Windows RÁPIDO e SEGURO

Mas é o que estamos falando. Essa época faz muito tempo. O W10 evoluiu bastante desde então. Não é mais a mesma coisa. Evidentemente tem a questão de drives com hardware antigo assim como Linux pena com muito equipamento mais novo.

Sobre o laboratório, bom, depende de muita coisa. Já trabalhei em laboratório e depende de muita coisa. A galera avacalhava os computadores, o que fazíamos? Volta e meia imagens novas nos HDs (o sistema acaba que fica atualizando em segundo plano enquanto a turma usa)… e até mesmo rodando pelo servidor pra evitar a baderna. Desempenho caía. Isso faz muito tempo e era o que a estrutura do laboratório nos permitia. Hoje em dia muita coisa está mais acessível, porém é certo que existem estruturas melhores e piores.

Que estranho já atualizei o Windows 7 o 8 e 8.1 até o talo e eles nunca pularam para o Windows 10, tava atualizando por onde ?
Sobre a segurança e só o usuário saber o que ta fazendo isso serve pra qualquer sistema operacional.

Olha amigo, depende do uso, nem todos tem uma “visão do Windows do passado”, alguns tem motivos reais. Eu como desenvolvedor tenho vários, Windows deixa muito a deseja quando se trata de desenvolvimento que não seja C#, .NET, posso elencar alguns problemas aqui, outro ponto ruim são as ferramentas arcaicas de restauração/backup/replicação. E antes que alguem use WSL como desculpa, é preciso ter um motivo para usar, se você não precisa ou vai se beneficiar de usar Windows, é uma péssima ideia.

Meu pulou também… W7 original para o W10. Mas lembro que houve um aviso, concordei com a mudança após a ferramente de verificação (baixada automaticamente via atualização) atestar o hardware como compatível e após mais algumas atualizações o W10 foi instalado. Isso foi no advento do W10.

Concordo, por isso tenho 3 pontos onde “torço o nariz” aqui:

  1. Dizer que “muito tempo passou” é um argumento tão bom quanto divinação. Existem estudos abertos e transparentes de terceiros que corroboram isso e qualquer um pode avaliar? E quando eu digo isso falo de qualquer sistema até mesmo Linux. Seria bom se pudessem trazer este tipo de fontes quando comentam isso.

  2. velocidade, segurança e estabilidade são funcionalidades subjetivas. É rápido seguro e estável pra quem? Porque? Como?

  3. Algo só pode ser um “problema do passado” quando de fato está resolvido, seja pela inserção ou reimplementação de uma funcionalidade que resolve o problema, validada por propriedades matemáticas quanto a eficácia e pelo tempo quanto a defeitos.

Por exemplo, os problemas com atualização do Windows, só vamos poder dizer “isso é um problema do passado” quando uma feature com propriedades ACID garantidas pela implementação e estabilidade garantida pela maturidade da mesma, estiver disponível para mitigar este problema. Como vimos com a execução indiscriminada de executáveis, ou ainda com a violação de memória indiscriminada, na era pré XP, até la pode ser qualquer coisa subjetiva, menos um problema resolvido.

Amigo, estou sendo cordial, se você prefere, resumindo, “me chamar de bobo” porque discordo, tranquilo… Talvez discordar para você seja ser hater, não sei… Apenas apontei porque não concordo contigo.

Da mesma forma que você eu tenho o direito de discordar, contra-argumentar, ter minha própria visão sobre o assunto, não vejo mesmo a necessidade de ataques pessoais como dizer que quero lacrar ou não sei interpretação de texto.

De qualquer forma, continuando a ser cordial, na Wikipedia apenas uma das builds menciona melhoria de desempenho, mas de alguns apps do sistema, não do sistema em si, de resto, vária menções de n mil melhorias e correções. Melhorias reais de performance, não sei, pois parece que ficou para mim provar o contraponto do colega… Eu esperava algo como benchmarks, artigos sobre novas funcionalidades do sistema que afetaram a performance como um todo, etc… Posso dar alguns exemplos de Linux aqui:

Só isso, até acho (e digo acho pois é uma percepção pessoal e não tenho estudos, testes ou artigos para corroborar) que o Windows 10 ficou mais rápido, mas esse meu “acho” é um argumento ruim do meu ponto de vista pois ele não mostra onde como e porque melhorou, e assim um fulano pode vir e dizer na minha maquina ficou mais lento e no fim temos 2 pessoas achando coisas diferentes e mais sei la quantas na fé ou incredulidade e ninguém com provas.

Depende, alguns sistemas de arquivos e bancos de dados podem gerar uma fragmentação anormalmente alta o que pode resultar, não em problemas de performance devido a aumento de latência nas respostas do SSD mas sim, devido ao excesso de IOPS ou sobrecarga do scheduler do sistema, outra questão é que fragmentação também pode sobrecarregar o database/sistema de arquivos em si, gerando muito trabalho no rebalanceamento de árvores e manipulação de metadados. Isso é um problema que precisa ser levado em conta em databases e sistemas de arquivos que fazem deduplicação, ou data/metadata CoW, um mesmo arquivo pode ter milhões de referências, para piorar, indiretas.

Um dos piores técnicos na área kkkkkk o azarado não entende o básico de windows além de reclamar e mandar instalar porcarias no sistema, infelizmente o YouTube ja não e mais uma boa fonte de informação

No meu caso n houve aviso, muita gente n acredita, mas n tenho necessidade de mentir. O Windows 7, apesar de alguns problemas, me servia muito bem, já o 10 é problemático em várias coisas.