Windows saindo dos equipamentos governamentais chineses

Pessoal, não sei se alguém já vou essa matéria, mas achei legal compartilhar.

Isso parece ser um impacto pra Microsoft em receita e marketshare. A quantidade de dispositivos que deixaria de usar Windows é bem considerável.

Pplware: A China quer novamente esquecer o Windows e passar a usar o Linux no governo.

3 curtidas

Notícia muito interessante. Eu esperava algo parecido com isso, achei que adorariam o Android mesmo. A China e índia teem investido bastante recursos no desenvolvimento do RiscV (um processador de “código” aberto), e a Microsoft não parace nada interessada nos Arm muito menos em algo de “nicho” como o RiscV

5 curtidas

Faz bastante sentido tomarem essa atitude pela filosofia que o governo chinês segue. Sem dúvida seria benéfico para a comunidade Linux, já que o mercado de lá é gigantesco e a demanda por compatibilidade de certos programas aumentaria.

Bem que poderiam usar o Deepin como distro principal.

1 curtida

Estão certíssimos, é um escândalo que países ricos e emergentes não possuam sistemas operacionais próprios rodando direta ou indiretamente materiais sensíveis do governo. Nem precisa ser um sistema operacional criado do zero, uma distribuição do Linux ou de um sistema da família BSD já serve.

Ter hardware próprio também é o ideal, mas não é qualquer país que pode se dar ao luxo de desenvolver isso…

2 curtidas

Já pensei assim também, mas descobri q fazem tudo de maneira interna.

Mesma coisa: fazem tudo interno, embora nesse caso, possam realmente contratar a empresa, visto q ela é nacional.

Sim, mas isso não exclue que haveria mais demanda por progamas nativos para Linux.

Acho bem provável disso acontecer

1 curtida

Imagina, conseguir encaixar o TigerOS?

1 curtida

Pra isso o Ano do Tigre terá de ser realmente afortunado!

6 curtidas

Acho que isso só vai se dar em termos de equipamentos governamentais ou no máximo vendidos no mercado interno, porque as máquinas vendidas pelos grandes e-commerces globais chineses vendem essencialmente para o exterior ultrabooks e hardware de tablet em carcaça de notebook com Windows. Imagino que tal cenário não deva mudar tão cedo.
Hoje em dia ao menos as licenças desses equipamentos são genuínas, lembro de uma época que não era assim…

2 curtidas

A ideia, quando surgiu, foi de substituir hardware e software até 2022. Tem coisa que é complicada. As CPUs chinesas ainda estão uns três a cinco anos para trás em relação aos x86 mais modernos.

Mas vejo isto como uma boa medida estratégica. Não faz muito sentido pagar licença por um software que monitora a privacidade com dados que, muitas vezes, são sensíveis.
Acredito que o que windows e outros sistemas podem conseguir de informação privilegiada governamental é algo que não está no gibi. Ao menos, potencialmente. Um governo forte jamais deveria aceitar isto.

no Brasil, vemos uma situação muito complicada. A adoção do software livre andou para trás (nunca foi, de fato, uma prioridade), e muito serviço essencial é terceirizado. Um dia a conta chega.
Aliás, creio que não seja coincidência alguns relatos recentes de quedas de sistemas governamentais, muitas vezes não tão divulgados na mídia.

2 curtidas

Cara a Índia tá consumindo muito celular da Nokia, e tipo os tops de linha saí primeiro lá e nos Estados Unidos … E a moedas deles (rubias) é muito cara em relação com o real.