X.org, Wayland, e X Window System

Galera eu andei pesquisar na internet sobre X.org, Wayland e X Windows System e encontrei só informações muitos técnicas sobre esses três…

Eu gostaria de saber de uma maneira simples e objetiva…
O que são? Para que servem? E porque todo mundo ta empolgado com Wayland? E qual o problema do X.org?

1 curtida

X Window System e Wayland são maneiras de aplicativos Linux poderem jogar janelas da tela e receberem entrada de mouse e teclado. Isso permite que vários aplicativos rodem ao mesmo tempo e que sejam mais amigáveis ao usuário devido à presença de uma interface gráfica.

O X.org é considerado problemático porque ele é uma gambiarra do X Window System ao qual foram acrescentadas outras gambiarras ao longo de 20 anos. O X Window System foi criado na década de 1970 e muitas decisões que se mostrariam ruins foram tomadas, e gambiarras tiveram que ser tomadas para desfazê-las. O resultado é um código maior que o necessário e difícil de entender para corrigir defeitos.

O Wayland seria um reset, com as mudanças que ocorreram no cenário da computação desde 1970 em mente desde o começo. Espera-se que o Wayland seja muito mais rápido e fácil de compreender para adicionar recursos e retirar bugs. Inclusive, o pessoal da Red Hat, quem mais lida com a bagunça do Xorg, vai focar todos os esforços em Wayland a partir de 2021, citando a dificuldade de desenvolver o Xorg como principal argumento.

6 curtidas