XP com tema Aqua? Um dos (muitos) casos de "plágio" de Gates

Que a Microsoft gosta de copiar os concorrentes, isso não é novidade. Para quem não assistiu, o filme Piratas do Vale do Silício (que deu mais destaque a esse ponto) e Jobs (com Ashton Kutcher) pode-se comprovar o quanto Gates é(ra) chegado numa cópia.

O auge dessa cópia Windows/Mac OS veio na edição Vista, de 2006, com a interface “Aero” inspirada no estilo “Aqua” da Apple.

Mas você sabia que na versão XP já haviam planos de copiar o estilo “Aqua”?

Na sexta-feira, 25/9, foi amplamente divulgado o código-fonte do Windows XP e, no meio a tantos bugs e vulnerabilidades, encontraram um “tema” escondido, chamado “Candy”, inspirado na versão do Mac OS da época.

Destaque para os botões do sistema, que adotam um formato de pílula translúcida tridimensional, inspirado na interface “Aqua” revelada pela Apple em 2000 – lembrando que o XP saiu cerca de 1 ano depois.

Pelo que podemos ver na imagem abaixo, esse tema ainda está incompleto, do qual podemos imaginar que foi usado apenas no começo do desenvolvimento do XP, sendo abandonado logo em seguida, quando os famosos temas azul, verde e prata, chamados Luna foram oficializados.

Depois do fracasso do Windows VISTA, a Microsoft então se inspirou no Conectiva 10 para a criação do Windows 7 e no site AOL Kids para a interface Metro do w8.

6 curtidas

Ainda bem que MS tomou um rumo diferente com o XP, eu achei que foi bem acertado o Luna Azul por padrão, deu uma identidade melhor ao sistema.

O Windows Vista usei apenas em computadores de amigos (meu PC não suportava), eu achava o design bem elegante, mas é uma pena que fracassou.

Windows 7 foi a última versão Windows que usei, era elegante também, mas não tanto quanto Vista.

Fui instrutor de informática, e a partir do Windows 7 percebi que o sistema operacional da MS estava deixando a simplicidade de lado, inserindo alguns “automatismos” que eram interessantes para as pessoas já familiarizadas com informática, mas se tornando algo mais complicado para pessoas mais velhas e menos familiarizadas…

Windows 8 foi uma mudança drástica, ao meu ver focado especialmente para o “público jovem”.

Agora Windows 10, deixando de ser produto e se tornando serviço, parece atender todos os públicos, mas por ter se tornado um serviço, é algo novo que a empresa parece estar enfrentando dificuldades para atualizar o sistema, mas aos poucos as coisas parecem estar se alinhando.

O original e sempre feio por incrivel que pareça kkkkkkk o conectiva tinha detalhes asquerosos na epoca… Por isso da pra dizer com folga kkkk mesmo a MS faz sempre copias corrigidas de certas “coisas” principalmente visual acerta bastante

1 curtida