Xubuntu 19.10 não está iniciando após tela de Login

Realizei a instalação do Xubuntu 19.10. Após customizar o SO, sem instalar temas e ícones externos, e desinstalar os apps que vieram junto com o sitema, fiz a atualização do Xubuntu pelo o terminal usando os comandos update e upgrade.

Até aqui, tudo certo. Não houveram gargalos e nem outros tipos de problemas.

Após fazer todas essas alterações, reiniciei o computador. O GRUD foi iniciado e pude optar em entrar no Xubuntu ou Windows. Ao selecionar o Xubuntu, o mesmo iniciou a tela de login. Digitei a senha e depois me encontrei em uma tela completamente preta. O Desktop não havia sido iniciado.

Apenas para mais detalhes, o meu notebook possui as seguintes configurações:

• Modelo Dell Inspiron 15 7000 Ultrafino
  • Processador i7 de sétima geração
  • Memória RAM 16GB
  • SSD SanDisk 480GB
  • Placa Gráfica NVidia 940MX com 4GB

Obs. 1: Sou usuário Ubuntu 19.10. O motivo pelo o qual resolvi mudar para o Xubuntu, foi porque é um sistema operacional mais leve e serve melhor aos meus propósitos.

Obs. 2: Já havia testado antes o Xubuntu pela a máquina virtual e não ocorreram problemas similares.

Obs. 3: Após instalar o Xubuntu em meu computador, o mesmo funcionou perfeitamente bem até eu realizar o processo de atualização do sistema e reiniciar o mesmo.

Espero que possam me ajudar.

Grato desde já!

1 curtida

Algum pacote pode ter quebrado durante a instalação, se você não possui nada de importante reinstala o sistema. Se não acessa os arquivos do linux pelo windows e salva depois reinstale.

1 curtida

Já aconteceu isso comigo também, não só com Xubuntu, mas também com o Ubuntu 19.10 e o Elementary OS Hera. Resolvi usando o comando abaixo.

Ao iniciar o sistema, tenta entrar no modo tty e rode esse comando e depois reinicia o pc pra vê se resolve.
systemctl mask sleep.target suspend.target hibernate.target hybrid-sleep.target

1 curtida

Olá! Muito obrigado pela a ajuda de vocês! :smile:

Infelizmente acabei resolvendo formatar novamente a minha máquina. :roll_eyes:

Mas nesse complicado processo, acabei descobrindo que, através dos seus conselhos, há um sério problema que talvez a equipe de desenvolvedores do Xubuntu devam corrigir. :face_with_monocle:

O que descobri foi, quando você realiza o processo de instalação do SO, e quando este, já instalado em seu computador, você realizar o processo de atualização do mesmo via terminal pelo o comando upgrade, se não manter a tela ligada ou em “constante funcionamento” , os pacotes de instalação podem realmente serem corrompidos. :pensive:

O estranho desse “corrompimento” acontecer, é que até então, o Terminal não acusa nenhum erro e nem o próprio sistema avisa do problema. Simplesmente os ícones e janelas desaparecem e você se encontra no problema inicial do tópico deste post. :unamused:

Apenas para ressaltar, não sou desenvolvedor de Sistemas Operacionais e estou no mundo Linux há menos de 2 anos. Possuo poucas experiências (ou nenhuma) no quesito de sysadmin. Sou mais o cara que utiliza o SO como um meio para usar minhas ferramentas de trabalho e estudos. :sweat_smile:

Então, o que fiz para resolver este problema e talvez “confirmar” a minha teoria foi: realizei duas instalações do Xubuntu em minha máquina. :upside_down_face:

:point_right:A primeira instalação foi propositalmente realizada de forma desleixada. Deixava instalar os pacotes de instalação e atualização do sistema sem mexer no computador. A máquina entrava em estado de hibernação o tempo inteiro. E quando eu via que isso acontecia, destravava, logava no sistema e notava que ainda estava se instalando o pacotes. Depois que tudo estava instalado e aparentemente, com tudo funcionando bem, o sistema não iniciava mais a tela do Desktop. Eu conseguia entrar no GRUD e Tela de Login, fazer o login, mas por fim, sempre ficava na tela do papel de parede sem mostrar ou dar qualquer acesso aos aplicativos e demais ferramentas do Xubuntu.

:point_right:A segunda instalação foi feita com bastante cuidado e monitoramento. Eu fiquei de prontidão para nunca deixar a tela apagar e entrar em estado de hibernação durante a instalação em si e atualização no Terminal do Xubuntu.

Conclusão, estou respondendo e contando sobre a minha experiência neste Fórum através do Xubuntu que foi instalado e atualizado com sucesso em minha máquina e que até o momento, não houveram mais dores de cabeça. :smile:

3 curtidas

obrigado pela dica .
Ja que voce ta usando o Xubuntu 19.10 olha essa dica , o XFCE mais lindo que ja vi , o autor da façanha @raulDipeas ,nõa sei o que ouve mas não encontro ele mais aqui no grupo,espero que esteja tudo bem com ele.
https://blog.rauldipeas.tk/xfscripts/

1 curtida