Windows não instala no SSD

O win10 não aceita fazer a instalação no ssd (esse modelo). A placa-mãe é um Asrock a320m hd (página da Asrock).

O erro ocorre na instalação quando tenho que selecionar o disco que eu quero instalar o SO. Ele “já instalou” mas não deu boot. Já não quis instalar.

Nesse tópico aqui aparecem os erros que acontecem. São as duas primeiras imagens que o MagicTrance publicou. Todas as possíveis soluções ali citadas não funcionaram.

MAIS INFORMAÇÕES:

• O SSD está como primeira opção de boot;

• O SSD está funcionando. Tanto no computador que eu quero formatar, quanto em outros PCs;

• A controladora SATA está no modo AHCI;

• Desconectei o HD que está com o win10, deixando só o SSD;

• Troquei de cabos;

• Tentei colocar na mesma estrada SATA que o HD estava;

• Usei os cabos que estavam no HD e nada. Também os cabos que estavam no SSD no HD e instalou o win10 no HD.

Criei o mesmo tópico no Clube do Hardware mas ninguém respondeu.

Já agradeço qualquer ajuda.

Fala @Matheus tudo beleza?

Eu suponho que você colocou esse SSD em outro micro, formatou ele e gravou alguns arquivos grandes para ter certeza de que o “disco” não está com problemas.

Não li o tópico de exemplo todo, mas existem diversos tipos de problemas que podem acontecer em um SSD e caso esse aí ainda esteja na garantia talvez seja interessante enviar para RMA.

Outro ponto, a BIOS dessa Placa-mãe está atualizada?

:vulcan_salute:

Opa, de boas…

Sim testei o SSD. A BIOS não está na versão mais recente (se não me engano está duas versões atrás). To tentando aqui tbm atualizar ela. Sabe dizer se a BIOS não estando atualizada, mas mesmo assim estar reconhecendo o SSD, o problema ainda pode ser BIOS desatualizada?

Só dá para saber se a BIOS está atrapalhando pesquisando se a versão que você tem sofre com algum bug relacionado à área de SATA ou armazenamento.

Mas teoricamente, manter a BIOS atualizada é sempre um boa ideia.

:vulcan_salute:

Matheus, pode ser o seguinte:

• se boot estiver UEFI, a tabela de partição do disco deve esta em GPT
    ou troca na bios de UEFI para Legado se a tabela estiver em MBR.

Opa. Valeu pelas respostas. Eu fui testar novamente, só que agora criando a tabela de partição pelo gparted (antes estava usando o cmd durante a instalação), e a instalação foi completada e está dando boot pelo SSD como deveria. Porque que agora funcionou eu não sei, mas obrigado pelas respostas.