Wine piora a performance dos jogos?

Olá pessoal, eu sou relativamente novo no Linux (um ano de experiência), e desde o começo eu não queria usar jogos via Wine, somente os jogos via Steam Proton mesmo. Esses dias decidi voltar atras e fui instalar GTA SA e Max Payne 1 crackeados, quando abri os jogos, percebi que eles estavam rodando à uns 5 fps, mesmo com meu PC tendo as especificações adequadas e os jogos rodando liso no Windows.

Gostaria de saber se isso é normal e se tem uma solução.

Eu não sabia nem que dava pra rodar joguinho crackeado no Linux kkk

Estranho isso aí, pq eu consigo jogar os jogos da epic games store de boa pelo lutris com o FPS normal

A função do WINE é não ser um emulador de windows (até o nome diz isso Wine Is Not Emulator), ou seja ele instala as dlls e arquivos necessários para rodar no linux programas de windows. Em suma normalmente não vai perder fps, pois n é um emulador e sim um compatibilizador.

Uma perda de performance de até 5% é normal, eu diria. Mas uma queda de mais de 90% não.

Você roda outros jogos dessa mesma época tranquilo via Proton? Se sim, talvez ajude instalar as melhorias do Steam Proton (tipo winetricks dxvk) ou conferir se realmente o jogo tá rodando na placa gráfica certa (via glxinfo - deve retornar sua placa dedicada).

Infelizmente alguma perda de performance acaba sendo inevitável quando falamos de jogos. Não temos o DirectX “original” no Linux e acabamos precisando de recriações (tipo o WineD3D e o DXVK) - elas às vezes são superiores à original mas em muitos casos levam à quedas de FPS ou até mesmo incompatibilidades quando os jogos dependem de um bug do DirectX original.

Adiantando que não é o caso aqui, ao menos no GTA SA: completei 100% do jogo com performance muito boa no Wine “puro”.

1 curtida

Rapaz, tenho um computador basicão (este aqui) e roda tranquilo, até mesmo Skyrim rodou via Wine nessa mesma máquina! Ambos os jogos estavam crackeados. Tem alguma coisa errada com os seus softwares.

Tente usar o Lutris.

Dá para rodar QUALQUER software crackeado no Linux, salvo se o Wine não conseguir “emular” direito os componentes do Windows, o que pode afetar qualquer software, original ou não. Um exemplo: antigamente eu conseguia instalar e crackear o Microsoft Office no Linux (até fiz um tutorial a esse respeito), mas atualmente o ativador Microsoft Toolkit não está mais funcionando corretamente, mesmo nas versões antigas do Wine que testei com sucesso, não sei o porquê.

Valeu, vou tentar aqui

Por conta da minha baixa experiência não tive bons resultados, então nem pensei em me aprofundar muito.

Fui fazer exatamente isso e, felizmente, tudo voltou ao normal, os jogos estão funcionando bem sem nenhuma queda de frames nem nada do tipo.

Obrigado à todos!

1 curtida

Bem, posso falar da minha experiência. Não tenho dual boot e uso apenas o Ubuntu 20.04 LTS. Rodei, usando o Steam Proton, GTA V, Super Animal Royale, Wolfenstein: The Old Blood, Wolfenstein: The New Order, The Elder Scrolls Online, Crysis 2, Resident Evil 4 HD, DooM (2016), FarCry 3: Blood Dragon, Need for Speed Undercover, OutDrive e Rocket League.

Conclusão? Minha experiência em jogo foi exatamente a mesma que tinha no Windows. Até onde sei, o desempenho tende a ser semelhante ou ligeiramente inferior na maioria dos jogos. Em alguns pode haver perda considerável, em outros até mesmo ganho. Mas, no geral, acredito que a experiência tende a ser semelhante.

Não cheguei a ficar monitorando taxa de FPS ou uso de componentes, mas a sensação de jogar foi a mesma. Se houve perda de desempenho, foi bem pequena. Contudo, minha placa de vídeo está “sobrando” no sistema para a resolução e taxa de quadros suportadas pelo meu monitor e, talvez, a perda possa ser mais visível em sistemas mais simples.

1 curtida