Windows XP no Gnome Boxes: como compartilhar pastas?

Criei uma máquina virtual Windows XP no Gnome Boxes, mas não estou conseguindo habilitar o compartilhamento de pastas.

Habiltei o compartilhamento de arquivos no settings do host (Gnome) e instalei o spice-guest-tools no cliente (Windows XP). Depois, tentei seguir este passo-a-passo no Gnome Boxes: https://people.gnome.org/~shaunm/help.gnome.org/gnome-boxes/shared-folders.html

O problema é que, em “Properties”, não aparece a seção “Folder Shares” na aba “Devices & Shares”. Aparece somente a opção de inserir um CD, e botões para habilitar coisas como USB, webcam, e bluetooth.

Alguém já conseguiu compartilhar pastas entre Windows XP e o host usando o Gnome Boxes?

Você chegou a instalar o Spice Tools?

Eu instalei o Spice Tools somente no cliente (Windows XP). Posso estar errado, mas eu acho que não precisa instalar o Spice Tools no host (Gnome), por duas razões: (1) aparecia no Gnome Boxes uma mensagem pedindo para instalar o Spice Tools no cliente, mas essa mensagem sumiu logo depois que eu fiz essa isntalação; (2) copiar e colar texto entre host e cliente está funcionando (passou a funcionar depois que instalei o Spice Tools no cliente).

Minha dúvida era justamente se havia instalado no Xp mesmo.

Estoua achando que no cliente (Windows XP), não basta instalar o Spice Guest Tools. É preciso instalar também o Spice WebDAV daemon: Index of /download/windows/spice-webdavd

O problema é que não consegui instalar esse daemon. Aparece uma mensagem falando sobre privilégios para instalar serviços de sistema. Cheguei a seguir o tutorial abaixo, mas não resolveu.

Abri um issue no GitLab do spice-webdavd. Vamos ver se o desenvolvedor tem alguma sugestão.

Após três meses, consegui resolver.

Além de instalar o Spice Guest Tools no Windows XP, é preciso instalar no Windows XP também o Spice WebDAV daemon, que é o que permite o compartilhamento de pastas.

A instalação do Spice WebDAV daemon 2.4 dá erro no Windows XP, mas a versão 2.2 instala sem problemas.

Uma vez instalado, a opção “Folder Shares” estará disponível em “Properties” da VM no Gnome Boxes, na aba “Devices & Shares”.

Uma vez compartilhada a pasta no Gnome Boxes, é preciso fazer o seguinte no Windows XP: ir em “My Network Places”, clicar em “Add a network place”, depois “Choose another network location”. No campo “Internet or network address field”, digitar: http://localhost:9843/

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.