Eu tenho um Laptop Lenovo ideapad 330-15IKB. Ele tem um processador Intel Core i3-7020U, 8 GB RAM e um iGPU Intel UHD Graphics 620. Ele também tem um SSD de 120 GB instalado adicionalmente ao HDD de 1 TB.
Um jogo que eu gosto bastante é o StarCraft 2. Nele, performance é muito mais desejável do que gráficos mas ele roda até que bem pelo Wine, por isso que eu sempre colocava os gráficos no mínimo para jogar pelo Wine mas mesmo assim não é o suficiente para ter uma performance apropriada. No entando, nesse laptop também tem o Windows 10 Professional instalado em dual boot e ativado com uma licensa digital, então não é pirataria e nem o StarCraft 2 é pirata.
Eu notei que o StarCraft 2 funciona muito melhor no próprio Windows, permitindo até colocar os gráficos no médio e ter uma boa performance, contra jogar no Wine e não ter performance o suficiente com os gráficos no mínimo. Seria isso uma limitação de como o Wine funciona ou existe alguma configuração que pode ser feita no Wine para priorizar performance?