Wine não usando 100% do meu hardware?

Este é um post de um usuário que tá com preguiça de estudar e investigar uma solução para o próprio problema e resolveu pedir dicas para os universitários.

-Intro:
Eu, recentemente, começei a jogar no linux. Lógico, minha falta de experiência me obrigou a usar o Pop!_Os, muito bem elogiado pelo Dio, para que eu pudesse jogar com todos os drivers já instalados, coisa que dificultava a minha vida. Após instala-lo, baixar a steam com o Proton, me ‘certificar’ que todos os drivers e ‘coisas que eu preciso pra jogar no linux’ estejam instaladas, (ou pelo menos achar que tá tudo certo e já posso jogar) finalmente começei a criar uma biblioteca de jogos no meu sistema sem, é claro, abusar das limitações de hardware do meu computador. Jogos ‘nativos’ de Linux como TF2 e Wakfu rodaram sem problema nenhum. Alguns, usando o Proton, como Brawnhalla e Disgaea PC rodaram tão perfeitamente que eu me impressionei, mas tem alguns outros que me deixaram confuso.

-O ponto:
Eu costumava jogar um jogo ruim antigamente chamado Adventure Quest 3D. Ele rodava muito bem no meu notebook i3, 4gb ram e uma memória grafica de 64 mb. Já no meu Pop!_Os com um i5, 12 gb ram e uma memória grafica que não chega a 512 mb, ele rodou ligeiramente pior. Isso também aconteceu com alguns outros jogos e eu tenho quase certeza que deve ter um padrão, mas não tive a capacidade mental ainda para percebe-lo.
E, agora pouco, quando instalei um jogo na Steam chamado Soulworker (joguinho de anime default) e tive o exato mesmo problema. O sistema também ficou lento e eu fui dar uma olhada no Monitor do Sistema achando que mais de 60% da ram e da cpu tariam sendo usada e… não.

Era como se eu não tivesse nem iniciado o jogo.
Como se o Wine não tivesse usando 100% do Hardware.
Isso realmente deveria acontecer?
Os requisitos mínimos do jogo são bem acessíveis: core 2 duo, 2 gb de ram e 1gb de memória gráfica.
Ok, verdade seja dita: esse computador não tem uma placa de vídeo descente, é uma integrada, mas isso não explica o jogo rodar à 10 fps no menu, eu esperava no máximo uns 20 fps em cenários pesados.

-Conclusão:
Não tem conclusão.
Mas se você quer me ajudar a ter uma, então de-me a solução mágica para meu problema e eu juro que o deus das distribuições Linux vai te abençoar com a graça do software!
Sei lá…

-Notas: Releve os erros de ortografia e pontuação.

1 curtida

Primeiro você precisa entender que o Wine não é perfeito.
Ele é uma implementação das API que equivale a do Windows.
O problema é que algumas vezes o software .exe que você quer rodar faz chamadas que ainda não foram implementadas no Wine ou que as vezes a implementação não tem uma performance boa como o Windows.
É ai que os programa .exe as vezes da esses problemas.
Isso não afeta todos.

Agora que que você já sabe que o Wine não é perfeito e que existe formas automática de se instalar aplicação nele vou te passar esse site:

https://wiki.winehq.org/AppDB_Rating_Definitions

3 curtidas

Bão, provavelmente o que está acontecendo é o seguinte:
O Wine esta fazendo a tradução do directX para OpenGL, pois sua placa de vídeo não deve ter suporte para o Vulkan.

É normal perder um pouco de desempenho mesmo (tanto na tradução DX to OpenGL, quanto DX to Vulkan, mas a segunda tradução é menos penalizada mesmo).

Por sinal, dicas de ouro que o @aguamole postou aqui. Dá uma olhada com calma

:lizard:

2 curtidas

Ué mas eu acabei de postar você não deve ter lido em 1min.
:confused:

Conheço o wine desde 2014, jovem. Já li as escrituras sagradas a um bom tempo :sweat_smile:

Comecei a ler sobre o Wine antes de você então ^^
O Wine se torno um projeto gigantesco e provavelmente ele não seria tão grande se fosse software fechado.

1 curtida

Não mesmo. Assim como o Mono :wink:

Viva ao open source

Valeu por me ajudar :0
Sinto que deveria postar mais coisas aqui para ter mais orientações e, talvez, ser um deus do Linux

Mas então… quer dizer que, as vezes, mesmo que eu tenha feito tudo certo, ainda sim, o Wine pode não executar o programa como desejado?
E é esse o caso?

Isso fez bastante sentido pra min.
Se eu arranjar uma placa de vídeo da Nvidia, instalar tudo certinho e o jogo funcionar perfeitamente, irei ficar surpreso e talvez te pagar um sorvete

1 curtida

Ou fiquei com ciume.
Gosto de sorvetes.
Tem pessoas que consegue obter melhor resultado que outras por vários motivos.
A principal é a configuração que foi usada no Wine.
Quando eu vou usar o Wine para algum programa a primeira coisa que eu faço é verificar o banco de dados do Wine, e tento replicar a configuração de alguém que conseguiu rodar com rating gold e platinun.
Infelizmente é em inglês então uso o google translate.
Também o OpenGL não é o demônio da historia, o pessoal que não sabe habilitar o suporte a GLSL do OpenGL no Wine.
Copia essa config a que para o seu wineprefix:


O que não existir você cria.
Esse 1024 é a memoria da minha GPU, não coloca isso na sua.

2 curtidas

Ok. eu ia fazer isso à uns 4 meses atrás
mas tô fazendo só agora
o eu mudei de placa de vídeo e o problema resolveu
ficou jogável os joguinhos
obrigado a todo mundo que deu atenção ao post(?) :smiley:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.