Wine via Flatpak

Wine é uma camada de compatibilidade para sistemas operacionais UNIX que tem como objetivo a implementação da API da Microsoft Windows.

O Wine normalmente não é usado em sua forma “pura”. Existe vários programas que fazem uso do wine para facilitar a instalação de programas originalmente para plataforma Windows no Linux (ou em outros unix’s)

Steam

Faz uso do Proton, um fork do Wine implementado no cliente Steam, possibilitando rodar facilmente (segundo protondb) mais de 5k de jogos nativos do Windows no Linux. Está disponível via flatpak mantido no Flathub. Por experiência própria, atualmente o cliente funciona muito bem com toda minha biblioteca de jogos, tanto no X.org quanto Wayland.

Lutris

Tem como principal foco gerenciar todos seus games (nativos, via wine, emuladores…) usa o Wine + scripts da sua comunidade para instalação automatizada de games de Windows no Linux. Atualmente (09/06/2019) está no repositório beta do Flathub (versão não oficial). Por experiência própria consegui instalar facilmente alguns jogos, porém se encontra com limitações, alguns emuladores internos não estão disponíveis, assim como a integração para listar seus jogos Steam, mas a função “básica” de procurar/instalar jogos via scripts do Lutris está ok.

Winepak

É basicamente um repositório próprio de flatpak’s (mantido pelos próprios criadores) com scripts pré configurados para instalação de games. Se integra com a GNOME Software/Discover ou qualquer loja que integre flatpak’s como o gerenciador de aplicativos do Linux Mint.

Phoenicis PlayOnLinux

Phoenicis é o sucessor designado de PlayOnLinux e PlayOnMac 4. Ele permite que você instale e use aplicativos não-nativos em seu sistema operacional Linux/Mac. Este não tem foco em games, apesar de existir muitos scripts pre configurados de instalação dos mesmos. Mantido no flathub (também por 1 desenvolvedor do programa).

Wine via Flatpak – Fast OS

4 Curtidas

Todos eles funcionam bem com os drivers de vídeo AMD, Nvidia e Intel?

1 Curtida

Só testando cara, instala os drivers (no caso da nvidia) via flatpak e testa

A Steam funciona bem com o Flatpak, já testei e funcionou perfeitamente.

https://bugs.funtoo.org/browse/FL-5985?page=com.atlassian.jira.plugin.system.issuetabpanels%3Aall-tabpanel

1 Curtida

Esse é um teste interessante para se fazer e que poderia render um video pro Dio. Verificar se há uma diferença de performance dos jogos quando o Steam é instalado via Flatpak e via .deb/PPA.

1 Curtida

sim, mas veja, wine não é 100%, exemplo proton não roda 100% dos jogos, os scipts do lutris e phoenicis tbm não…naturalmente…

1 Curtida

quando fiz o video o lutris estava em teste, ainda está mas ja esta nos repo beta do flathub, intruções na descrição

1 Curtida