Boa noite me chamo vinicius e sou web developer a 4 anos (estou começando no python)e sempre flertei com o linux no começo usava linux numa maquina virtual para programar (distro Deepin pq é mais parecida com o macOS que o visual me agrada muito)mas ficou inviavel enfim, passei a usar somente o windows 10 por comodidade e porque gosto de jogar LOL e no windows é mais mais facil, o que vcs me aconselham continuar no windows e usar o linux na mauqina virtual ou fazer um dual boot no meu pc usar o linux para estudar e trabalhar e o windows para jogar o meu lolzinho se escolher linux qual distro me aconselham? ubuntu? deepin? popOS? lembrando que gostaria de deixar o mais parecido com o macOS possivel meu notebook é um dell latitude 5490 i5 de 8 geração e 8 gb RAM
Boa noite man, bem vindo ao fórum!
Com certeza não vai ter faltar temas pra customização, visto que tu gosta de MacOS. Você pode escolher várias interfaces de desktop, mas eu te recomendo o KDE Plasma. Não só as coisas ficam transparentes, como também ficam com efeito de borrar. Vai gostar.
Quanto a web developing, não sei dizer qual distro seja melhor nesse aspecto. Eu gosto da usabilidade do Gnome, você poderia experimentar também.
Distro que te recomendo com Plasma: Kubuntu 20.04
Distro que te recomendo com Gnome: Pop!_OS 20.04 (to pegando as LTS por que sao estáveis, mas pode tentar a 20.10 também que deve ser sucesso)
Boa sorte!
Pô irmão agradeço as orientações
Virtualmente qq distro vai ter servir para programar em Python, mas uma que tenha pacotes mais recentes pode ajudar. Ubuntu 20.04 (que é fixa), OpenSUSE Tumbleweed ou Manjaro (que são de atualização contínua) trazem o Python de forma bastante atualizada. As três são muito sólidas e atualizadas, ao contrário do Deepin, que por ter base Debian é firme mas usa versões mais antigas dos programas.
Quanto a deixar com a cara do MacOS, o Gnome (que vem nas três) já tem um jeitão um tanto parecido. O KDE Plasma nem tanto, mas com um pouco de customização, fica a cara do Mac. Duas outras interfaces gráficas que lembram bastante o Mac são o Pantheon (do Elementary OS - eu só esperaria pela nova versão) e o Budgie (do Solus, mas que está presente em outras distros).
Minha recomendação? Kubuntu 20.04, Manjaro com Gnome e OpenSUSE Tumbleweed com KDE Plasma.
Ah, bem vindo, @vinicius_henrique
Qq coisa, só perguntar que o pessoal aqui é 10!
Cara, agradeço as orientações obg mesmo
Não te recomendei o Pop_OS, mesmo sendo uma linda e excelente distro, pq imagino que você queira fazer dual boot e com ela isso não é exatamente simples. Mas se vc quiser se arriscar, tem diversos tópicos no fórum e vídeos no YouTube que podem ajudar. Mas como se trata de apanhar menos no começo, vá com o que dará menos dor de cabeça…
Sim realmente a intenção é fazer dual boot mesmo porque quero continuar jogando LOL e fiquei sabendo que o lol não roda muito bem no Linux e existem alguns problemas de compatibilidade com Linux
Concordo! É melhor deixar pra usar o Pop se for instalar no SSD todo, sem mais outro sistema. Kubuntu 20.04 ou OpenSUSE com Plasma são duas ótimas ideias. E olha que to com uma leve inclinação pro OpenSUSE, por ter pacotes mais atualizados. Mas aí depende de você rs
Ubuntu 20.04 ~ 20.10 = versões de programas recentes, mas fixos; não vai ficar fazendo update sempre, então os arquivos vão acabar desatualizados com o tempo, mas ainda serão funcionais.
OpenSUSE = as versões de programas mais recentes e atualizadas, com um certo grau de cuidado antes de serem lançadas pro sistema atualizar. Está sempre sendo atualizada por natureza, mas não ao ponto de atrapalhar sua vida com updates.
Manjaro - mesma coisa, mas com base Arch e não RPM (outro tipo de empacotamento; Ubuntu e Debian, vale pro Deepin tbm, usam apt).
As três opções são excelentes mesmo
E assim a ideia seria mesmo o dual boot pelo desempenho ser melhor que numa virtualização e por eu querer um visual parecido com o do macOS precisaria de mais desempenho, e com relação as distros eu acredito que qual quer uma deva servir pq pra o web development eu utilizo basicamente o VS code e o XAMPP (ou LAMPP no Linux) a questão é achar a distro ideial, penso muito no Ubuntu por ter uma comunidade muito forte mas estou achando muito boas as opções que vcs me deram
As comunidades Ubuntu e família, Arch e família e OpenSUSE são grandes e bastante ativas, ainda mais em inglês. Mas o fórum aqui ajuda muito, a maioria dos problemas que tenho ou tive resolvi por aqui…
Pra ser sincero se o windows faz suas tarefas de boas, fica nele até pq você joga ainda mais lol que no Linux tem suas atualizações que quebram no wine e sempre vão arrumando e sempre vai quebrando e por ae vai a rotina, recomendo que fique no windows mesmo, mas não lhe impede de testar num VM, futuramente usar dual talvez, mas se um SO faz oq você quer não tem pra quer mudar, Linux é algo mais tipo “curioso” quero aprender isso, quero aprender aquilo, to afim de ler documentações, a tenho esse erro, vou no terminal arrumar, tem comunidade, tem “tretas” tem muitas pessoas, cada um com um pensamento, bom ser livre é isso… é bom com Linux aprendi muita coisa mesmo, a ler principalmente, mas pq meu PC já não aguenta mais Windows, já dei muitas chances para windows em dualboot por causa de games, mas não adianta, resolvi jogar alguns jogos nativamente no linux mesmo e ser feliz, como você é dev o Linux é uma mão na roda né, muitos pacotes já vem pré instalados no repo e principalmente python já vem no repo de muitas distros…!
Mais minha conclusão é: não se mexa no time que está ganhando…
Se o windows faz oq você quer q ele faça não tem motivo para usar uma distro por agora.
Com um leve tapinha no visual, o GNOME fica bem parecido com o MacOS. Estou usando o Ubuntu 20.10, veja se a customização lhe agrada:
Tem transparências dinâmicas e tudo.
Olá @vinicius_henrique tudo beleza?
Dificilmente você terá dificuldades em conseguir as ferramentas que precisa para programar em qualquer uma das distros mais conhecidas, mas só para variar as indicações um pouco, sugiro testar o Zorin OS.
Ele tem várias opções de visual para o desktop, além de ser tremendamente estável e robusto.
Parceiro, se você gosta do estilo do macOS o elementary OS seria a melhor alternativa. A versão 6 deve sair logo no início de 2021. Eu gosto dele pela simplicidade e o belo visual do desktop.
O linux é bem flexível, como vc já usa a família Debian, tem um pouco de familiaridade com o gerenciador de dependências e pacotes … eu continuaria nesta linha. Aew a distro vc escolhe, se continuar com a mesma a curva de aprendizado vai ser menor … caso contrario maior. Apenas isso!
Já a DE, ai vai de gosto pq tem bastante opção tmb … parecido com mac, acho que gnome hein.
Se tiver ainda inseguro, você pode brincar com o WSL2, ele é totalmente integrado ao VSCode.
A performance é menor do que se fosse em uma máquina instalada, mas quebra o galho.
Quando se sentir à vontade e quiser mais performance, aí você parte para dual boot ou uma migração completa.
O pessoal desse fórum é o máximo! Não só indicam as coisas, mas provém alternativas.
Quanto ao criador do tópico, sugiro que escolha o Ubuntu com Gnome, caso queira ficar na base Debian utilzando o APT como gerenciador de pacotes. É estável e funciona bem. Acredito que dá pra instalar tudo que é pacote nele, para programação, mas na dúvida, tem a sugestão do @anon8037863, a qual eu gostei muito.
Vai testando as distro recomendas aqui, em maquina virtual ou em dual boot, vê se realmente é o que você quer, se te agrada, testa várias interfaces. Mas tenha em mente, que não tem problema ficar no Windows 10 se é o sistema que você gosta.
Nenhuma pois o LOL não será mais compatível daqui um tempo se não perdeu a compatibilidade com o Wine (estou por fora):
Se tiver interesse em joga LOL faça um dualboot se ele não for viável o jeito é esquecer o Linux por hora.
Em todo caso um dualboot é a melhor solução pra quem quer entra no Linux sem usa uma VM. Já que quer umas dicas opte sempre pelo mais “comum”, vai de uma distro com base Ubuntu. Exemplos:
Ubuntu
Kubuntu
Xubuntu
PopsOS
Eu sou programador e atualmente uso o Kubuntu mas não há algo em especifica o jeito é testa e vê o que mais te agrada eu somente uso o KDE por gosto e minha atual customização é essa:
Boa sorte na sua escolha não pense muito apenas teste e caso não gosta não tem problema tem diversas (muitas mesmo) outras distros que podem te agradar.