Wine programa sem instalação

como rodo um programa no wine sem instalar. o programa no windows funciona descompactando e rodando o exe mas nao sei como fazer no wine. o programa que preciso chama near2 do site eveindustry

Então simples dê dois cliques no executável e responda sim se o Wine perguntar algums coisa

ele atualiza o wineenv e nao pergunta nada e nem mostra nada ;(

Aproveitando… eu tenho um aplicativo pago, que monitora minhas caixa de email (outlook, gmail, etc)… no WIndows, ficava um ícone na “bandeja” do sistema, perto do relógio, iniciado junto com o windows.
Via wine, ele colocaria o ícone ali também além de exibir as notificações?

Esse programa precisa do dotnet, vou fazer alguns testes aqui.

valeu, agradeço muito. espero que funcione

o thunderbird nao pode substituir seu app ?

Pois… esse app só faz notificar mesmo, para eu gerenciar a caixa de entrada, então, creio que o thunderbird não seria o caso, pois teria que configurar para baixar apenas cabeçalhos das contas e tals…

instalei o .net mas mesmo assim nao abre o app. que tristeza.

Consegue sim, se estiver num ambiente Gnome vai precisar de uma extensão como as relatadas aqui, em outras DE eu não sei como fica

Instalei o .NET Framework 4.8 (o programa requer o último dotnet) através do Winetricks e mesmo assim não funcionou, você deveria criar um bug report no Bugzilla do Wine.

1 curtida

O .Net no Linux / Wine é fornecido pelo Mono.
Veja se na sua distro tem algum pacote wine-mono ou algo parecido.
Eu uso Arch (onde o pacote se chama “wine-mono” e adiciona o suporte .Net ao Wine).
Rodei um programa .Net desta forma (no caso, o programa “Flowgorithm…”)
Pode ser que na sua distro seja diferente mas pesquise por esse caminho…

https://i.imgur.com/VP564r4.png ubuntu 19

Da mesma forma que no Windows, @DarkSam . :slightly_smiling_face:

O problema é que as pessoas esquecem que – tanto no Linux via Wine quanto no próprio Windows –é necessário instalar runtimes requeridos por alguns programas. Eu mesmo uso dois programas no Wine que requerem o runtime do GTK2, então o que faço, em todo prefixo Wine que possuo eu já instalo logo runtime do “gtk2-runtime-2.24.exe” para rodar esses programinhas que necessito.

Muitos dos programas do Windows requerem o .NET Framework. Teoricamente o Mono deveria ajudar a rodar todos os programas que necessitam o .NET Framework, mas esse componente não está maduro ainda. Nesses casos você precisará instalar o .NET Framework no seu prefixo Wine, o jeito mais fácil e seguro é através do winetricks, instale-o no seu sistema se você não o tem ainda.


Para instalar o .NET Framework através do Winetricks, faça o seguinte:
Após ter instalado o Winetricks, rode o comando abaixo para você ver o nome do pacote que você deve instalar:

winetricks list-all

Vamos dizer que você quer instalar o .NET Framework 4.6 (parece que é essa a versão que o seu programa necessita), então o comando que você usaria é:

winetricks dotnet46


Esta é uma observação muito importante, não sei se isso é para todas as versões do .NET Framework no Wine, mas pelo menos as que usei só são realmente funcionais em prefixos 32 bit do Wine. Vou ensinar como faz um.

Se seu sistema é 64 bit (acredito que seja), o prefixo do Wine padrão será 64 bit. É claro que você poderá instalar programas 32 bit nele assim como você faz no Windows 64bit, mas há programas que só serão instaláveis/executáveis num prefixo puramente 32 bit do Wine, a exemplo do Micrososft Office 2010 32bit. Para criar um prefixo 32bit do Wine:

Rode o comando abaixo para criar uma pasta .wine32 no seu diretório principal

WINEPREFIX='~/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot'
(Troque esse ~ pelo endreço da sua pasta de usuário, por exemplo /home/darksam )

No seu arquivo ~/.bashrc (atenção, este é um arquivo oculto!), adicione a linha abaixo no final do arquivo:

alias wine32="WINEPREFIX='~/.wine32'"
(Novamente, não esqueça de alterar esse ~ )

Para usar esse prefixo novo, ponha antes de qualquer comando o nome wine32, vamos dizer que queremos instalar o .NET Framework 4.6, nesse caso usaríamos o comando wine32 winetricks dotnet46.

E na hora de executar o seu programa (vamos dizer que ele se chama near2.exe), abra o terminal na pasta onde ele se encontra e rode o comando abaixo:

wine32 wine near2.exe

Qualquer dúvida você pode me perguntar.

Complementando o meu post anterior, @DarkSam, a depender do seu uso pode ser que seu programa também exija SQL server Express 14 conforme é dito nesta página. Como sugeri que você criasse um prefixo 32bit para rodar esse programa, então naturalmente que você baixará e instalará a versão 32 bit do SQL server Express 14. Logo abaixo estão os passos retirados da página da Evedustry



DOWNLOAD AND SETUP INSTRUCTIONS

STEP 1:
LATEST .NET FRAMENETWORK
CURRENT VERSION: V4.6
DOWNLOAD AND INSTALL FROM MICROSOFT.COM
STEP 2:
After .net framework has been installed!!!
DOWNLOAD NEAR2 (newest version with beta features)
place it ANYWHERE on your PC
(folder where you place it is the "root" or "install folder" automatically)
STEP 3:
UNPACK it using WINRAR or WINZIP or any other unpacker. The location where you unpack is the installation folder (nothing needs to be installed)!!!
STEP 4:
For some features you need to install SQL server Express 14.
You will need either of these versions, based on your windows version:

'Express 32BIT\SQLEXPR_x86_ENU.exe' AND
'LocalDB 32BIT\SqlLocalDB.msi'

or 'Express 64BIT\SQLEXPR_x64_ENU.exe' AND
'LocalDB 64BIT\SqlLocalDB.msi'.

DOWNLOAD SQL LOCAL DATABASE

Without this all gathered zkill "intel" will be lost between closing and opening NEAR2. The "live" app still works without this.
STEP 5:
USE near.exe for the first time to run the app! ACCEPT the EULA and you are good to go!

STEP 5.1:
Download the DOCUMENTATION file here. Probably smart to read if you cannot find some feature that Near2 provides!

HOW TO MAKE A TACTICAL MAP.PDF. Quick start guide for making your own dotlan style maps!

STEP 6:
Donate isk if you enjoy the app!

Já mostrei que não funciona e o suporte ao sql é opcional, mas o tutorial é muito bom.

nada que faço faz funcionar.