X.Org vs. Wayland, qual a diferença entre eles?

Qual a diferença entre os dois?

ne seco, o que sei falar, Xorg é antigo e limitado, o Wayland seria sucessor acompanhando a evolução tecnológica.

1 curtida

Qual são os drivers? tipo de video por exemplo.

e minha experiência com wayland é ótima, zero tearing com a Rx 580 e intel i3 hd4000

problemas que provavelmente pessoas terão ao usar wayland atualmente:
obs-studio não grava o desktop, apenas os jogos ou janelas via xwayland
programas que precisam de root para abrir graficamente (gparted, grubcustomizer, synaptic…) não irão abrir.
o gnome shell é o que tem o melhor suporte, plasma vem melhorando do 5.16+, mas a experiencia é melhor no gnome, o que pode limitar a escolha de DE para se usar wayland por enquanto.
driver nvidia(o proprietário) ainda não é compatível.

3 curtidas

Esse video mostra a diferença de um para o outro. De fato o Wayland é o futuro.

1 curtida

Mais ja da para instalar ou testar os drivers no Wayland? Uso Arch Linux

Sim mas como o @fastos2016 comentou somente com os drivers de código aberto ou seja quem usa Intel e AMD, quem usa Nvidia vai ter que usar os drivers Nouveau no Wayland o que pode impossibilitar de jogar muitos títulos da Steam e tais…

2 curtidas

O Wayland tem um futuro promissor mais ainda os programas e os sistema que q se adaptar a ele.

1 curtida

Isso será resolvido?

1 curtida

segundo os relatos dos devs estão trabalhando nisso…

No gnome 3.33.3, já está rolando, mas sei lá, acho preguiça dos desenvolvedores não utilizar o policy kit nas aplicações, se for para rodar como root eu utilizo xhost (xhost +SI:localuser:root) mesmo, dá na mesma que utilizar o sudo desde que você desfaça, já o polkit utiliza systemd, seria como se fosse o sudo do systemd, e é executado como usuário.
https://www.freedesktop.org/software/polkit/docs/latest/polkit.8.html
Nem falo mais nada, lembro na época do hal e d-bus, hoje todo mundo utiliza e olha que o polkit é uma tecnologia que já tem muitos anos.

Onde posso ver os relatos dos desenvolvedores?

eu uso wayland no ubuntu e o gparted abre normalmente, após solicitar a senha.

1 curtida

poxa, é verdade, testei o gnome 3.33.3 aqui e está abrindo tudo com sudo…rsrs sei não se vai continuar assim até o lançamento do .34

1 curtida

http://planet.gnome.org/

Se eu instalar o Wayland tenho q retirar o Xorg completo?

1 curtida

não, não precisa retirar nada…

1 curtida

Mais o Wayland não substitui o Xorg?

não, o wayland consegue rodar aplicações que usam xorg tbm…

1 curtida

Hum, mais eu vi uma noticia que a red hat vai parar de desenvolver o Xorg, dai o Wayland vai ficar no lugar dele? Dai eu imagino que tudo que o Xorg faz o Wayland faz melhor ne?