Olá pessoal, eu sou relativamente novo no Linux (um ano de experiência), e desde o começo eu não queria usar jogos via Wine, somente os jogos via Steam Proton mesmo. Esses dias decidi voltar atras e fui instalar GTA SA e Max Payne 1 crackeados, quando abri os jogos, percebi que eles estavam rodando à uns 5 fps, mesmo com meu PC tendo as especificações adequadas e os jogos rodando liso no Windows.
Gostaria de saber se isso é normal e se tem uma solução.
A função do WINE é não ser um emulador de windows (até o nome diz isso Wine Is Not Emulator), ou seja ele instala as dlls e arquivos necessários para rodar no linux programas de windows. Em suma normalmente não vai perder fps, pois n é um emulador e sim um compatibilizador.
Uma perda de performance de até 5% é normal, eu diria. Mas uma queda de mais de 90% não.
Você roda outros jogos dessa mesma época tranquilo via Proton? Se sim, talvez ajude instalar as melhorias do Steam Proton (tipo winetricks dxvk) ou conferir se realmente o jogo tá rodando na placa gráfica certa (via glxinfo - deve retornar sua placa dedicada).
Infelizmente alguma perda de performance acaba sendo inevitável quando falamos de jogos. Não temos o DirectX “original” no Linux e acabamos precisando de recriações (tipo o WineD3D e o DXVK) - elas às vezes são superiores à original mas em muitos casos levam à quedas de FPS ou até mesmo incompatibilidades quando os jogos dependem de um bug do DirectX original.
Adiantando que não é o caso aqui, ao menos no GTA SA: completei 100% do jogo com performance muito boa no Wine “puro”.
Rapaz, tenho um computador basicão (este aqui) e roda tranquilo, até mesmo Skyrim rodou via Wine nessa mesma máquina! Ambos os jogos estavam crackeados. Tem alguma coisa errada com os seus softwares.
Tente usar o Lutris.