Windows tá virando linux?

A microsoft pretende lançar uma ferramenta chamada Winget. Nessa ferramenta será possível instalar programas por comandos, exemplo “winget install steam” ou “winget install whatsapp”. A ferramenta é compatível tanto com aplicativos da microsoft store quanto de aplicativos de fora da loja. O Windows também terá suporte à Interface gráfica de apps Linux no WSL.
Será que o Windows ta virando linux? Será que a Microsoft vai adotar kernel linux no futuro?

8 curtidas

Já escutei falar que programas Linux vão rodar no Windows 10, e que terão suporte de aceleração de hardware de vídeo…

1 curtida
1 curtida

Será que pra ela não seria mais “fácil” BSD já que ai ainda continuaria mantendo um pouco de seu código fechado tipo o Mac?
Digo seria muito mais interessante o kernel linux mas vai saber… kk
(obs: eu não entendo muito de BSD e suas “funcionalidades” tanto a sua licença, porém eu entendo o posicionamento maior na tecnologia open source junto a isso o linux que a microsoft já vem trazendo)
Qualquer besteira que eu estiver falado do assunto podem comentar :sweat_smile:

Acho pouco própavel a microsoft adotar o Kernel Linux, mais sim bastante coisa ela vai adotar, muitas funcionalidades propiamente dita do Linux, para o Windows, já estavamos vendo bastante coisa do tipo, no Windows Insider.
https://insider.windows.com/pt-br/

Em alguns aspectos sim, mas, creio que ela vise um sistema misto como o Google faz em relação ao Android e o Chrome. Imagino mais algo como ela adotando uma licença como a do BSD ou talvez até criando uma própria nos mesmos moldes.

1 curtida

Microsoft so ta fazendo uma coisa que ja deveria ter feito… Que e tornar o windows um hibrido, estilo Mac kkkkkkk
Claro que não vão substituir o Kernel NT principal por Linux ate por causa da estabilidade de mercado

1 curtida

A galera esta rápida aqui, vim para comentar sobre isso e já existe um tópico.

Quem quiser, tem uma matéria em pt-pt sobre o winget

Quem quiser utilizar a ferramenta, basta seguir as orientações do github

Também soube dessa história…

@_danf e @TiagoCardoso também partilho da mesma ideia de vocês. A microsoft não vai adotar o kernel linux no windows. Mas o fato é a “linha divisória” entre o linux e o windows esta diminuindo a cada dia.

1 curtida

Eu acho que a Microsoft está tentando fazer um híbrido que rode apps de Windows e Linux, e no futuro quem sabe um único comando para instalar apps de qualquer plataforma.

2 curtidas

Acredito que a microsoft quer criar no Windows ferramentas de terminal para desenvolvedores e usuários avançados.

1 curtida

Já vi que um dos motivos pro BSD não ter “dominado” o mundo como Linux, é justamente a permissibildiade da sua licença. Você pode modificar, redistribuir e fechar o código sem precisar contribuir com nada. Mac, PS3, PS4 e Nintendo Switch todos utilizam como base sistemas BSD, mas isso não de reflete em melhorias pro upstream. A GPL criticada por muitos, é uma das forças do Linux, se você quer modificar o codigo e redistribuir, você tem que contribuir de volta e isso se reflete em melhorias pro sistema como um todo e todos que utilizam se beneficiam. É assim que o projeto cresce e ganha melhorias e conquista mais usuários.

Minha preocupação com o “amor” da Microsoft pelo Linux é justamente ela tentar integrar coisas no Linux que só funcionem através de sua plataforma proprietária, como ela está tentando fazer com a aceleração gráfica por Directx. Isso pra mim é bem danoso, principalmente pro Linux Desktop.

6 curtidas

Eles só estão se aproveitando do Open Source para manter a plataforma deles. Os novos integrantes da Microsoft finalmente entenderam que não tem como lutar contra o Software Livre e Linux, então passaram a adotar. Não a nada de estranho nisso, mas só por causa disso não significa que eles vão adotar o Kernel Linux. Adotar Software Livre é uma coisa, mudar um Kernel é algo completamente diferente.

E com o slogan no futuro: “tenha o melhor dos dois mundos no Windows”.

5 curtidas

cara eu espero que sim, windows é um ótimo sistema e ver esse tipo de melhoria só engrandece o mercado e torna a experiência ainda melhor. Eu ouço de todo desenvolvedor que desenvolver no windows é muito ruim acho que estão mudando isso também para tornar mais chamativo para esse público também.

Eu concordo. Um kernel BSD seria interessante a microsoft por conta do licenciamento e ainda mantêm a compatibilidade. O que me incomoda um pouco é se essa não é mais uma daquelas tentativas embrace, extend, exterminate que as grandes empresas de tecnologia muitas vezes usam. Ah sim, sou paranóico de privacidade, se tiver ficado dúvida :slight_smile:

1 curtida

Eu vejo o WSL como um embrião. Com todo o apoio a MS ao projeto Wine, Criando o MS Azure, e por ter o pŕoprio windows como sua plataforma de testes (certeza, ele não é o produto final, ele é a plataforma de testes com um gostinho de produto final). Nada mais óbvio do que ir se adaptando internamente á uma nova plataforma.

Torna-se quase iminente que a MS vai substituir seu kernel pelo do linux. Mas na sua versão proprietária vai estar muito mais avançada do que a pública.
Tudo isso, essas implantações são adaptações a essa nova plataforma. E um dia vamos ver sim um sistema todo composto pelo WSL que vai estar rodando todos os apps de windows e linux - Só que proprietário de código fechado.

Meu único problema com isso é os aplicativos Linux dependerem do Windows pra funcionar. Se o que for produzido nesse sistema híbrido puder ser usado pela demais distros Linux vejo com bons olhos isso tudo, caso contrário vai ser muito ruim pro já frágil ecossistema de Linux no Desktop.

" é dificil instalar programas no linux, tem q usar o terminal"
Windows faz o mesmo
“é muito simples”

1 curtida