Windows11 sobrepondo grub após instalação

Recentemente comprei um ssd pro meu notebook, coloquei em um caddy e instalei o windows 11 nele só pra jogar, no hd tenho archlinux com awesomewm

mas quando reinicio o menu do grub não aparece e o windows 11 inicia automaticamente

pra fazer o grub aparecer eu tenho que entrar nas configurações da bios e mudar a ordem de inicialização pro hd, mas quando entro no windows ele muda essa ordem de inicialização na bios e cria novos “Windows Boot Manager” na bios

Essas são as configurações no startup da bios

O archlinux foi instalado pelo archinstall com brtfs no formato de arquivos, e o windows está com UEFI olhando pelo Win+R e digitando msinfo32.exe

Procurando pela bios parece que meu notebook não tem secure boot e fiz upgrade recentemente de processador antes de fazer essa instalação do windows de um i5-2520m pra um i7-2760qm, não sei se é relevante essa informação mas tá ai caso seja e meu notebook é um lenovo Thinkpad t420

Só quero saber como que faz pro windows11 parar de mudar a ordem de inicialização da bios

Desculpa se criei esse tópico no lugar errado e agradeço desde já qualquer ajuda

Esquece eu resolvi só ativando a opção boot order lock na bios, n tinha visto ela kkkk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.