza sem achismos! oq é bem difícil na comunidade Linux as pessoas falarem com firmeza e exatidão.

Realmente zfs não é nada recomendável para usuários desktop doméstico. Estranho o Ubuntu que é uma distro pra user final doméstico sugerir essa opção de sistema de arquivos na instalação. Algum Dev da equipe está fora do eixo. kkkk

resolvi desinstalar em ZFS pq o alto consumo não compensou em nada pra mim.

1 curtida

Por padrão o zfs usa toda memória disponivel pra cache. Percebi no monitoramento da RAM que outros sistemas de arquivos deixam isso como “cache”, mas o zfs mostra como “utilizada”. Daí assusta de ver que a ram tá quase topada, mas não deve haver travamentos pois o cache é rapidamente descartado quando algum programa de usuário necessita.

mesmo assim eu não gostava que ele usasse mais de 5G de ram e usava o comando a seguir (como root) pra limitar o comilão de ram:
echo 5368709120 >> /sys/module/zfs/parameters/zfs_arc_max

Ou então coloca no arquivo de “modules” pra ser automático, mas eu não fiz porque o computador fica praticamente semanas ligado e/ou suspenso.

2 curtidas

Nunca testei ou procurei saber, mas eu ja li em algum lugar que o zfs é bom pra processar muitos arquivos ou arquivos grandes de 4 gigas ou mais. Conheço alguem que usa o zfs na /home.

sem mais! kkk

1 curtida

ZFS está na instalação do Ubuntu por causa do Ubuntu Server e acredite ou não tem empresas e usuários que usam ZFS principalmente para quem trabalha com multimédia. Ja vi uma empresa frigorífica usar FreeNAS em servidores de backup e de arquivos.

1 curtida

coragem!!!

apesar do alto consumo de recursos não tive travamentos. Mas tbm não tive performance fantástica. ENTÃO ZFS AQUI NÃO!