Olá pessoal, eu sou relativamente novo no Linux (um ano de experiência), e desde o começo eu não queria usar jogos via Wine, somente os jogos via Steam Proton mesmo. Esses dias decidi voltar atras e fui instalar GTA SA e Max Payne 1 crackeados, quando abri os jogos, percebi que eles estavam rodando à uns 5 fps, mesmo com meu PC tendo as especificações adequadas e os jogos rodando liso no Windows.
Gostaria de saber se isso é normal e se tem uma solução.
A função do WINE é não ser um emulador de windows (até o nome diz isso Wine Is Not Emulator), ou seja ele instala as dlls e arquivos necessários para rodar no linux programas de windows. Em suma normalmente não vai perder fps, pois n é um emulador e sim um compatibilizador.
Uma perda de performance de até 5% é normal, eu diria. Mas uma queda de mais de 90% não.
Você roda outros jogos dessa mesma época tranquilo via Proton? Se sim, talvez ajude instalar as melhorias do Steam Proton (tipo winetricks dxvk) ou conferir se realmente o jogo tá rodando na placa gráfica certa (via glxinfo - deve retornar sua placa dedicada).
Infelizmente alguma perda de performance acaba sendo inevitável quando falamos de jogos. Não temos o DirectX “original” no Linux e acabamos precisando de recriações (tipo o WineD3D e o DXVK) - elas às vezes são superiores à original mas em muitos casos levam à quedas de FPS ou até mesmo incompatibilidades quando os jogos dependem de um bug do DirectX original.
Adiantando que não é o caso aqui, ao menos no GTA SA: completei 100% do jogo com performance muito boa no Wine “puro”.
Rapaz, tenho um computador basicão (este aqui) e roda tranquilo, até mesmo Skyrim rodou via Wine nessa mesma máquina! Ambos os jogos estavam crackeados. Tem alguma coisa errada com os seus softwares.
Tente usar o Lutris.
Dá para rodar QUALQUER software crackeado no Linux, salvo se o Wine não conseguir “emular” direito os componentes do Windows, o que pode afetar qualquer software, original ou não. Um exemplo: antigamente eu conseguia instalar e crackear o Microsoft Office no Linux (até fiz um tutorial a esse respeito), mas atualmente o ativador Microsoft Toolkit não está mais funcionando corretamente, mesmo nas versões antigas do Wine que testei com sucesso, não sei o porquê.
Bem, posso falar da minha experiência. Não tenho dual boot e uso apenas o Ubuntu 20.04 LTS. Rodei, usando o Steam Proton, GTA V, Super Animal Royale, Wolfenstein: The Old Blood, Wolfenstein: The New Order, The Elder Scrolls Online, Crysis 2, Resident Evil 4 HD, DooM (2016), FarCry 3: Blood Dragon, Need for Speed Undercover, OutDrive e Rocket League.
Conclusão? Minha experiência em jogo foi exatamente a mesma que tinha no Windows. Até onde sei, o desempenho tende a ser semelhante ou ligeiramente inferior na maioria dos jogos. Em alguns pode haver perda considerável, em outros até mesmo ganho. Mas, no geral, acredito que a experiência tende a ser semelhante.
Não cheguei a ficar monitorando taxa de FPS ou uso de componentes, mas a sensação de jogar foi a mesma. Se houve perda de desempenho, foi bem pequena. Contudo, minha placa de vídeo está “sobrando” no sistema para a resolução e taxa de quadros suportadas pelo meu monitor e, talvez, a perda possa ser mais visível em sistemas mais simples.