Windows não reconhece arquivos do Ubuntu

Oi pessoal, beleza?

Eu tenho um notebook com dual-boot Ubuntu 20.04 e Windows 10. E eu criei uma partição para que eu consiga deixar salvo arquivos que posso acessar tanto no Ubuntu quanto no Windows, se eu precisar. Arquivos de texto do word ou apresentações do PowerPoint, por exemplo.

Mas o Windows não reconhece os arquivos que eu crio no Ubuntu. Exemplo: montei uma apresentação no Libreoffice em pptx, salvo nessa partição. Entro no Windows e ele não mostra o arquivo salvo ali.

O contrário não acontece. O Ubuntu reconhece todos os arquivos salvo nessa partição que eu fiz. Essa partição está em exFat.

Como posso arrumar isso?

1 curtida

Vish, brother… Se não me falha a memória, não dá mesmo para acessar files do Linux no Windows. Tanto que tem até meme disso.

Em breve, a Microsoft irá dar esse suporte.

https://www.techrepublic.com/article/windows-10-will-soon-let-you-access-linux-files-from-file-explorer/

:lizard:

3 curtidas

Que droga!

1 curtida

Te entendo, jovem. É um pé no saco mesmo :confused:

2 curtidas

Eu ia falar do formato que foi feita a partição mas você já tá usando fat. Achei que estava em ext4 ou algo assim.

1 curtida

Olá @Wagner_Brito tudo bem contigo?

Faça um teste usando FAT32 ou NTFS, até onde me recordo exfat é um formato compatível, mas não necessariamente suportado. Outra opção é intalar o Ext2explorer no Windows.

:vulcan_salute:

7 curtidas

A partição está em formato aceito apenas no Linux, correto? E você quer que a mesma seja visível no Windows para manipular arquivos, correto?

3 curtidas

Nesse caso você pode instalar as seguintes ferramentas no Windows:

Teste todas e veja qual melhor lhe atende.

4 curtidas

Eita! Esta é nova para mim também, Tiagão. Obrigado por compartilhar :grin:

4 curtidas

Por nada, disponha sempre. É sempre bom ser útil.

3 curtidas

talvez formatando em exfat pelo Windows funcione, caso vc tenha formatado pelo Ubuntu

1 curtida

Obrigado! =)

1 curtida

Por nada, disponha.

1 curtida

O que eu fiz foi , ao trocar o HD por um SSD comprei um Case USB para o HD que é de notebook , dai montei o case e formatei-o em “exfat” dai tudo que faço eu salvo no HD e quando preciso acessar em outro computador com Janela basta conectar e pronto.

Eu formatei meu HD externo em exFat pelo Ubuntu e o W-indo reconhece de boa!

uma vez eu recuperei umas fotos pra um colega meu e coloquei elas todas numa partição em exfat, o Windows nem conseguiu ler a partição
já tentei usar o wimlib pra aplicar uma imagem do Windows em uma partição ntfs formatada pelo arch, não funcionou também
imagino que a microsoft faça algumas modificações, e não torne pública, nas compilações anuais do Windows e cause esses problemas (bom dizer que o exfat não era documentado na época)

edit: meu caso com exfat acabei de descobrir que pra fazer funcionar é só configurar a partição pra ser do tipo 07 no fdisk/cfdisk

1 curtida

As partições Linux serem invisíveis no Windows sempre foi algo proposital, trata-se de uma estratégia para não incentivar o uso, notem por exemplo que os minúsculos e simples softwares que linkei tornam o Windows capaz de “enxergar” as partições, portanto, para uma grande empresa como a Microsoft seria a coisa mais simples do mundo caso a mesma desejasse adicionar essa funcionalidade. Aparentemente a partir de agora que a Microsoft tem uma política mais amistosa com Linux essa atitude tende a mudar e eu não me surpreenderei se em uma atualização futura o Windows 10 ganhar suporte para essas partições.

2 curtidas

Entendi sia situação. Bom quando se quer compartilhar uma partição ou HD entre dois sistemas diferentes eu recomendo o NTFS que será lido normalmente tanto no Linux quanto no Windows (Padrão).

1 curtida

Quais são as opções de montagem da partição em questão?

mount | grep /dev/sd

Quando quero uma partição que sirva para este efeito, uso sempre FAT32 e não tenho problemas.