Eu instalei o ubuntu recentemente como dual boot, eu criei uma nova partição pelo windows e instalei o ubuntu nele. Os sistemas estão funcionando corretamente, mas no widnows ele não reconheceu mais o disco C que é onde o sistema está instalado, mas quando uso o diskpart ele não exibe o número da unidade, mas se eu digitar ela eu consigo ver as partições normalmente. Ex:
O problema é que preciso diminuir o disco do windows para aumentar o do linux que está apenas com 50GB, mas não consigo ver a opção no windows por conta do erro na imagem.
o windows geralmente não encherga corretamente as partições do linux… se você quer aumentar o tamanho da partição do Linux, talvez o melhor a fazer seja deletar ela e criar de novo com o tamanho mais adequado, uns 150 ou 200GB ja vai estar bom
Esse comportamento é estranho mesmo, pois mesmo que o windows naturalmente não entenda as partições linux (EXT4/BTRFS) ele ainda consegue ver elas normalmente como no meu caso:
Aqui o primeiro disco é totalmente do windows, primeira partição de boot, depois o c:/
e depois a partição de recovery eu imagino;
O segundo disco é o linux mint, sendo a primeira partição a de boot, a segunda sendo o sistema.
Mesmo que o windows não entenda/não consiga abrir estas partições ele as vê normalmente.
Como este disco que não aparece nada fica no linux? Tipo abre o gparted ou o gnome disks e visualiza como fica a estrutura dele, pois no windows ele deveria ser capaz de visualizar todas estas partições também.
Essa foto é do disco visualizado pelo ubuntu, ele consege ver tudo certinho.
Você instalou o grub na partição do bootloader do Windows?
Pode ser este o problema
Olhando a imagem, percebi algo que não tinha visto antes, ela esta listada como “LDM data partition”, eu sempre vi como “Basic data partition”.
Pesquisei aqui pra ver do que se trata, e é justamente algo relacionado a disco dinâmico, considerando o comportamento eu julgo que corrompeu alguma parte dos metadados dessa partição/disco e o windows consegue dar boot pq os dados em si estão inteiros.
Acho que utilizar algum software que tenta reconstruir essas informações pode resolver, o ldmtool
no linux pode ajudar.
acredito que sim, eu adicionei só o / na partição de 50GB, a parte do boot deixei a opção padrão que estava o ubuntu, acredito que ele colocou junto com a do windows
blz, vou tentar pesquisar aqui e reparar, mas infelizmente consigo testar apenas sexta-feira, não posso correr o risco de quebar o windows em dia de semana… 
Quando eu instalei o ubuntu eu criei uma partição no Windows (a de 50GB) só que em vez de deixar como espaço não alocado eu cliquei nele criei uma nova partição. Será que poderia ser isso?
Fiz um teste: desinstalei o Ubuntu e o Windows voltou a reconhecer o volume normalmente. No entanto, ao reinstalar o Ubuntu na mesma partição, o problema retorna e o volume aparece novamente com erro.