Fala Galera! Era usuario de Windows, mais especifico, o Win10, porém, nunca gostei dele, e não queria colocar o 7, já que o suporte iria acabar, decidi então, migrar para o Linux, já tinha usando no passado, mais apenas por curiosidade, nunca como principal, quando migrei, fui pro Ubuntu, porque já conhecia, porém, o Ubuntu não estava me agradando, então fui para o Mint, e é muito superior ao Ubuntu na minha opnião. de uns dias pra ca, tenho notado um problema, o Xorg, sempre trava(Foi o que vi nas configurações, já que quando travou, apertei, ctrl+alt+backspace, descobri depois que era o Xorg), gostaria de saber, o que pode estar acontecendo, se alguém já passou por isso. Minha config é:
Um i3+ 4Gb de Ram(vou por +8) + HD de 500(estou trocando para um SSD) + Linux Mint 19.3
Tive esse problema em um laptop antigão com uma configuração idêntica, eu acho (i3 Sandy Bridge, HDD 500GB, 4GB RAM) que tenho aqui em casa e depois de uns testes confirmei não era bem culpa do Xorg e sim do sistema de circulação de ar que depois dos anos de uso precisava de uma limpeza e lubrificação. Os sinais claros de que seu problema é térmico são:
- Windows engasga(va) mesmo com menos de 100% de CPU
- Computador muito quente quando ocorre esse travamento.
Hoje uso ele em ambientes mais ventilados e faço underclock.
Se o seu problema não é térmico, poste aqui o arquivo /var/log/Xorg.0.log
, removendo o seu nome de usuário se achar necessário. Esse arquivo registra tudo que o Xorg tenta fazer, e pode trazer uma luz sobre o que causa esses travamentos.
Opa! Cara, então, esse Notbook, tem 1 ano de uso, Abri ele e está limpo, porém a Lenovo, fez a entrada de Ar de um jeito ridiculo, onde ela fica na dobra da tela com a carcaça, entretanto, com Windows 10, ele não travava, eu parei de usa-lo mesmo, porque não gosto do Win10, mais vou verificar isso e posto aqui.