Estou usando o Xubuntu 20.04.2 háalguns dias e algo que notei é que, de todas as distribuições que testei neste netbook, o Xubuntu é que tem,de muito longe, o boot mais demorado. Não sei por que, mas demora quase 4 minutos para dar boot no sistema. O estranho é que, depois que boot ocorre, o micro é super rápido. Será que existe algum problema no processo de boot?
Configuração do netbook:
Intel Celeron 743
4 GB DDR2
SSD Lexar de 240 GB (2 meses de uso)
Intel GMA 4500MHD
Xubuntu 20.04.2 LTS com todas as atualizações instaladas.
Só para comparativo, o Kubuntu e o Linux Mint demoravam em torno de 30 segundos para dar boot.
Depois de instalado o Xubuntu, não fiz nenhuma modificação profunda nele fora instalar os programas (alguns via Flatpak). Não foi alterado Swap nem hardware no netbook.
No caso do segundo, vai ficar enorme a saída, aí procura um site chamado pastebin, coloca a saída do segundo comando lá e manda o link que ele gerar
Isso vai nos ajudar a descobrir o que está lerdando, se pode ser removido e o que fazer - mas precisarei da ajuda dos universitários, que chamarei no momento adequado
Ruim não é, o meu com ssd sata 3 é mais ou menos o mesmo no systemd-analyze:
Startup finished in 2.674s (firmware) + 3.985s (loader) + 2.588s (kernel) + 13.549s (userspace) = 22.797s
graphical.target reached after 12.795s in userspace
Pelo pastebin, o serviço que de longe é o mais demorado é apt-daily-upgrade.service, e acho que isso tem a ver com os repositórios… precisa ver como acelerar isso. Mas como não uso Ubuntu, nem tenho muita ideia de como.
Hora de chamar @chimpa_theist e @RuKsu
A tentativa de desativar este serviço é difícil, só por script automático. O systemd vai iniciar o serviço sempre mas a intenção de um script é matar o serviço antes que ele seja completado. Se conseguirmos fazer isso depois irá precisar atualizar manualmente com o apt-get updade e upgrade. O risco de kill este serviço vai de baixo para alto, ou seja, vai de acordo com a dedicação em atualizar o sistema manualmente. Se o fizer todo dia, no problem. Se deixar passar meses daí começa a complicar.
Poder ser que algum mirror esteja ruim e lento de resposta, vamos tentar pegar os melhores mirrors.
1st tentativa: Vá em “Atualizações e Programas” depois clica em “Download de:” escolhe “Outros” e por fim “Escolher o Melhor Servidor”. As imagens abaixo peguei na internet afim de tentar facilitar o procedimento, pois não sei ao certo como chegar nesta parte no Xubuntu.
Lendo seu paste bin já dá pra enxergar algumas coisas que podem ser cortadas:
Você necessita do serviço snapd?
Você pode colocar para o apt-daily rodar após o boot, de forma manual( é a mesma coisa que um sudo apt update)
Você utiliza serviço de bluetooth? senão, por que não desativar?
Outra coisa: é muito estranho um SSD entrar com mais de 40/45sec.
Mandei um sudo fsck -y /dev/sda1 (o /home está em sda1) e o tempo de boot despencou de quase 10 minutos para quase 1 minuto… Aparentemente tinha algum erro nos arquivos de boot (eu acho). Ainda está um pouco lento o boot, mas BEM mais rápido que antes.
Mas ainda vou testar por algum tempo, para ver se o problema volta.
Como desativa os serviços? (Na verdade, nem sei se esse netbook tem bluetooth, nenhuma das distros que eu testei detectava algum dispositivo bluetooth)
Yup. Este processo não “desativa” ele vai voltar sempre. Para maquear o procedimento tem de criar um script que rode depois deste processo, matando ele. Por isso eu disse que é um pouco “difícil”, trabalhoso aliás, de resolver assim.
Mas parece que ele ja resolveu uma boa parte com fsck, tenta roda o comando que o @Rodrigo_Chile sugeriu para vermos como estaria depois do fsck
Edited:
E é verdade, o meu leva 8 a 10 segundos, então poder ter mais coisas ae. Edited/
Eu, antes de instalar o 20.04.2, eu instalei o 20.10, que nunca conseguia dar boot. Ficava mostrando uma mensagem do tipo “blocos atingidos” (algo assim), piscando a tela infinitamente, nunca completando o boot.
Será que pode ser algum hardware, ram, placa mãe? Isso acontece mesmo depois de formatado né? Digo o sistema não tem um tempo de vida longo em uso. Estou fazendo umas pesquisas aqui.
That’s odd… Teoricamente era para o Xubuntu funcionar legal. Será que alguma configuração no BIOS… Você instalou Legacy ou EFI? Outra coisa, tenta baixar o Xubuntu denovo, pode ser que a imagem atual esteja com problemas e tenta também criar um pen drive boot por um programa diferente, por exemplo o Balena Etcher.