Wine 4.6 é lançado oficialmente com correções de mais 50 bugs

wine
#1

Wine lançou a versão 4.6 e chegou com varias correções e melhorias no código. Confira o artigo completo lá no blog. https://www.diolinux.com.br/2019/04/wine-46-e-lancado-oficialmente-com-correcoes-mais-50-bugs.html

3 Likes
#2

Já peguei a versão 4.6 do Wine Staging. Notei que o dotnet foi incorporado à base do Wine, pois os programas agora estão funcionando sem precisar de override (por exemplo, o Launcher do The Sims 3, que antes precisava do orverride ‘mscoree’). Entretanto, o jogo Mad Games Tycoon não roda mais de dentro do Steam Windows (mas funciona se rodado diretamente do console). Vou fazer alguns testes com o WineEsync, e ver se o ganho de performance é significante.

2 Likes
#3

Isso é bacana! Mas o dotnet não é proprietário? Como fica isso?

1 Like
#4

A Microsoft abriu o código do Dotnet já tem algum tempo, o que ajudou muito no desenvolvimento do Mono… Mas as versões antigas ainda causam algum problema… Entretanto, consegui abrir o Laucher do The Sims 3 (que usa dotnet20) sem precisar de override, embora não saiba se é necessária a presença do arquivo no fake C. Também pode ser algo relacionado ao Mono, já que parece que o suporte melhorou dentro do Wine…

2 Likes
#5

Ah tá, obrigado por responder.

#6

O WineHQ criou um projeto baseado no mono chamado “wine-mono”, ele deve ter tido grandes aprimorações nessa atualização do Wine, o dotnet em si não pode ser colocado na base do Wine por questões judiciais e técnicas.

#7

Muito boas novas!!!

#8

Testando a minha biblioteca de jogos, percebi que os jogos que já utilizavam o Mono no Windows (Mad Games Tycoon, DGeneration, Monuments Build Alcatraz, etc) estavam dando crash com o esse Wine 4.6, e também com o Wine 4.7 (os dois staging). Porém, voltaram a funcionar perfeitamente com o 4.8, e alguns outros jogos passaram a funcionar, como How To Survive 2 (que só dava tela preta).

Estou testando os jogos em 4 instâncias: Wine32-staging (prefixo sem overrides rodando os jogos do Steam, Uplay, Origin e Gog Galaxy de 32 bits), Wine64-staging (prefixo sem overrides rodando os jogos do Steam, Uplay, Battle.net e Epic de 64 bits), Wine32-staging-dlls (prefixo com as overrides padrão - dotnet20, 30, 40, 45, 46, 462, XNA 31 e 40, vcrun2003-2015, e outros que forem necessários) e Wine-Proton. Também tenho um prefixo que usa o Wine-stable, mas parece que ele já foi superado em compatibilidade pelo wine-staging 4.8.