WSL 2 erro de instalação

Dá uma olhada no cometário do joworeiter no seguinte tópico: An error occurred mounting one of your file systems. Please run 'dmesg' for more details. · Issue #5456 · microsoft/WSL · GitHub

O notebook é meu, eu comprei ele da loja oficial da DELL, ele veio com o Ubuntu de fábrica, eu troquei e coloquei outra distro, atualmente tenho um trial boot, uso o Pop!_OS 21.10, Fedora 35 e atualizei o Windows 10 para a versão 11, na versão do Windows 10 ele não tinha esse erro, como eu postei um link tem pessoas que estão com esse problema, mas ainda não conseguiram resolver como eu.

O jeito então é esperar por um update da Microsoft.
Por isso acho delicado querer atualizar para versões “recém lançadas” do Windows sem a necessidade. A versão 10 foi a mesma dor de cabeça em 2015…

1 curtida

Olha pessoal, no meu caso este erro começou a acontecer depois que fiz a troca de um SSD de 512 GB por um de 1 TB, como para clonar precisa estar com os dois dispositivos conectados, e eu devo ter feito a tropeçada de acessar o sistema Línux, ele deve ter adicionado o periférico para a lista de montagem. Após tirar o SSD anterior e deixar apenas o novo trocando para o slot do antigo, o sistema deve estar tentando montar este mesmo dispositivo que estava na outra porta de conexão.
Mas estou apenas supondo, pois não sei como o WSL 2 trabalha neste sentido, de qualquer forma o que me parece o problema do amigo deva ser algo semelhante a isto, o sistema tentando montar um dispositivo que não existe.

Encontrei a solução do meu caso, veja se o seu não é semelhante…

Digita dmesg no bash e veja qual a unidade que ele não está montando (no meu caso é a D:)

Fui ver o que tinha nesta unidade… ESP, deve ser a unidade de recuperação ou algo semelhante.
image

Abri o gerenciador de discos e percebi que na listagem o volume em questão não aparecia a letra da unidade, e também não permitia nenhuma manipulação nestas unidades.

SOLUÇÃO:

Digite:
diskpart

No prompt DISKPART, digite:
list volume

Anote o número do volume dinâmico que você deseja excluir.

select volume n

Selecione o volume dinâmico, onde n é o número do volume, que você deseja excluir.

remove
Remove a letra da unidade do volume selecionado.

Pode fechar a janela do DISKPART e voltar no Prompt
Digite wsl --shutdown para finalizar a instância e seja feliz!

Adaptado da fonte: Microsoft Community

1 curtida

@RicardoNizzola eu identifiquei a unidade que tem o erro, porém o método que você passou é para excluir a unidade, eu não posso fazer isso porque essa unidade no caso a F é a partição de swap de um dos S.O linux.

unidade

Obrigado pelas dicas, eu prefiro não excluir a unidade F para não quebrar um dos meus S.O linux.

@jacksonsilva tudo bem?

Tenta habilitar a configuração de automount no seu /etc/wsl.conf porque esse é realmente um erro de ponto de montagem do seu novo disco.

Basta abrir o arquivo com sudo vi /etc/wsl.conf e colocar o seguinte conteúdo:

[automount]
options=“metadata,umask=0022”

Pode ser que assim o WLS consiga corrigir problema de montagem automática.

Também existe um tópico aberto no repositório do GitHub do projeto WSL para esse assunto em: https://github.com/microsoft/WSL/issues/7565, caso a opção do automount não ajude, talvez seja uma boa ideia acompanhar a thread lá hein.

Abraços e sucesso.

Referências:
Automatically Configuring WSL

1 curtida

@rodrigoreis obrigado, fiz o procedimento, mas não funcionou!

Que curioso…
Acho que tive problema parecido, mas no Win10 do escritório.

Vou acessar lá pra ver como resolvi.

EDIT[0]:
A hibernação do Windows está ativada?

Cara, não sei se é muito tarde para responder aí, mas eu fiz tudo o que foi recomendado aqui e também não deu certo, até que fui em Ativar ou desativar recursos do Windows (Windows Features turn on/off) e desativei justamente as opções que foram citadas para testar (Plataforma de Máquina Vitrtual, Subsistema do Windows para Linux). Feito isso rodei wsl --install (com o kernel já instalado: https://wslstorestorage.blob.core.windows.net/wslblob/wsl_update_x64.msi) e deu certo. Assim que reiniciei o computador no mesmo painel de recursos do Windows estava ativo somente a Plataforma de Máquina Vitual e o Windows Subsystem for Linux desativado.

Bem, não sei dizer o porquê, mas espero que dê certo, abraço :wink: