XFCE 4.14 - Xubuntu 19.10 Dev - Overview

E você já está usando xfce 4.14? teve melhorias na questão do tearing?

2 Curtidas

Hoje saiu o update para o Manjaro, quando reiniciei para ver as mudanças, fiquei me perguntando o que tinha mudado. Tive que olhar no changelog para ver as mudança, porque visualmente não teve alteração, tirando a janela de perfil de cores.

Acredito que não seja este o objetivo, porém faltou uma visão mais “comercial” no lançamento. Lançamento tem que alterar uma janela aqui, outra la, um icone aqui, outro la, para passar a sensação para o usuário que é uma nova versão

1 Curtida

As mudanças são mais por baixo, mudaram do gtk2 para o 3, xfce não é um produto comercial, e creio que eles nem querem se tornar…

1 Curtida

Uma das coisas que pra mim todas as DEs deviam ter era aquela parada que tem no Cinnamon e KDE, com o funcionamento semelhante ao Windows. No Xubuntu a gente consegue ao mais ou menos com o DockbarX.

de qual funcionalidade está falando?

Tem um nome em específico, mas eu esqueci. O dockbarx faz isso, você prende um aplicativo na barra de tarefas e você abre o programa e fica a janela ali, na maioria das distros você tem um espaço pros lançadores e outro pro gerenciamento de janelas.

Para mim foi notório o novo Wallpaper padrão do XFCE e o Vsync no xfwm, tirando o screen tearing de uma vez por todas.

1 Curtida

a sim, talvez falte alguém pra manter este plugin ou algo parecido para o painel…aliás vários plugins já foram descontinuados por isso, não ter quem queira manter…

acabou com tearing aí? ainda gostaria de ver mais relatos de hardwares diferentes…

comigo fica cheio de artefatos na tela quando o compositor está ativado.
Até reinstalei o Arch linux do zero para ver se tinha instalado alguma programa incompatível, porém continuou com o mesmo erro.
Este erro não acontecia no 4.12, mas já não tenho costume de usar o compositor.

Hardware:
Ryzen 2200G
12GB RAM

Acabou, só precisei ativar o TearFree na config do X11 da intel gpu.

1 Curtida

Saiu 4.14 para Fedora30, estou usando ele aqui no meu silverblue e realmente, acabou o tearing

Resolveu o tearing, meu único problema é que nessa versão ele ficou com um problema similar ao do gnome wayland, que é as janelas ficarem “pesadas” pra arrastar

Cara, que bom ver a comunidade de xfce dando as caras. Mano, mais de meio milhão de anos que não vejo nada de xfce ou xubuntu aqui e em outros lugares.

1 Curtida

Sobre o tearing, acontece poucas vezes aqui desde o xubuntu 19.04, nunca mais aconteceu. Nessa nova versão do xfce provavelmente não vai mais mesmo acontecer,