XeroLinux: um curioso projeto baseado no ArchLinux

O XeroLinux é uma distro baseada em Arch que utiliza o KDE Plasma como desktop, com uma proposta de customização bastante interessante, utilizando Latte Dock e outras opções para criar uma experiência diferente.

Inicialmente o XeroLinux era um apanhado de customizações utilizadas pelo autor “techxero”, mas acabou evoluindo para algo mais. É uma distro bastante personalizada, o que algumas vezes dificulta reconhecer o “KDE” ali embaixo. Outra customização interessante é a integração do Calamares com diversos repositórios de rede, o que possibilita instalar sempre os pacotes mais atualizados.

Alguns dos recursos incluídos no XeroLinux

  • XeroLinux usa Calamares com um tema próprio;
  • PARU, um script auxiliar do AUR;
  • Loja da GUI Pamac-All;
  • Desktop KDE com Latte-Dock totalmente personalizado;
  • Gerenciador de arquivo Thunar com opções extras;
  • Neofetch personalizado com mais informações;
  • Vários kernels disponíveis para escolha durante a instalação;
  • Suporte a dispositivos iOS disponível via Calamares durante a instalação;
  • 5 temas Grub disponíveis;
  • Super leve, consome cerca de 800 MB na primeira inicialização;
  • LightDM disponível para laptops chipset hibrido Intel/nVidia;
  • Instalação padrão usa BTRFS com suporte a AutoSnap + GRUB-BTRFS.

https://xldb.techxero.com/p/1-about-xerolinux

:vulcan_salute:

5 curtidas

Olha só, quem sabe eu não testo esse no lugar do Garuda!

2 curtidas

Uau!

Mas por que o Thunar???

Já me disseram que o Thunar é bom para acolher scripts. Será por isso?

2 curtidas

Me parece ser interessante esse cara. Quem sabe eu não coloco ele numa VM só pra ver como é.

1 curtida

Fiquei intrigado com isso também. Acho tão bom o Dolphin.

1 curtida

Distro viabilizada com capacitação pelo projeto Arcolinux!

“After a lot of research, and learning, thanks to the ArcoLinux build tools by my good friend and Linux mentor Erik Dubois like ALCI and CARLI, I was able to bring my vision to life.” (About Xerolinux)

O Erik Dubois é o incansável idealizador e líder não só do desenvolvimento da distro Arcolinux, como de todo um projeto de ensino de como customizar e criar sua própria distro.

2 curtidas

Eu tentei baixar algumas vezes durante a manhã, mas sempre falhava após algum tempo. Vou tentar novamente mais tarde.

:vulcan_salute:

Consegui baixar tranquilo por aqui. Mas deu problema na instalação. Como era só pra ver a cara dele, desisti e apaguei tudo.

1 curtida