WSL2, será que está quase lá?

Bom, depois de ter um problema com meu provedor e ficar incapaz de instalar qualquer coisa via AUR no Arch, resolvi testar o WSL e instalei o Windows 10 e fiz toda config para um dev fullstack e mobile.

Tenho algumas coisas para dizer sobre e gostaria de compartilhar e ouvir de quem testou também.

1 - Para quem quer utilizar coisas simples, como front-end, programar em C/C++, Python e back-end da vida, está perfeito, você não leva menos de uma hora para configurar do seu jeito. A única coisa que ainda não gosto é ter que reiniciar no meio do processo, porém ocorria quando utilizava Fedora.

2 - WSL2 vs Máquina Virtual: O WSL2 está muito a frente de uma vm, ele aloca o necessário e quando ocorre um pico de necessidade ele puxa, evitando de deixar a CPU e memória pré alocada para algo desnecessário.

3 - Com mais desempenho deve dar para fazer tudo… É, não foi bem assim com projetos React Native;
Ao montar a stack para mobile, a necessidade de ter o android studio instalado no Windows e Linux acabou fazendo perder um tempinho, variáveis de PATH que estão diferentes, algumas não necessárias e com essa nova versão do Android Studio acabei ficando um pouco perdido, mesmo consultando alguns guias. No final, se você tem menos de 16 de RAM e um i5 fraco, não recomendo pois mesmo ocorrendo tudo certo da primeira vez, seu computador pode usar um pouquinho demais os recursos do sistema image image

A final, depois de passar um dia inteiro testando tanto para aplicação fullstack e mobile, vale apena WSL2?

Em resumo, depende do seu hardware apenas. Para quem ama Linux e tem por alguma necessidade utilizar o Windows, o Chocolatey ajuda bastante instalar algumas coisas sem perder tempo, aplicações Front e Back rodam sem nenhum problema, agora para desenvolvimento Mobile, pense duas vezes pois vai consumir muita coisa, e tudo vai está no WSL2 para não ter que pegar no Windows e enviar para WSL2. Em contra ponto, o próprio Windows Terminal é bonito e prático demais, sendo um dos melhores terminais que já utilizei.

4 Curtidas