WindowsXF (LinuxFX) em substituição ao Windows 7

Oi pessoal!
Alguém por aqui já teve contato com o WindowsFX?
https://windowsfx.org/index.php
A esposa de um amigo é professora e está com problema no computador, um Dell Vostro comprado em 2014, que originalmente veio com Windows 7, mas que um “técnico” fez o favor de instalar um Windows 10 pirata a algum tempo. Agora a máquina está péssima e ela está sofrendo um bocado durante esta pandemia pra poder dar aulas (quase não está conseguindo). Pensei em instalar esse sabor de linux pra ela. Andei vendo alguns reviews, inclusive o do Dio, e achei bem interessante. Acho que resolve o problema dela. Abraço a todos!

1 Curtida

Não sei se é verdade, mas parece que existe um processo realizando tarefas desconheidas sendo rodado em segundo plano https://www.vivaolinux.com.br/topico/Off-Code-Cafe/Distro-Linux-clone-do-Windows-10 (veja a 7º respota)

3 Curtidas

Vai depender da necessidade dela, minha esposa também é professora, tentei deixar uma distro para ela mas acabou não dando certo por alguns motivos:

• Necessidade de utilizar o pacote office, o que mais agradou visualmente foi o Wps Office, mas acabava perdendo algumas formatações de provas quando abriam da escola e instalando o office via wine as apresentações do PowerPoint não funcionam em modo apresentação.

• Sincronização em tempo real com OneDrive editando múltiplos documentos e com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

• A câmera da Logitech não funciona de forma tão fluída nas vídeos, sempre há um delay.

Resumidamente, tentamos por um tempo, mas tive que admitir que, para o caso dela, Windows é a melhor opção.

5 Curtidas

Complementando a minha resposta anterior, uma professora amida da minha esposa estava com o note dela que demorava umas 2hs só para iniciar o Windows, ela dizia que ligava de manhã para ver se conseguia trabalhar a tarde, mas as vezes nem assim dava. Quando deixou eu dar uma olhada fiz uns testes e o HD dela estava com taxa de leitura de 6kbps, para ter uma noção quando coloquei o HD para fazer backup demorou mais de 24hs para passar 12gb. A solução foi fácil, compramos um SSD e a máquina dela parecia nova.

Minha sugestão, da uma olhada no que está causando o gargalo nesse note, provavelmente ela necessitará de Win mesmo. Qualquer coisa pode me chamar, estou nessa causa aí com os professores, se preciso for, até licença de Windows arrumo para ela.

:wink:

3 Curtidas

Acabei de ver isso lá. Esquisito…

1 Curtida

Esse Vostro é um desktop. Esse problema de inicialização está ocorrendo também. Amanhã ela não dará aulas, e tenho mais o final de semana pra mexer nessa máquina. Vamos ver o que consigo descobrir, pode ser até problema no hdd mesmo. O ideal seria colocar o Windows 7 que veio nela, mas aí ferra a segurança. Tinha ficado feliz com a possibilidade desse linux, uma pena.

Se tiver um tempinho, pode reproduzir a configuração que eles fizeram no Cinnamon.
Temas como o B00merang Windows 10/7 já aumentam bastante a familiaridade em termos de aparência.

Mas enfim, como disse o @thespation, observe o uso dela para ver se a substituição é viável e tenha um Windows 10 (original) em mãos caso não seja.

2 Curtidas

Isso não vai rolar. Infelizmente. A grana está bem curta por lá, principalmente por causa dessa pandemia. Se precisar de alguma peça que eu tenha por aqui (hdd ou memória) eu lhes darei de bom grado pois são grandes amigos, mas licença infelizmente complica.
Ou eu volto o Windows 7, o que não quero e nem devo fazer, ou tento colocar um Linux pra ela testar e ver se consegue se adaptar.

Se tiver licença para o Win 7 também ativa no Win 10, caso não tenha, eu não estava brincando, arruma uma Key para ela.

2 Curtidas

Uma ótima opção é a de instalar o Kubuntu e executar os passos desse meu vídeo, que fica ainda mais a cara do w10:

De pacote Office, o que tenho ouvido ótimos relatos quanto a compatibilidade, é o FreeOffice.

4 Curtidas

Vou ver se pego a máquina hoje pra mexer no final de semana. Esse lance de usar a chave do Windows 7 pra ativar o Windows 10 nem sempre dá certo mas vou tentar. Se não rolar eu falo com você. Tks

2 Curtidas

Muito legal! Parabéns!

Não gerei uma ISO com o resultado desse vídeo, mas o KDE Plasma anda bem leve.

Gosto muito do KDE. Uso ele aqui.

Sei não viu, mas EU ACHO que, ou essa distro muda algumas características ou ela terá problemas em breve.
Quem sou eu para desmerecer ou desincentivar o uso de qualquer sistema, mas, existem outras opções de distro amigáveis que são recomendadas e em último caso, pode-se se o desejo for esse, até deixá-las com cara de Windows.

2 Curtidas

Ela andou ganhando destaque internacional recentemente. Pode, a qualquer momento, ser notificada pela MS e ser obrigada a mudar a aparência.

Como aquele vídeo que ensino a deixar o KDE com a cara do w10.

1 Curtida

Perfeitamente. Essa distro está flertando com o perigo e pelo que eu andei vendo no site ainda por cima tem uma empresa por trás dela…
Uma coisa é se inspirar, outra coisa é usar marca registrada, logotipo patenteado, layout proprietário…

Sim, excelente material. Inclusive o Plasma dizem que foi uma das inspirações do 7.

1 Curtida

1 Curtida

O desenvolvedor postou lá no fórum explicando algumas coisas, você chegou a ver?

1 Curtida

Sobre o uso da propriedade intelectual da MS? É mais uma questão de a empresa se sentir incomodada ou qualquer outra coisa, para notificá-los e mandar tirar tudo.

Fizeram isso com o Lindows e algumas outras que não ganharam tanta projeção internacional.

1 Curtida